Xilitol: muito além de um adoçante!

Xilitol: venha descobrir em quais produtos esta substância está presente e não deixe de conferir os principais fornecedores no Brasil!

O xilitol é uma substância que tem sido muito consumida pelos fabricantes de bebidas e alimentos, visto que é um poderoso adoçante com sabor equivalente ao da sacarose e baixa caloria, ideal para diabéticos e outras pessoas que buscam fazer uso de produtos light e diet.

Serve como substituto ao açúcar para a fabricação de uma série de produtos, como sorvetes, balas, sucos e muito mais. Outros setores como o cosmético e farmacêutico também fazem uso do xilitol para produtos de higiene pessoal e medicamentos.

Confira ao longo da matéria os principais produtos fabricados com xiliol, além de outras considerações essenciais que fazem deste item um ingrediente importante para a indústria e para a sociedade.

Acesso Rápido no post

O que é xilitol?
Fórmula química
Principais propriedades
Principais aplicações
Manuseio do xilitol
Onde comprar o xilitol?

O que é xilitol?

O xilitol é considerado um poliálcool ou álcool de açúcar saturado e de cadeia aberta que apresenta em sua estrutura cinco grupos de hidroxila (OH) ligados diretamente a um átomo de carbono, razão pela qual também é classificado como poliidroxiálcool acíclico ou pentitol. Outra característica é que ele não é fermentável, o que o diferencia da sacarose e da glicose.

A União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) o denomina oficialmente como 1,2,3,4,5-penta-hidróxipentano. Outro sinônimo utilizado no mercado é Xylite, além de xilitol.

É encontrado naturalmente nas fibras de diversos vegetais, como milho, framboesa e ameixa, além de estar presente em nosso organismo. Outra fonte de obtenção é o cogumelo, no então a quantidade apresentada na natureza é pequena, necessitando assim de síntese (produção de forma artificial).

Comercialmente, ele é obtido por meio da reação de hidrogenação da xilose ou fermentação da xilose.

Também vale dizer que consiste em um edulcorante, ou seja, um adoçante, doce como a sacarose, mas bem menos calórico. Por este motivo, é amplamente utilizado pelo setor de alimentos e bebidas.

Fórmula química

Sua fórmula molecular é C5H12O5. Dessa forma, é composto pelos seguintes elementos: carbono, hidrogênio e oxigênio.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Principais propriedades

    • Forma: sólido, em temperatura ambiente;
    • Cristalino;
    • Cor: Incolor;
    • Ponto de fusão: 94-97°C;
    • Ponto de ebulição de 216oC;
    • N° CAS: 87-99-0;
    • Peso molecular: 152,15 g/mol;
    • Higroscópico: absorve a umidade do ar;
    • É solúvel em água;
    • Tem elevada estabilidade química e microbiológica: essa propriedade faz com que ele seja utilizado em baixas concentrações como um conservante em produtos alimentícios, uma vez que evita ou reduz o crescimento de microrganismos, prolongando a vida útil do produto;
    • É um adoçante (edulcorante): serve como alternativa a sacarose, uma vez que tem poder para adoçar como a sacarose e apresenta baixo teor calórico. Após sua ingestão, não oferece sabor amargo na boca.
    • Não participa de reações com aminioácidos (reações de Maillard): isso ocorre em razão da ausência de grupos aldeídicos ou cetônicos em sua molécula.

    Para que serve o xilitol?

    Embora sua maior aplicação seja destinada ao setor de alimentos e bebidas, o xilitol ainda possui aplicações relevantes em outros segmentos, como o farmacêutico e o cosmético. A seguir, você poderá conferir alguns produtos fabricados com xilitol e outras utilizações benéficas para a saúde humana.

    • Setor de alimentos e bebidas: o xilitol é aplicado na produção de gomas de mascar, sorvetes, bebidas, balas, sucos, refrigerantes, confeitos e diversos produtos diet e light.
    • Setor odontológico: a sua propriedade de estimulação da saliva é ideal para promover a remineralização dos dentes; elevar as enzimas que diminuem a atividade bacteriana, combatendo, dessa forma, as cáries; controle das placas dentárias; neutralizar os ácidos resultantes da fermentação de carboidratos; entre outros benefícios.
    • Setor medicinal: o xilitol tem se mostrado promissor na prevenção de otites, de osteoporose e de infecções pulmonares. Também é utilizado para o tratamento de lesões renais, de osteoporose, otite, lesões nos rins, além de controle de desordens metabólicas dos lipídios.
    • Setor farmacêutico: essa substância é aplicada neste ramo para a produção de xaropes; de tônicos; de complexos vitamínicos e muito mais.
    • Setor cosmético: como é considerado um agente de refrescância, apresenta grande aplicação neste segmento para a produção de pastas ou géis dentais, de enxaguantes bucais, de fio dental, entre outro. Outras aplicações se destinam a fabricação de perfumes, de hidratantes corporais e itens de higiene.

    Leia Mais
    Visitantes encontram ambiente propício para ver e testar novidades e trocar experiências – FCE 2019
    in-cosmetics latin america: Formulações ressaltam beleza e proteção para cabelos e pele
    Sacarina Sódica: adoçante comum em alimentos e medicamentos
    Alimentos: Crescimento para os próximos anos
    Ciclamato de Sódio: poderoso substituto do açúcar
    Acessulfame de Potássio (K): O que é, para que serve, como foi descoberto, aplicação e muito mais
    Edulcorantes Conseguem Manter a Doçura Desejada: Ingredientes tiram açúcar e calorias dos alimentos

    Manuseio do xilitol

    Não é considerado uma substância ou mistura perigosa conforme o GHS (Sistema Harmonizado Global), no entanto são necessários alguns cuidados para um manuseio seguro, como a apresentação de ventilação apropriada no local de trabalho para evitar a formação de pós.

    Medidas de Primeiros socorros:

    – Em caso de inalação: retirar a vítima para local arejado. Se necessário, utilizar respiração artificial. Se a dificuldade de respirar persistir, procure o atendimento médico com urgência.

    – Em caso de contato com a pele: lave imediatamente o local contaminado com sabão e muita água. Caso seja necessário, procure um médico.

    – Em caso de contato com os olhos: lave rapidamente os olhos com água em abundância. Depois, procure um oftalmologista para melhor avaliação e conduta.

    – Em caso de ingestão: enxaguar a boca com água. Nunca ofereça nada a pessoa inconsciente. Procure atendimento médico.

    O armazenamento do xilitol deve ser realizado em recipiente hermeticamente fechado e guardado em local fresco, seco e bem ventilado a temperatura ambiente.

    Onde comprar o xilitol?

    Para encontrar os principais fornecedores de xilitol no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.