Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

Visitantes encontram ambiente propício para ver e testar novidades e trocar experiências – FCE 2019

Renata Pachione
10 de agosto de 2019
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    Outro destaque da distribuidora se referiu à massa base para sabonete desenvolvido pela asiática KLK. “É uma base vegetal (de palma) competitiva para substituir o sebo”, afirmou Teixeira. A aposta é alta. Segundo ele, além do Brasil ser um dos maiores consumidores de sabonete em barra do mundo, por aqui, cresce cada vez mais a procura por produtos com apelo natural.

    Química e Derivados - Godoy: clientes querem mais insumos naturais nas fórmulas

    Godoy: clientes querem mais insumos naturais nas fórmulas

    “A onda do free é uma tendência consolidada. O consumidor não quer mais parabenos, conservante, corantes e afins”, comentou Fernando Alves de Godoy, gerente comercial da Chemspecs. Para ele, a sociedade busca produtos mais naturais em detrimento dos sintéticos, e esse movimento já se reflete nos novos desenvolvimentos da indústria cosmética. Dentro desse cenário, há uma subcategoria, ainda mais exigente: dos produtos veganos. “É um nicho que está crescendo, e este consumidor está disposto a pagar mais”, afirmou Godoy.

    Atenta a isso, na FCE a empresa destacou um xampu e um condicionador veganos. O xampu tem na sua formulação extrato aquoso de alecrim, tensoativo aniônico de origem natural (Jordapon SCI Powder) e agente repositor da camada lipídica de origem vegetal, isento de conservantes e etoxilados (Lamesoft PO65). O condicionador traz o Cetiol CC, emoliente multifuncional de alta espalhabilidade, promovido como uma excelente alternativa ao silicone. “Há três anos nem pensaríamos em trazer este conceito, pois não venderia”, comentou.

    A companhia divulgou também o ativo Patch2O, desenvolvido pela Basf. Composto por uma rede exclusiva de polissacarídeos que atua na liberação controlada de ativos hidratantes, o ingrediente garante à formulação longa duração no couro cabeludo. “Ele melhora o brilho e a nutrição do fio antes que saia do bulbo”, explicou Godoy.

    Química e Derivados - Formulações cosméticas seguem conceito vegano, da Chemspecs

    Formulações cosméticas seguem conceito vegano, da Chemspecs

    Muito mais do que expor o seu catálogo, a Chemyunion quis proporcionar ao visitante da FCE uma experiência. Para tanto, a companhia reservou um lounge, que dividiu em cinco continentes, e ali exibiu protótipos de cosméticos referentes à cultura de cada região. “Queremos mostrar o que está acontecendo de mais moderno no mundo e de que forma esses pontos se conectam; como podem inspirar e oferecer inovação aos clientes”, disse Tatiane Paixão, gerente de comunicação da Chemyunion.

    Eram diversos os itens expostos. No núcleo europeu, por exemplo, o Bruma Hidratante Corporal foi apresentado como uma resposta à tendência de customização. Composto por Omega Plus (óleos vegetais ricos em ômegas 3, 6, 7 e 9), Acqua Bio (polissacarídeos funcionais vegetais) e Hebeatol CG (ésteres funcionais de xilitol com caprilil glicol), o produto resulta da combinação entre um bálsamo hidratante e um óleo de oliva. “O consumidor une os dois produtos acabados, e pode criar na casa dele um terceiro”, comentou Patrícia Moreira, gerente de marketing de Skin Care, da Chemyunion.

    Um dos protótipos da Oceania, o protetor solar FPS 30 (UVA e UVB) traz na formulação o Powderfeel WR, um emulsificante que proporciona alta estabilidade de emulsões em processos a frio e reduz os efeitos de irritação da pele ao minimizar o uso de tensoativo. A pasta de macadâmia drenante, por sua vez, representou as Américas. Segundo Patrícia, o produto hidrata, drena e age contra a celulite e a flacidez. Sua composição leva Slimbuster H (combinação de extratos botânicos padronizados em saponinas e flavonoides), Omega Plus, Powderfeel WR e Hebeatol CG.

    Para representar a África, a empresa brincou com as formas. Apresentou uma barra de massagem, com alta concentração de manteiga de karitê e um óleo de café verde. “É um óleo em barra, com poder hidratante e firmador”, comentou. Também mostrou um protótipo da manteiga de karitê em stick, para agir como finalizador de cabelo. “O produto tem também o Sensoveil Soft, que é uma alternativa natural ao silicone, o Thermoshield Premium (ativo de proteção térmica) e Ômega Plus”, disse Patrícia. Do continente asiático, a empresa expôs o xampu Slime. Formulado com o Chemysoap S 3R (triglicerídeos vegetais saponificados), Sensactive L30 (tensoativo aniônico suave) e Sensactive APG LG (surfactante não-iônico), o produto foi inspirado na massa de modelar – febre entre crianças e adolescentes.

    A Dinaco destacou em sua participação o Color Protection, produto que combina três especialidades do portfólio: Merquat 2003PR, Neossance Hemisqualane e Phytoscreen Patagônia. “É um complexo que ajuda na proteção térmica e na manutenção da cor dos fios do cabelo”, comentou a diretora de marketing estratégico da Dinaco, Marina Fernandes. Para comprovar a eficácia do produto, profissionais do IPClin, Instituto de Pesquisa Clínica Integrada, estavam no estande fazendo testes. Um deles averiguou que o Color Protection, em comparação com o produto usado para controle, ao ser utilizado em um cabelo de coloração vermelha (cor com maior tendência ao desbotamento) após 15 lavagens, apresentou desempenho superior na ordem de 20%.

    O visitante também pôde conferir as novidades da Lubrizol, no estande da parceira Dinaco. Estavam expostos: o Matrifuse S-1, dispersante de pigmento solúvel em óleo para aplicação em produtos de maquiagem e de proteção solar, e o Fixate Keratin, um tratamento capilar com ativação térmica sem formaldeído ou ácido glioxílico, além do Dawnergy, um peptídeo apresentado com a proposta de tornar a pele mais radiante e rejuvenescida. No estande o público também viu de perto as novidades lançadas na Europa pelas suas outras representadas: Schulke, Elkem, Alchemy, J.H. Lowenstein e Sozio.



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