Tintas e Revestimentos

Tintas e Revestimentos: Cargas e aditivos evoluem

Hamilton Almeida
31 de agosto de 2019
    -(reset)+

    Tecnologia – Quando o que está em pauta é a tecnologia, a Metachem destaca: produtos para cura por radiação 3D, aditivos inibidores de corrosão para variados tipos de tintas, novas alternativas em agentes reológicos para construção civil, por exemplo. “Consideramos que os novos desenvolvimentos de produtos baseados em nanotecnologia serão, num futuro próximo, boas alternativas para o segmento de tintas”, antecipa Selena.

    Trabalhando com aditivos, a Miracema desenvolveu expertise e tecnologias diferenciadas em todas as oportunidades que identificou, assegura Karina: “Na fabricação dos secantes metálicos, as combinações dos metais já prontas para potencializar a ação de secagem e ainda agilizar o processo do cliente utilizando menos itens. A tecnologia de fabricação e uso do bismuto como secante. Para os antiespumantes, foi investido em equipamentos específicos que melhoram a homogeneização e diminuem o tamanho de partícula, tornando-os mais eficientes em menores dosagens. No caso dos biocidas, aperfeiçoou-se a formulação. A combinação de ativos pode tornar o produto muito mais eficiente, pois há o efeito sinérgico na combinação das moléculas. Mas essa combinação nem sempre é simples, pois cada ativo tem uma condição específica de solubilidade, estabilidade, etc. e atualmente temos produtos únicos”.

    A Colormix, por definição de Alexandre, “é um distribuidor de especialidades químicas que procura entender a necessidade dos clientes, para oferecer o melhor pacote de soluções. Temos um laboratório de aplicação onde podemos propor diversas alternativas”.

    Viviane enfatiza que, para aplicação em ambientes e situações de extrema abrasão e desgaste, a Dinaco distribui um aditivo único: o polietileno de ultra-alto peso molecular (UHMWPE) com tratamento de superfície com gás reativo, tecnologia exclusiva da Inhance. O UH1250 aumenta a resistência ao desgaste e abrasão, além de melhorar a lubricidade e adesão em tintas e revestimentos.

    “Uma novidade é o Tremin 283600 da HPF, uma carga mineral que garante alta resistência mecânica e funciona como anticorrosivo para tintas epóxi e PU. Funciona como alternativa ao fosfato de zinco, que vem sofrendo questionamento por questões socioambientais”, adiciona a diretora.

    Dentro do universo dos minerais não metálicos, a Imerys tem mais de 30 tipos diferentes que podem ser adaptados e modificados de acordo com a funcionalidade desejada. “Temos novidades que serão apresentadas no Congresso da Abrafati e que estão alinhados aos pilares estratégicos e de inovação que direciona os nossos esforços tecnológicos”, anuncia Fabrício.

    Conforme Fernando, a Aromat distribui produtos de alta tecnologia para tintas, revestimentos e plásticos. “Podemos destacar a linha de ceras micronizadas, em que temos uma ampla lista de produtos com tamanhos de partícula controlados com grande precisão, e baseados em PTFE, polietileno, polipropileno, EBS e poliamida, entre outros polímeros. Possuímos também uma linha de pigmentos em pó, que não requer passar por processo de moagem, e podem ser adicionados diretamente na resina com uma simples dispersão em Cowles. Possuímos ainda uma linha de produtos baseada em mica e revestida com prata para proporcionar efeito metálico em plásticos diversos”.

    Indagada sobre investimentos programados, Selena divulga: “Planejamos ampliar o leque de produtos, buscando alternativas junto às nossas representadas. Também queremos adicionar novos aditivos que complementem o portfólio, através de novas parcerias. E vamos aumentar a equipe de vendas, no intuito de expandir a atuação da Metachem no território brasileiro”.

    Fabrício reforça que a Imerys continua investindo e atualizando as suas unidades, “mas principalmente nas pessoas”. Karina explica que, como o segmento de tintas é um dos principais pilares do catálogo e faturamento da Miracema, “sempre que uma oportunidade é identificada, faz-se a análise crítica. Se for um projeto interessante, é dada sequência. Produtos novos são frequentemente desenvolvidos”.

    Planos estratégicos – Karina comenta que a Miracema é muito dinâmica, flexível e ágil, e sempre acompanha as tendências e as possíveis oportunidades. Por isso, “intensificar a prospecção de novas oportunidades associada a uma inteligência de mercado com um viés mais técnico pode nos conduzir a resultados interessantes”, afirma. “Queremos trazer para dentro da companhia mais demandas e isso impulsionará toda a nossa estrutura, gerando a necessidade de novos investimentos em mão de obra especializada, novos equipamentos, novos laboratórios aplicativos, novos produtos, etc. Estaremos mais perto do cliente nesses próximos anos e esperamos que o crescimento tanto em faturamento como em estrutura técnica seja uma consequência positiva desse trabalho”.

    Alexandre comenta que a Colormix Especialidades visa sempre a excelência no atendimento, contando com uma equipe técnico-comercial empenhada em oferecer soluções, apoiada por seus parceiros comerciais, altamente reconhecidos pela qualidade e capacidade tecnológica.

    “A Metachem continuamente trabalha no desenvolvimento técnico de sua equipe e na busca de uma lista de produtos que acompanhe as tendências tecnológicas do ramo de tintas. Somos uma empresa voltada a especialidades em aditivos e, consequentemente, oferecemos opções técnicas aos clientes, que tragam soluções a seus desafios”, arremata Selena.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *