Tintas e Revestimentos

Tintas e Revestimentos: Cargas e aditivos evoluem

Hamilton Almeida
31 de agosto de 2019
    -(reset)+

    Panorama – Quanto às perspectivas de curto, médio e longo prazo, Viviane, da Dinaco, manifesta a expectativa de melhora a médio e longo prazo, com a consolidação do cenário político e econômico do país. Um sinal positivo vem da indústria automotiva, que já apresentou aquecimento. “Acreditamos que isso contribuirá para a retomada de outros segmentos”, acrescenta.

    Química e Derivados - Monteiro: aditivos e cargas funcionais trazem benefícios

    Monteiro: aditivos e cargas funcionais trazem benefícios

    Alexandre, da Colormix, confia que, com a melhoria do cenário econômico e a diminuição das turbulências políticas, os mercados voltarão a crescer no médio prazo, acentuando demandas por novidades e produtos com diferentes performances.

    Karina revela que a Miracema está com alguns projetos em andamento para médio e curto prazo e a expectativa é de crescimento para alguns aditivos específicos, como biocidas, secantes, antiespumantes, e alcalinizantes. “Estamos promovendo campanhas técnicas para divulgação de produtos novos que desenvolvemos para a área de tintas e esperamos resultados positivos”, agrega.

    “Apesar do ambiente econômico desafiador, as expectativas são realmente positivas”, argumenta Fabrício. “A Imerys continua fortalecendo a sua posição na América do Sul mediante investimento nas operações existentes e também em novas aquisições para levar ao setor o melhor pacote de serviços e soluções minerais; e, do ponto de vista de capacidade produtiva, estar preparada para a retomada do crescimento industrial no Brasil. Outro fator importante é que, comparado aos países vizinhos, o nosso consumo per capita de tintas ainda é relativamente pequeno, o que, associado ao déficit habitacional, constitui um ainda grande caminho a ser percorrido pela cadeia produtiva, com muitas oportunidades”.

    “No curto prazo, continuamos buscando mercado com os produtos atuais, e colocando foco no cliente. Para médio e longo prazo, temos projetos de novos produtos e novas aplicações, pensando sempre na evolução e inovação”, resume Fernando, da Aromat.

    Na ótica de Selena, a probabilidade, para o ramo de tintas, é de retomada de crescimento em anos futuros, possibilitando a utilização de aditivos de maior valor agregado. “A Metachem oferece aditivos que contribuem muito com adaptações de formulações às novas exigências dos seus clientes. O portfólio é pautado em produtos técnicos e de desempenho, requerendo da nossa equipe um conhecimento técnico importante. Isto auxilia os consumidores a entender e melhor aplicar os produtos na busca de novas formulações”, proclama.

    A Colormix Especialidades trabalha com a BYK, empresa alemã, líder em aditivos poliméricos e reológicos, e com a Hoffmann, também alemã, tradicional em cargas funcionais e extensores. A BYK anualmente lança diversos produtos para tintas, focando em qualidade e atendimentos aos novos apelos. A Hoffmann acaba de lançar um produto que aumenta o efeito matte em vernizes base d´água; por ser um produto líquido, tem excelente manuseio e incorporação, informa Alexandre.

    A Miracema possui alguns diferencias que, de acordo com Karina, são importantes mencionar: “Possui agilidade nos atendimentos, no retorno de informação e no desenvolvimento de novos produtos. E flexibilidade para atender todas as demandas que recebe. É uma empresa acessível. Produtos taylor made são desenvolvidos e produzidos para pedidos específicos. Muitas vezes as firmas se tornam tão burocráticas que o cliente não consegue nem o contato com a pessoa que precisa falar. São inacessíveis”.

    Outro ponto relevante, no seu ponto de vista, é o complexo de laboratórios para controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, laboratórios aplicativos de tintas, petróleo, lubrificantes, mineração, fertilizantes, microbiologia, etc. Essa estrutura técnica complementa o fornecimento de produtos e agrega valor; e é oferecido ainda o suporte pré e pós-venda no uso dos produtos.

    Fabrício assevera que, “há muitos anos, a Imerys tem um papel de protagonismo, atuando com liderança tecnológica, diversificação de portfólio e o maior pacote de soluções minerais, o que tem solucionado problemas e atribuído funcionalidades para os clientes”. Além disso, “o diferencial está nas pessoas que fazem parte de um time de especialistas totalmente dedicados às tintas”.

    A Aromat possui uma carteira bastante ampla de produtos e a diversidade de mercados é um dos seus “grandes diferenciais”, sustenta Fernando. “Oferecemos desde matérias-primas para polimerização de resinas até pigmentos, solventes, modificadores reológicos e aditivos. Contamos com uma equipe de vendas e assistência ao cliente, além de uma estrutura física ampla e adequada para atender diversos negócios. Possuímos um laboratório de aplicações muito equipado e preparado para a realização de ensaios físico-químicos e análises químicas diversas”.

    A Dinaco, segundo Viviane, auxilia os clientes na solução dos seus desafios: “Buscamos representadas com produtos de alto desempenho para ser one stop shop. A nossa equipe comercial tem profunda formação técnica, o que permite customizar soluções. Funcionamos, muitas vezes, como uma consultoria técnica”.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *