Bomba Peristáltica representa avanço na Dosagem de Produtos Químicos

Com vida útil mais longa, a nova bomba Qdos® CWT ™ representa um grande avanço na dosagem de produtos químicos

  • Em vez do uso da mangueira convencional, um elemento exclusivo é o responsável pela ação peristáltica no bombeamento
  • Todos os benefícios de uma bomba tradicional com vida útil mais longa mesmo em condições de alta pressão
  • Os primeiros testes já mostraram resultados positivos em aplicações de tratamento de água

Com vida útil mais longa, a nova bomba Qdos® CWT ™ representa um grande avanço na dosagem de produtos químicos

A Watson-Marlow Fluid Technology Group (WMFTG) está lançando no mercado a tecnologia Qdos® Conveying Wave (CWT ™), uma extensão dos recursos da bomba peristáltica Qdos® com uma vida útil mais longa que os designs tradicionais operados com mangueira.

A tecnologia CWT ™ vem também com significativas vantagens em aplicações de tratamento de água:  precisão superior em tarefas de dosagem comum e dosagem de produtos químicos, além da eliminação de equipamentos acessórios de alto custo.

As Bombas Qdos® CWT ™ alcançam sua ação peristáltica operando com um elemento exclusivo de contato do fluido que, na verdade, oferece a mesma função básica que a mangueira de uma bomba peristáltica convencional.

Além de eliminar o bloqueio e o consequente travamento por vapor, o elemento oferece desempenho estável e confiável, mesmo sob temperatura e pressão ambiente variáveis.

Além disso, o design mecânico robusto oferece uma alta e consistente precisão durante toda vida útil da bomba.

Bomba Peristáltica representa avanço na Dosagem de Produtos Químicos Qdos CWT™— Um avanço em longa vida para dosagens químicas
Qdos CWT™— Um avanço em longa vida para dosagens químicas

Bomba Peristáltica – Vida útil mais longa

Para obter a ação de bombeamento peristáltico, em vez da mangueira convencional, o cabeçote CWT incorpora um elemento EPDM, que atua contra uma pista de tração PEEK.

O elemento de contato de fluido resultante está sujeito a níveis de estresse muito mais baixos, o que significa que a bomba Qdos CWT terá uma vida útil significativamente mais longa do que uma bomba tradicional.

As bombas Qdos CWT oferecem excelente precisão na dosagem de produtos químicos em aplicações de tratamento de água.

As bombas introduzem produtos químicos – inclusive hipoclorito de sódio para ciclos de pós-cloração – sem a necessidade de superdosagem, proporcionando assim uma precisão consistentemente alta durante toda vida útil da bomba.

Feedback – Estação de Recuperação de Água de San Luis Rey

Entre as plantas-piloto que puderam testar a nova tecnologia, está a Estação de Recuperação de Água de San Luis Rey, em Oceanside, Califórnia.

Suas instalações coletam, tratam e descartam todo o esgoto da cidade, e tiveram resultados positivos quando substituíram as bombas de diafragma pelas bombas peristálticas, em vista da sua capacidade de lidar com gases químicos como o hipoclorito de sódio.

A instalação da bomba Qdos CWT permitiu que os Engenheiros da estação usassem a tecnologia peristáltica em uma aplicação onde picos de pressão e liberação de gás afetavam as bombas mais tradicionais, causando frequentes paradas e manutenção.

Desde a instalação, a Estação de San Luis Rey apresentou um aumento significativo na vida útil da bomba.

O cabeçote CWT selado – com vazão precisa, linear e repetível – também oferece uma segurança superior, uma vez que minimiza a exposição do operador a produtos químicos, possibilitando também uma troca rápida, sem a necessidade de ferramentas.

A tecnologia da Qdos CWT oferece também maior segurança operacional e ambiental por meio de um software de detecção de vazamento, alarmes de falhas e recursos de recuperação de fluido que evitam o desperdício de produtos químicos.

Operação e Controle

Do ponto de vista operacional, a bomba apresenta um teclado e um display TFT de boa visibilidade e nitidez, além da capacidade de conectividade direta a uma variedade de sistemas de monitoramento externos.

“Este é um lançamento realmente empolgante para nós”, disse Martin Johnston, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos da WMFTG.

A Qdos CWT é o que há de melhor em alto desempenho para nossa linha Qdos® de bombas dosadoras de produtos químicos, líder no mercado industrial.

Nosso objetivo era projetar uma tecnologia que proporcionasse todos os benefícios de uma bomba tradicional, mas com uma vida útil significativamente mais longa do que os designs de mangueira tradicionais.

Fica claro, a partir do feedback inicial do usuário, que a CWT ajudará a fornecer eficiência operacional em diversos tipos de aplicações.

Estamos ansiosos para apresentar mais benefícios aos nossos clientes.

Como todas as bombas dessa linha, a Qdos CWT está disponível com algumas variações de modelo que proporcionam diferentes níveis de controle, desde Manual, Remoto e PROFIBUS, até Universal (controle automático e manual) e Universal + (controle automático e manual com 4 entradas e saídas configuráveis de -20mA).

A nova linha Qdos CWT oferece taxas de vazão de 0,1 a 500 ml / min, e até 7 bar de pressão RMS.

O controle de vazão é de até 5000: 1 com precisão de ± 1%.

Para garantir a adequação para ambientes industriais, a Qdos CWT também oferece proteção IP66 NEMA 4X, além do padrão de garantia de 3 anos.

O lançamento da bomba Qdos CWT para dosagem química no setor industrial é apenas o início, pois a WMFTG já trabalha para aproveitar esses novos benefícios em outras diversas aplicações.

Watson Marlow

A Watson-Marlow está no GuiaQD – Consulte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios