Tratamento de Superfície: Apelo ecológico predomina nos novos produtos

Uma das alternativas para a galvanoplastia é a metalização de plásticos, principalmente em automóveis, de acordo com ele. A aplicação, entretanto, pode ser inviabilizada caso não se desenvolvam técnicas mais eficientes que as disponíveis para aderência de ABS em poliamida, base para a metalização.

Química e Derivados: Superfície: Controle em metais nobres é mais rígida, diz Carlos. ©QD Foto - Cuca Jorge
Controle em metais nobres é mais rígida, diz Carlos

Nobres – Além dos processos eletrolíticos de deposição de metais como o zinco, o cobre, o níquel e o cromo, são comuns também as deposições de metais preciosos, segmento em que atua a belga Umicore. Dentre outras atividades industriais, a empresa é especializada no fornecimento de produtos para banhos de ouro (douração e folheação de relógios, óculos, bijuterias, metais sanitários, fivelas e eletroeletrônicos), prata (baixelas e talheres), ródio (responsável pela tonalidade branca do ouro branco), paládio e platina (principalmente em indústria eletrônica, mas por enquanto com aplicações apenas na Europa).

Os segmentos de jóias e eletroeletrônicos (contatos) são os nichos principais para a empresa, segundo o supervisor de vendas da área galvanotécnica Rubens Carlos Filho. Nas aplicações em eletroeletrônica, além da resistência à corrosão é grande a demanda pela propriedade de condutibilidade elétrica e, como muitos óxidos não são condutivos, há restrições para a utilização de certos materiais em aplicações mais exigentes. Cobre, por exemplo, não é usado por que o óxido de cobre não conduz bem eletricidade, embora a condutibilidade do cobre metálico seja das mais altas. Já o óxido de prata é bom condutor, e pode ser utilizado em aplicações não tão severas.

Segundo informou Carlos Filho, a empresa introduziu há dois anos no Brasil um novo banho constituído por uma liga de estanho, cobre e zinco para substituir o níquel em conectores.

“O níquel utilizado em redes de telecomunicações acaba se imantando e isso interfere no campo magnético das redes, prejudicando a transmissão de informação”. A nova liga contorna o problema, e encontra boa aceitação principalmente entre as empresas americanas. Outra exclusividade da Umicore é a douração direta em aço inoxidável (feita em instrumentos cirúrgicos), sem necessidade de camadas anteriores (cobre alcalino, cobre ácido e níquel) obrigatórias em todas as outras aplicações de metais nobres.

A deposição de metais puros é exceção, na galvanoplastia de metais nobres, e só ocorre quando peças muito pequenas precisam ser recobertas. Eles não se prestam ao processo eletrolítico e são recobertos por processos químicos de imersão que necessitam de uma pré-camada de níquel químico.

Como todas as outras empresas do segmento, a Umicore também tem seus produtos “verdes”. Um dos destaques é o banho isento de níquel para deposição em peças decorativas que possam entrar em contato com a pele humana, já que muitas pessoas são alérgicas ao metal. Em contato com a pele, mesmo peças com camadas adicionais de ouro ou prata acabam se corroendo e expõem o metal danoso. Na Alemanha, já há séria restrição ao metal nas aplicações em que há contato com a pele. “Já é uma preocupação para os exportadores”, afirma Carlos Filho.

A deposição de metais preciosos, no entanto, tem certa vantagem no aspecto ambiental em relação aos outros fornecedores de produtos para tratamentos de superfície. Utilizando produtos muito caros nos processos, a preocupação em recuperar resíduos, evitar contaminações e conseqüentes desperdícios sempre foi central: “O processo é fechado e tudo é recuperado. Não há descarte. Os resíduos são acumulados até que seja possível recuperar os metais preciosos”, explica o supervisor de vendas da Umicore. Mas a peculiaridade também tem desvantagens: por conta do rígido controle da quantidade de metal depositado, a exigência de controle dos processos é maior. Em zincagem, alterações do pH do banho podem tornar o depósito mais ou menos claro, mas, em se tratando de aplicações técnicas de metais preciosos, pequenas alterações podem provocar até a precipitação do metal, inviabilizando a deposição.

Além de reforçar o trabalho nos banhos isentos de níquel (que adorariam um empurrãozinho das leis ambientais brasileiras, frouxas ou até inexistentes), a Umicore aposta em uma das suas últimas novidades: banhos de prata que produzem deposições com resistência térmica superior à tradicional (ao redor de 27ºC os recobrimentos tradicionais começam a manchar pela decomposição de aditivos), importantes para o mercado brasileiro. A novidade permite resistência a temperaturas de até 38ºC e está em fase de tropicalização.

Fosfatos – Embora os processos de tratamento de superfícies sejam galvânicos, um deles foge à regra. A fosfatização, realizada sempre em peças metálicas, e antes da etapa de pintura, destina-se a elevar a resistência à corrosão e também a aderência da camada de tinta à chapa, que praticamente não existiria sem o tratamento.

A alemã Chemetall, de Diadema-SP, é uma das empresas que fornece linha completa para o tratamento. O primeiro passo, assim como em outras técnicas de tratamento de superfícies, é o desengraxamento, em que são retirados todos os tipos de resíduos da chapa, incluindo carbonosos, graxas e lubrificantes. Em seguida, a superfície é ativada para receber o fosfato. Esse acondicionamento, de acordo com o gerente da divisão de tecnologias automotivas Ronald Gama, caracteriza-se pela formação de microcristais de titânio que auxiliam na correta formação da camada de fosfatos, última etapa do processo. Nesta, os fosfatos em solução (inicialmente era utilizado fosfato de zinco), substituem microcristais de ferro das chapas metálicas, em um processo de troca que resulta na deposição de um composto de zinco, como a aloperita ou a fosfofilita. A partir daí, seguem os processos tradicionais de pintura de chapas metálicas.

Página anterior 1 2 3 4 5Próxima página
Mostrar mais

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios