Vanilina: aromatizante e flavorizante

Vanilina: confira propriedades, aplicações e principais fornecedores no Brasil

A vanilina é conhecida ser o principal componente da essência da baunilha, tão utilizada em bolos, doces e produtos de confeitaria. Tem força no setor de alimentos e bebidas exatamente por intensificar o sabor e o aroma da baunilha em diversos produtos, mas não é exclusiva deste segmento, apresentando ainda aplicações nos ramos farmacêuticos e de domissanitários.

Acesso Rápido no post

O que é vanilina?
Fórmula química
Principais características da vanilina
Para que serve a vanilina?
Manipulação da vanilina
Onde comprar vanilina?

O que é vanilina?

A vanilina consiste em um aldeído fenólico com cor branca cristalina e odor de baunilha. Pode ser obtida naturalmente ou por forma sintética, sendo esta última correspondente a 99% da sua utilização, visto que apresenta preço mais barato e maior rendimento.

Na natureza, é encontra na espécie orquídea Vanilina planiflora e os seus maiores produtores são Madagascar, México, Taiti e Indonésia. Sinteticamente é produzida por meio de precursores derivados do petróleo.

É conhecido por outros sinônimos, como p-vanilina, 3-metoxi-4-hidroxibenzaldeído e p- hidroxi-m-metoxibenzaldeido.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Fórmula química

    Sua fórmula química é C8H8O3.

    Principais características da vanilina

    • Aspecto: Sólido (cristal);
    • Cor: branco;
    • Odor e sabor: semelhantes ao da baunilha;
    • Peso molecular: 152,14;
    • Ponto de fusão: 81 – 83 ºC;
    • Ponto de ebulição: 285 ºC;
    • CAS: 121-33-5;
    • Solúvel em clorofórmio e éter;
    • Propriedades antimicrobianas e antioxidantes: este composto pode ser utilizado para combater o crescimento de bactérias e fungos nos produtos, principalmente em cremes hidratantes. Além disso, á válido destacar que os antioxidantes conseguem atrasar e inibir a oxidação celular, além de auxiliar na regulação de radicais livres.
    • Aromatizante e flavorizante: a vanilina é usada para intensificar o sabor ou oferecer aroma a outros produtos. Outros exemplos de aromatizantes e flavorizantes são mentol, óleo de canela, óleo de anis, cacau, entre outros.

    Para que serve a vanilina?

    Graças a sua capacidade de intensificar sabor e aroma, é muito utilizada pela indústria de alimentos e bebidas para a fabricação de diversos produtos. Outras aplicações da vanilina se destinam para a produção de perfumes, cremes, tabacos, ceras para pisos e assoalhos, herbicidas e muito mais.

    • Setor de alimentos: utilizada neste setor em chocolates, bebidas, pães, bolos, doces, sorvetes e outros produtos de confeitaria.
    • Setor farmacêutico: usado na produção de perfumes, cremes hidratantes e outros produtos cosméticos.
    • Fabricação de plásticos e revestimentos.

    Leia Mais
    Terpenos: o que são, tipos e para que servem
    Acetaldeído
    Biotecnologia – Projetos sustentáveis avançam no Brasil
    Aromas e Fragrâncias – Indústria química garante o suprimento de insumos
    Aromas e Fragrâncias – Linhas naturais avançam contra as artificiais
    Empresas – Solvay negocia compra da Rhodia
    Ambiente : Projetos limpos obtêm créditos de carbono
    Rhodia se fortalece nas especialidades – Estratégia

    Manipulação da vanilina

    Esta substância não é classificada como perigosa de acordo com a legislação, embora possa causar irritação à pele, olhos e trato digestivo e respiratório. Durante o manuseio é importante não inalar os pós e fazer uso de equipamento de proteção individual (EPI), como óculos de segurança, luvas de proteção e máscara contra pós.

    Medidas de primeiros socorros

    –  Em caso de inalação: remover a vítima para local fresco e ventilado.

    – Em caso de contato com a pele: retirar as roupas e sapatos contaminados e levar o local com muita água corrente.

    – Em caso de contato com os olhos: lavar os olhos com bastante água corrente, por 15 min, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: beber bastante água (em torno de 2 copos). Em caso de mal-estar, é necessário consultar um médico.

    A vanilina deve ser armazenada em embalagem hermeticamente fechada, ao abrigo da luz, em local seco à temperatura ambiente.

    Onde comprar vanilina?

    Para encontrar os principais fornecedores de vanilina no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * vanilina grau farmacêutico

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.