Defensivos Agrícolas e Fertilizantes

14 de novembro de 2017

Tiossulfato de Amônio e sua aplicação no agronegócio

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Tiossulfato de Amônio é uma solução original, límpida, transparente e incolor concentrada de nitrogênio e enxofre, macro nutriente e macro nutriente secundário fundamental que potencializam toda a nutrição no programa de fertilização.

    Tiossulfato de Amônio é um FERTILIZANTE líquido que contém 12% N (nitrogênio) e 26% S (enxofre) e é o produto popular mais usado no mundo e que contém a maior concentração de  Enxofre na indústria de fertilizantes fluidos. 

    Tiossulfato de Amônio é compatível com outras soluções e misturas líquidas de macro nutrientes (N-P-K) que são neutras ou ligeiramente ácidas, ou seja, pH > 6,0. Além de sua ampla compatibilidade para uso em misturas de líquidos claros, complexos de micro nutrientes e também é adequado para uso em suspensões.

    É fundamental para aumentar a produtividade e os rendimentos da colheita, além de racionalizar os custos com fertilizantes, melhorando o equilíbrio de nitrogênio e enxofre contribuindo fortemente na manutenção dos níveis de enxofre necessários ao solo.

    Tiossulfato de Amônio ajuda na solubilização de outros fertilizantes e é pro ativo para o metabolismo enzimático do solo, facilitando a assimilação pelas plantas de outros nutrientes essenciais, como o fósforo e micronutrientes como: Zinco, Manganês, Boro, Ferro e cobre.

    Contém o azoto, Nitrogênio, na forma amoniacal e o Enxofre em duas formas completamente solubilizadas e adequadas para o padrão de absorção da maioria das plantas. Quando aplicado aos solos, todo o Enxofre decompõe-se em duas partes aproximadamente iguais de sulfito (SO32-) e enxofre elementar (S0). O enxofre de sulfito solúvel é rapidamente oxidado e fica imediatamente disponível para absorção da planta, enquanto o S0 será oxidado mais lentamente pela ação do oxigênio atmosférico continuando o processo de nutrição em um momento posterior do programa de fertilização. Sendo assim, o Tiossulfato de Amônio como fonte de Enxofre e Nitrogênio, traz enorme vantagem em comparação com outros fertilizantes, pois disponibiliza nutrição imediata e também prolongada em uma única aplicação. A fixação dos nutrientes no sistema radicular e maior o que diminui sensivelmente o efeito da lixiviação pelas águas de chuvas ou irrigação.

    Tiossulfato de Amônio é frequentemente aplicado em combinações com soluções de Uréia fertilizante e Aquamônia, pois além de melhorar a absorção do Azoto, também fornecer as necessidades de Enxofre às Culturas.

    Quando adicionado solução de UAN ou URAN, numa proporção de 10 a 20% proporciona um maior e melhor aproveitamento do nitrogênio pela planta, porque além de contribuir com nitrogênio amoniacal, estabiliza os compostos nitrogenados do UAN retarda a nitrificação e as perdas potenciais de nitratos por lixiviação do solo pelas águas de chuvas ou irrigação.

    O Tiossulfato de Amônio é excelente fonte de Enxofre e combinado com o nitrogênio são fundamentais para a síntese de aminoácidos e proteínas que vão nutrir e permitir que a planta de forma saudável assimile posteriormente os demais micronutrientes.

    O RESULTADO NA UTILIZAÇÃO DO TIOSSULFATO DE AMÔNIO COMO FERTILIZANTE É A DIMINUIÇÃO DE PERDAS, AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA FERTILIZAÇÃO E O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.

    A maioria das culturas necessitam de 25 Kg a 50 Kg de Enxofre por hectare por ano, dependendo das circunstâncias e tipo de solo. Para melhores resultados, siga as diretrizes e orientações mediante resultados de análises de solo e tecidos vegetais para definir a nutrição com enxofre.

    ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

    Apresentação ………………………. Líquido límpido, incolor a levemente amarelado
    Azoto total (N) …………………….. 12% (Expresso em azoto amoniacal)
    Enxofre total (S) …………………… 26% (Derivado de tiossulfato de amônio)
    Densidade a 20°C …………………. 1,325 g/cm³
    pH solução 10% a 20°C …………. 7,20 a 8,00

     

    APLICAÇÃO AGRÍCOLA DO TIOSSULFATO DE AMÔNIO

    ► Horticultura e leguminosas em geral
    ► Vinhas, árvores jovens e adultas
    ► Milho, algodão, alfafa, gramas
    ► Soja, feijão,
    ► Cana de açúcar

    Amonex do Brasil Indústria e Comércio LTDA
    MAPA SP-81902-6

    Rua Municipal, 326 – Jandira – SP

    www.amonex.com.br
    Fone: (11) 4789-8989



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *