Tintas e revestimentos – Dispersantes: Demanda por ingredientes de alta tecnologia cresce para enfrentar importações

Química e Derivados, Tintas e revestimentos - Dispersantes: Demanda por ingredientes de alta tecnologia cresce para enfrentar importações
Com a economia brasileira em marcha reduzida, o mercado de dispersantes para tintas não foge à regra, mas apresenta variações: os segmentos de tintas premium e standard aparentemente não sentem tanto a crise como o de tintas econômicas. Nesse contexto, a importação de matérias-primas mais baratas para aplicações em tintas econômicas pode estar derrapando. “O mercado de dispersantes sofreu uma influência grande, nos últimos anos, com a entrada de pigmentos já dispersos, originários, principalmente, da Índia”, comenta Mar­­celo Graziani, gerente de negócios de aditivos da Air Products.

Química e Derivados, Alice: estratégia de mercado inclui serviço especializado
Alice: estratégia de mercado inclui serviço especializado

“A maioria destes produtos é indicada para aplicações que não demandam muita tecnologia (como as tintas econômicas)”, explica Graziani. Por outro lado, ele observa que ainda existem muitas empresas no Brasil, de médio e grande porte, “que estão fazendo dispersão de pigmento e que aumentaram o nível tecnológico dos produtos para evitar a concorrência dos pigmentos dispersos de baixo custo. Estes são os nossos clientes e por isto acreditamos que o nosso negócio não foi impactado”.

Com clientes que produzem tintas e vernizes de alta tecnologia, a Air Products navega com alguma tranquilidade em meio à crise geral, a tal ponto que Graziani calcula que a demanda média dos últimos três anos continua igual.

A Braschemical também não tem o que lamentar: “A curto e médio prazo, não existe expectativa de crescimento do mercado em si. Mas, planejamos aumentar a nossa participação. Temos grande penetração em nichos específicos e outros que já estão demonstrando muito interesse em desenvolver alternativas”, afirma a gerente técnica, Alice Canton.

Para a BYK, não há espaço para problemas: “Este é um mercado extenso, com grandes oportunidades, principalmente pelo desenvolvimento de novos pigmentos com propriedades mais intensas, exigindo aditivos cada vez mais eficazes. A tendência é de crescimento a cada ano”, assevera Aurélio Rocha, gerente de vendas para a América Latina.

Na avaliação de André Rosa, diretor comercial da Polystell, o mercado de dispersantes tem “potencial para crescer muito ainda em relação às tecnologias para a aplicação e as questões mercadológicas”. Por isso, ele considera que as expectativas “são bastante positivas” a curto, médio e longo prazo.

Química e Derivados, Lopes: novidade pode substituir até 30% do dióxido de titânio
Lopes: novidade pode substituir até 30% do dióxido de titânio

O diretor geral da Polystell, Wildon Lopes, diz que a novidade da empresa “é a linha Polytio, partícula de minerais encapsulados, inclusive nanoparticulados e pré-dispersos, que substituem até 30% do dióxido de titânio em peso, para aplicação em tintas imobiliárias e outros sistemas dispersos em água”.

As maiores novidades da Brasche­mical estão nos hiperdispersantes para tintas inkjet e sistemas UV. “A Tilo tem tido muito sucesso com aditivos para sistemas inkjet digital e também inkjet para cerâmica”, conta Alice. Ela explica que os hiperdispersantes são aditivos poliméricos de alto peso molecular utilizados na fabricação de concentrados em tintas em geral (água, solvente, UV, tinta em pó).

O papel fundamental dos hiperdispersantes contempla a melhoria da reologia da tinta. Permite alcançar níveis altos de concentração de pigmentos extraindo maior poder tintorial, melhorar a dispersão e o brilho da tinta. “Com a sua utilização pode-se reduzir o tempo de moagem dos concentrados de pigmentos, otimizando a produção e obtendo maior produtividade”, acrescenta Alice.

Nas palavras de Priscila Fuentes Schmitz, gerente de contas da Lubrizol do Brasil, a atuação dos hiperdispersantes se baseia na forte adsorção na superfície da partícula do pigmento ou carga, reduzindo a viscosidade e melhorando a reologia da moagem (o que permite fazer moagens mais concentradas), além de aumentar a estabilidade, tanto na moagem do pigmento quanto na tinta acabada.

Também driblando a crise, a Lubrizol busca constantemente apresentar possibilidades de melhorias de processo, além de melhorias na performance dos produtos dos clientes. Assim, “sempre há uma oportunidade para apresentar novidades ao mercado”, declara Priscila.

Oferecendo produtos de “alta performance, que agregam valor aos produtos dos seus clientes”, a Lubrizol possui a linha Solsperse série J, utilizada em tintas digitais. “São produtos focados na dispersão de pigmentos que necessitam ter estabilidade em escala de nanopartículas, o que requer alta tecnologia”, ressalta Priscila.

Química e Derivados, Rocha: pigmentos mais intensos exigem dispersantes eficazes
Rocha: pigmentos mais intensos exigem dispersantes eficazes

A estratégia principal da Bras­che­mical é a especialização e o serviço, sustenta Alice: “O time de vendas, por exemplo, é formado na sua maioria por químicos com grande experiência nos mercados onde atuam; e muitos vieram do setor de tintas. O departamento técnico oferece testes, treinamentos periódicos de atualização e também nos lançamentos de novos produtos.”

A estratégia de mercado da Air Products “é ter aditivos de alto desempenho, que foram desenhados para serem agentes de dispersão. Eles permitem o cliente fazer dispersões mais concentradas do que outros dispersantes do mercado. São livres de NFE (nonilfenol etoxilado). Consequentemente, são ecologicamente corretos, pois dispersões mais concentradas significam menor uso de água e menor gasto energético com transporte, além de não conter substâncias já banidas em muitos países do mundo”.

Sem revelar cifras, Graziani diz que a Air Products mantém “um investimento grande” em pesquisa e desenvolvimento, o que resulta em novos produtos “com alguma frequência”. Ainda neste ano está previsto o lançamento de um novo produto, na Abrafati 2015 – Congresso Internacional de Tintas e Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, que se realizará de 13 a 15 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo-SP.

Este é o mais importante encontro do setor de tintas na América Latina. A BYK também tem lançamento de produtos programado para essa ocasião, anuncia Rocha.

Além de produtos inovadores e suporte técnico, Graziani relata que a Air Produts dispõe de uma tecnologia exclusiva chamada FAZT (Formulators Assistance Zetasperse Tool). “Com ela, o cliente seleciona o tipo e a concentração de pigmento, além do fornecedor”. A ferramenta indica quais seriam os dispersantes e os antiespumantes mais indicados e as suas concentrações. Há também um guia que relaciona o desejo do cliente com o aditivo a ser utilizado. Por exemplo, se um formulador está buscando aumentar a estabilidade da cor, ele deveria atuar na moagem do pigmento (agentes de moagem) ou na etapa de estabilização (codispersantes).

A política de mercado da Polystell é estar próxima dos clientes por meio de eventos técnicos e feiras, além de visitas para auxiliá-los na solução de problemas ou durante os desenvolvimentos, destaca Lopes. Ele chama a atenção para as características da linha de hiperdispersantes e dispersantes de alto desempenho:

Polyadit 41094 – hiperdispersante polimérico de alto desempenho para dispersões difíceis. Umecta e dispersa eficazmente os pigmentos melhorando a mistura e as propriedades das tintas. O Polyadit 41115 é um hiperdispersante polimérico de alto desempenho para dispersões especiais e tintas automotivas base água ou solvente. Umecta e dispersa eficazmente os pigmentos, melhorando a mistura e as propriedades das tintas. Polyadit 41120 é dispersante de alta performance para tintas imobiliárias, oferendo alto desempenho na umectação e na dispersão dos pigmentos aumentando a intensidade da cor. Polyumec 51108, é outro dispersante de alta performance para tintas industriais, umecta e dispersa os pigmentos, evitando a flotação, flutuação, sedimentação, sagging, floculação e manchas. Reduz a viscosidade, permitindo aumentar a quantidade de pigmento.

Portfólio – A Air Products possui uma amplo portfólio de umectantes/ dispersantes de pigmentos para linha de base água chamada ZetaSperse. “Temos dispersantes específicos, que foram desenvolvidos exclusivamente para um tipo de pigmentos orgânicos (Zetasperse 3400 e 3700), inorgânicos (Zetasperse 3100, 2300 e 1200), como dióxido de titânio, etc., e um dispersante versátil, como o ZetaSperse 3600, que foi criado para atender diferentes tipos de pigmentos.”

Os dispersantes e outros aditivos da Air Products foram criados para tintas base água e funcionam como umectantes das partículas de pigmentos (baixam a tensão superficial dinâmica). Em consequência, as partículas ficam recobertas por água (e o ar sai da mistura). “Isso diminui a energia e o tempo necessário para a moagem da mistura e torna a dispersão mais homogênea. Esse processo é efetivo pela ação da estabilidade estérica e eletrostática”, pondera Graziani.

“Para aumentar a estabilidade da dispersão, na prateleira, reduzir a viscosidade e evitar eventuais problemas de compatibilidade do sistema com a formulação de tinta, temos os antiespumantes moleculares”, pontua o executivo. O custo dos pigmentos da empresa varia entre US$15-US$20/kg (preço FOB).

Química e Derivados, Priscila: pigmentos em escala nano requerem alta performance
Priscila: pigmentos em escala nano requerem alta performance

A Braschemical distribui os hiperdispersantes da Tilo, um dos maiores fabricantes de aditivos da Ásia. A Tilo foi fundada por nove engenheiros químicos em 1988 e, atualmente, opera quatro unidades de produção, equipadas com mais de 320 reatores, que fornecem mais de 300 produtos diferentes, entre hiperdispersantes, dispersantes poliméricos e agentes de nivelamento. Os seus principais mercados são as tintas automotivas OEM e repintura, coil coating, madeira, tintas industriais, tintas de impressão, entre outras.

Alice narra que existem muitas composições químicas diferentes, para dispersantes da aplicação. As mais comuns são formuladas a partir de grupos poliméricos de alto peso molecular: “Os dispersantes atuam na interação do pigmento com a resina, sendo absorvidos na superfície do pigmento e assim mantendo espaçamento entre as partículas por mecanismo de repulsão eletrostática e/ou impedimento estérico.”

O resultado é o melhor desenvolvimento de cor, podendo se utilizar uma maior concentração de pigmentos e cargas na formulação com menor viscosidade e melhor estabilidade. Proporcionam também menor tempo de moagem, maior brilho e transparência.

Alice adverte, no entanto, que, para se obter a máxima eficácia do hiperdispersante, é importante saber como e no que ele será usado. A Tilo possui um dispersante específico para cada tipo de pigmento, resina ou classe de solvente. Alguns são indicados para pigmentos orgânicos, negro de fumo, para inorgânicos ou cargas, tendo inclusive sinergéticos específicos para determinadas cores.

“Quando comparado aos dispersantes de mesmo nível de qualidade, o custo dos hiperdispersantes Tilosperse é bastante competitivo”, garante Alice. “O desempenho da série Tilosperse é igual ou superior aos melhores hiperdispersantes do mercado, pois atualmente a maioria de nossos clientes já usam pigmentos asiáticos, enquanto que os seus fornecedores de aditivos são, na maioria das vezes, ocidentais, que desenvolvem e testam os seus dispersantes em pigmentos também ocidentais. A Tilo desenvolve e testa os seus dispersantes em pigmentos asiáticos, obtendo deles a melhor performance e qualidade. Isso faz toda a diferença!”, conclui.

Os hiperdispersantes da Lubrizol são compostos de materiais poliméricos para sistemas base água, solvente e UV. “A linha Solsperse é reconhecida no mercado por apresentar excelente desempenho na dispersão de pigmentos para as linhas automotiva original, repintura e indústria em geral”, ressalta Priscila.

A linha Solsperse série M apresenta ampla compatibilidade em diversos sistemas base solvente e tem “ótima eficiência na dispersão de pigmentos orgânicos e inorgânicos. A tecnologia diferenciada permite aumentar significativamente a concentração dos pigmentos durante o processo de moagem (com mínima demanda de resina), apresentando ganhos visíveis de qualidade do concentrado (poder tintorial, transparência, cobertura, etc.), aumentando a produtividade, o que resulta na otimização do uso do pigmento e na consequente redução do custo final da fórmula”, explicou Priscila.

Ela revela que a Lubrizol realiza vários estudos comparativos para determinar a performance dos seus produtos e trabalha sempre em parceria com os seus clientes para chegar “à melhor solução com o melhor custo benefício”.

Química e Derivados, Rosa: potencial de mercado é grande para produtos avançados
Rosa: potencial de mercado é grande para produtos avançados

O foco da Polystell, segundo Fernanda Genare, coordenadora de produtos, é “o desenvolvimento de produtos inovadores, de alto desempenho e, em alguns casos, multifuncionais”. A empresa disponibiliza vários dispersantes: Polyumec 5804 – dispersante/umectante para tintas imobiliárias. Umecta e dispersa os pigmentos e cargas estabilizando o sistema e melhorando o processo de moagem. Polyadit 4101-DB – dispersante multifuncional para tintas industriais e vernizes base solvente. Umecta e dispersa os pigmentos e/ou cargas, prevenindo floculação, flotação, sedimentação, escorrimento e defeitos de superfície, como manchas, e melhora o nivelamento na aplicação final. Polyadit DB 4108 – dispersante polimérico para compósitos e tintas industriais base solvente. Dispersa e estabiliza o sistema de cor prevenindo a flotação, flutuação, sedimentação, escorrimento, floculação, manchas e melhora o nivelamento. Polyadit 41110 – dispersante multifuncional para tintas industriais base solvente. Umecta, dispersa e estabiliza o sistema, melhorando o desempenho dos pigmentos durante a moagem. Aumenta o brilho e ajuda na uniformidade da cor da tinta final. Polyumec 5799 – dispersante/umectante – tensoativo para tintas industriais e gráficas base solvente. Umecta, dispersa e estabiliza o sistema de cor e permitindo um alto brilho final.

Fernanda informa que as composições químicas dos dispersantes da Polystell variam com a compatibilidade com os sistemas em que serão aplicados. Além disso, a maioria deles pode ser usada em uma ou mais aplicações diferentes. “Nossas composições consideram, em geral, a compatibilidade entre o aditivo e o sistema de aplicação e, principalmente, a questão ecológica, em relação ao meio ambiente”, afirma.

Ainda segundo Fernanda, esses dispersantes são formulados por diversas reações entre diversas matérias-primas químicas diferentes: oeloresinosos, que vão desde as aminas carboxiladas, lecitinas de soja modificadas até os graus poliméricos de alto peso molecular, cuja função, além de dispersar, é também estabilizar os sistemas pós-moagem.

Os dispersantes podem ser específicos ou multifuncionais, pois eles são responsáveis pela separação e compatibilidade dos pigmentos na fórmula e pela estabilidade do sistema de cor. Considerando isso, os dispersantes precisam ser compatíveis com os demais ingredientes de uma fórmula, principalmente com o veículo base e o solvente, completa Fernanda. “Nossos produtos contemplam bem a relação custo/benefício, apesar de suas propriedades especiais”, arremata André Rosa.

Por sua vez, a BYK coloca à disposição do mercado umectantes e dispersantes para sistemas base água, solvente, UV e isentos de solventes, que se apresentam tanto na forma líquida como sólida. Rocha descreve que há, basicamente, dois grupos de aditivos:

– Aditivos poliméricos de alto peso molecular com estruturas poliuretânicas, acriladas, sais de alquilamônio, ésteres de ácido fosfórico, e outros, com grupos funcionais afínicos aos pigmentos;

– Aditivos poliméricos de baixo peso molecular com estruturas de poliamina-amida, sais de alquilamônio, ácidos policarboxílicos insaturados e outros, com grupos afínicos aos pigmentos.

Rocha destaca que os umectantes e dispersantes apresentam duas funções específicas: enquanto um acelera a umectação do pigmento, facilitando a sua dispersão por um processo mecânico, o que economiza tempo; o outro estabiliza a dispersão efetuada, mantendo os pigmentos separados uns dos outros e aumentando as suas propriedades, tais como poder tintorial, transparência e cobertura.

Esses processos de estabilização podem ser por impedimento estérico, para sistemas base solventes, isentos de solvente ou UV; e impedimento estérico e/ou repulsão eletroestática, para sistemas base água e hidrossolúveis.

“Os nossos aditivos umectantes e dispersantes apresentam uma ótima afinidade com os pigmentos devido aos agrupamentos que existem em sua estrutura, que são bem adsorvidos na superfície dos diversos pigmentos (orgânicos, inorgânicos, de efeitos e com cargas minerais). Com relação aos demais componentes da formulação, os nossos aditivos apresentam uma grande compatibilidade com os vários solventes e resinas, porém o teste de compatibilidade sempre deve ser efetuado”, salienta Rocha.

Indagado sobre o custo do produto, Rocha diz que os aditivos da BYK “apresentam custos compatíveis com o mercado e com a sua tecnologia de desenvolvimento (diferentes grupos afínicos com pigmentos e diferentes cadeias poliméricas para atender as demandas globais dos mais diversos tipos de pigmentos e resinas)”.

Ele reforça: “A BYK é líder mundial em aditivos. Nossos umectantes e dispersantes apresentam desempenho que atende as expectativas e as necessidades requeridas pelo mercado.” E conclui: “Os nossos aditivos disponíveis baseados em nanotecnologia são aditivos para a superfície e proteção UV. Ainda não temos disponível nenhum umectante e dispersante base de nanotecnologia.” A Colormix é distribuidora dos produtos da BYK no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.