Publieditorial

Transporte aéreo possibilitou a instalação do tanque em área cercada pela Mata Atlântica

Quimica e Derivados
23 de março de 2019
    -(reset)+

    A Tecniplas, líder nacional em tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro), forneceu dois reservatórios para a Sabesp que foram transportados por helicóptero até o local de instalação. Trata-se da primeira vez no Brasil que uma solução como essa é adotada para a movimentação de tanques de compósitos. “Os reservatórios foram instalados na região de Ibiúna, numa área de difícil acesso e cercada pela Mata Atlântica, o que inviabilizou o deslocamento terrestre”, detalha Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

    Com 3,8 m de diâmetro, 9 m de altura e pesando duas toneladas, os tanques têm capacidade para armazenar 110 m³ de água potável cada – fazem parte do sistema de abastecimento das comunidades situadas no entorno. “Essa aplicação é interessante também porque mostra que os compósitos são indicados para o contato com água potável, desde que formulados com resinas
    próprias para esse fim”, comenta.

    Em se tratando de logística, o transporte aéreo é mais um dos diferenciais da Tecniplas. Desde 2010, a empresa recorre ao processo de oblatação para transportar os megatanques que fabrica em Cabreúva, no interior de São Paulo. Quando têm mais de 5 m de diâmetro, limite para o tráfego nas rodovias brasileiras, os tanques são fabricados em seções, ovalizados e acinturados – assumem o formato semelhante ao do número “oito”. Na planta do cliente, as seções são redimensionadas e, de forma manual, laminadas umas sobre as outras.

    A oblatação pode reduzir o tempo de transporte de 90 para 10 dias. Também permite transportar, dependendo do diâmetro do reservatório, dois ou três anéis em uma mesma carreta.

    Fundada em 1976, a Tecniplas ainda fornece tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV para as indústrias de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes e alimentos e bebidas.

    Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *