O que é Xileno?

Xileno: confira as múltiplas aplicações deste produto químico, além do seu conceito, fórmula e características

O  xileno é uma substância química utilizada com frequência em laboratórios e por diversas indústrias em variadas aplicações. Destaca-se como um importante solvente na indústria química, de tintas e vernizes, adesivos, de plástico, entre outros. Confira ao longo da matéria como ele é utilizado em cada um destes setores e outras informações relevantes.

Conceito de xileno

O xileno nada mais é do que um composto químico pertencente ao grupo dos hidrocarbonetos aromáticos e formado pela mistura de 3 isômeros: orto-xileno (o-xileno), o meta-xileno (m-xileno) e o para-xileno (p-xileno).

Na sua forma comercial, ele ainda apresenta outros hidrocarbonetos aromáticos além dos três mencionados.

É obtido principalmente como um subproduto na destilação de produtos petroquímicos e apresenta outros sinônimos como dimetilbenzeno, metil tolueno; xilol; xilenos.

E o que são hidrocarbonetos aromáticos? Este são compostos orgânicos que contém exclusivamente átomos de carbono e hidrogênio dispostos em uma estrutura básica (anel ou núcleo aromático) de cadeia fechada, 6 átomos de carbono e três ligações duplas alternadas.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    A fórmula molecular do xileno é C8H10.

    Principais características

    • Aspecto: líquido.
    • Cor: incolor (transparente).
    • Odor: característico dos hidrocabonetos aromáticos.
    • Peso molecular: 106,16.
    • Inflamável.
    • Elevado poder de solvência: tem grande capacidade para dissolver ou dispersar outras substâncias, formando um solução homogênea. Também são exemplos de solventes a água, álcool, acetona, éter, hexano, tolueno e xileno.
    • Solubilidade: insolúvel em água, mas é solúvel em acetona, etanol absoluto e éter eietilico.
    • Estabilidade: ele é estável em condições normais de temperatura e pressão.
    • Reatividade: ataca vários tipos de plástico.
    • Materiais incompatíveis: ácidos, oxidantes fortes.

    Onde o xileno é utilizado?

    A maior aplicação do xileno se dá como solvente aromático em diversas industrias, como a química, de plásticos, têxtil, couro e farmacêutica. Confira a seguir alguns setores que fazem uso deste produto químico:

    • Tintas, lacas e vernizes: é utilizado com frequência neste setor como solvente, facilitando a aplicação destes produtos e contribuindo para secagem.
    • Tineres e redutores: o xileno também está presentes nestes produtos ajudando a diluir tintas e vernizes, melhorando a aplicação, fluidez e secagem.
    • Defensivos agrícolas: ele é aplicado na formulação de alguns pesticidas e herbicidas para variadas funções, como facilitar aplicação, melhorar a dispersão e muito mais.
    • Corantes: ele pode ser usado na formação de alguns corantes.
    • Resinas plásticas: este produto é utilizado, por exemplo, na produção do PET (tereftalato de polietileno).
    • Adesivos e revestimentos: é usado também neste segmento graças as suas propriedades solventes. Nos adesivos, ele ajuda a dissolver a resina, a chegar na consistência desejada, a melhorar a aderência e secagem.
    • Perfumes e cosméticos: em razão do seu poder de solvência, pode ainda ser aplicado neste setor para diluir ou dissolver outros componentes, facilitando a produção.
    • Repelentes: pode ser aplicado nesta produção com o objetivo de dissolver ou estabilidade ingredientes.
    • Insumos farmacêuticos: também se aplica no setor farmacêutico como um solvente na produção de insumos e medicamentos.
    • Limpeza industrial e desengraxante: é usado em produtos de limpeza, principalmente em agente de limpeza para aço.
    • Tecidos e couro: ele é aplicado em tintas, vernizes e adesivos que são normalmente utilizados na indústria têxtil e no curtume.
    • Borracha: pode ser utilizado em alguns processos na fabricação de borracha.
    • Laboratório químico: aqui ele pode ser empregado em diversas finalidades, como solvente em reação química, para limpeza de vidraria e equipamentos, extração de compostos orgânicos e muito mais.

    Também vale destacar que ele tem um tempo de secagem superior ao do Toluol.

    Veja Mais:
    Indústria Petroquímica: Ciclo de baixa ameaça indústria local
    Agroquímicos: Apelo para ampliar a produção local de insumos
    Refino : Transição energética abre caminho para rever conceitos
    A inevitável eletrificação da indústria química – ABEQ

    Quais cuidados devem ser observados na manipulação do xileno?

    Para evitar riscos à saúde, é importante que o xileno seja manipulado de acordo com as regras de segurança que envolvem utilização de equipamento de proteção indvidual (EPI), ventilação adequada no local de trabalho de modo a evitar a formação de vaporese ou nevoas, treinamentos e muito mais.

    Medidas de primeiros socorros

    • Após inalação: remova a vítima para local ventilado e a mantenha em repouso. Se ela estiver respirando com dificuldade, forneça oxigênio, se possível. Procure atendimento médico.
    • Após contato com a pele: retire a roupa contaminada e lave o local exposto com bastante água, o suficiente para para remoção do produto, e por pelo menos 15 minutos. Se a irritação cutânea persistir, busque atendimento médico.
    • Após contato com os olhos: lave os olhos com água corrente por pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Retire lentes de contato, se for possível. Procure um oftalmologista imediatamente.
    • Após ingestão: lave a boca da vítima com água e ofereça vários copos de água ele beber. Nunca provoque o vomito. Se ela estiver inconscinete não ofereça nada pela boca. Procure atendimento médico.

    Nos casos de contato com este produto químico é recomendado levar a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) no atendimento médico para uma melhor avaliação e tratamento adequado.

    Sobre o armazenamento é preciso que o xileno seja guardado em recipiente hermeticamente fechado e colocado em local fresco, seco e bem ventilado, distante de fontes de calor e ignição. Evite empilhá-los. Não é necessária adição de estabilizantes e antioxidantes para garantir a durabilidade do produto. Este produto químico pode ser colocado em embalagens com tampa e cinta metálica, cilindros de aço carbono ou aço inox e bombonas de PVC.

    Onde encontrar distribuidores de xileno no Brasil?

    Encontre rapidamente distribuidores de xileno no Guia QD, a melhor ferramenta online para você fazer suas cotações em um só lugar.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.