Tintas e Revestimentos

31 de outubro de 2014

Tintas e revestimentos – Espessantes: Industriais preferem uretânicos

Mais artigos por »
Publicado por: Antonio C. Santomauro
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Química e Derivados, Tintas e revestimentos - Espessantes: Industriais preferem uretânicosPor necessitarem de maior resistência, as tintas industriais base água utilizam muito os espessantes de poliuretano como agentes de reologia. E tintas base água, observa Marlon Braidott, da Basf, consolidam-se hoje como tendência nas linhas industriais, até porque, com teores muito menores de VOC, mostram-se ambientalmente mais amigáveis. “Algumas empresas atualmente fixam limites máximos diários de emissão de VOC”, relata.

    Celdia, da Dow, referenda a existência desse movimento das tintas industriais em direção à base água, e lembra que até há algum tempo era difícil eliminar os solventes dos espessantes uretânicos. “Mas essa questão tecnológica está hoje resolvida, e temos produtos para formular tintas industriais totalmente base água”, diz.

    Além disso, observa a profissional da Dow, consolida-se no segmento das tintas industriais uma tendência de crescente utilização de produtos mais concentrados (até mesmo para reduzir custos logísticos). “E os espessantes têm papel fundamental na formulação de tintas mais concentradas”, diz Celdia.

    Segundo ela, em seu portfolio de espessantes para tintas industriais, a Dow relaciona produtos como o Acrysol RM 12W, que permite a aplicação, via pistolas, de altas camadas de tintas base água na pintura de plataformas, tanques e outros ítens da indústria de petróleo. “Esse produto se junta à tendência de tintas base água para o mercado industrial, cujas aplicações são feitas por pistola e a espessura de alta camada é muito importante: assim, o espessante deve adicionar a propriedade de promover altas camadas em superfícies verticais sem haver o escorrimento da tinta”, detalha Celdia.



    Compartilhe esta página









      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *