Tintas e Revestimentos: Cargas e aditivos evoluem
Cargas e aditivos evoluem e agregam qualidade e vários benefícios aos produtos finais

O ramo de aditivos e cargas para tintas navega em meio a um cenário econômico sinuoso, em que a necessidade de redução de custos impõe limites e inspira soluções. O futuro, pelo menos, parece mais estimulante, com a esperada reativação da economia nacional. O desafio é chegar até lá.
“Houve queda da demanda por tintas no Brasil nos últimos anos em razão da conjuntura política e econômica”, afirma Karina M. Zanetti, assistente técnica sênior da Miracema-Nuodex. Apesar da conjuntura “não muito otimista”, ela frisa que a empresa apresentou resultados positivos e, inclusive, aumento nos volumes de venda dos aditivos este ano, quando comparado ao mesmo período de 2018: “Isso se deve principalmente ao fato de termos assumido o fornecimento de novas contas, que não estavam em nossa relação de clientes ativos”.
“Com o comportamento mais conservador de alguns mercados, houve menor consumo desses itens, principalmente no comércio de tintas base d´água. Para o segmento de tintas base solvente, houve melhores resultados, principalmente motivados pela tímida recuperação do segmento automotivo”, observa Alexandre Monteiro, gerente comercial da Colormix Especialidades.

Selena Mendonça, gerente de negócios da Metachem, avalia que o ano de 2019 está apontando um crescimento bastante modesto para as tintas, em relação ao ano anterior, com reflexos diretos no consumo de aditivos e cargas: “Tomando como referência os anos anteriores a 2014, identificamos que este setor deverá ter desempenho inferior”.
A percepção na Aromat, que tem atuação mais forte em aditivos do que em cargas, é de que os negócios estão se comportando em 2019 de maneira muito parecida com a do ano passado. “Os volumes não decolaram e as vendas estão em patamares semelhantes”, opina Fernando Ribeiro Santa Rosa, gerente técnico.
Fabrício Rodrigues, gerente de vendas de tintas e revestimentos para a América do Sul da Imerys, pensa que o consumo de aditivos minerais “vem se mantendo estável. Outro fator de grande impacto é a influência indireta das linhas de menor PVC [conteúdo de sólidos por volume], que em geral utilizam menor quantidade de aditivos minerais por volume. A mudança de hábito do consumidor, que através da tecnologia está mais crítico e atento às regulamentações e à qualidade do produto final, tem trazido como consequência maior exigência funcional para os aditivos minerais, o que tem potencializado as nossas soluções de performance”.

“Em momentos de crise, há interesse por cargas de alto desempenho que proporcionem melhor custo-benefício na produção de tintas, seja na redução do preço total da formulação, ou que melhorem o resulado do produto final, agregando valor”, pondera Viviane Gandelman, diretora de negócios & supply chain da Dinaco.
Alexandre aponta que “o mercado nacional está em busca de aditivos mais eficientes e com melhor custo-benefício. E que os produtos ecologicamente corretos e autossustentáveis estão tendo grande procura. Além disso, o fornecedor precisa estar comprometido na garantia de um produto estável e com qualidade, para evitar qualquer problema na formulação final. A utilização de algumas cargas funcionais tem grande apelo para produtos mais nobres e que necessitam de maior resistência química ou física”, acrescenta o executivo.
Karina corrobora: “As maiores demandas são por produtos que agreguem valor à tinta e, se possível, tragam redução no custo do produto final”. Selena sintetiza: “Um dos requisitos nessa procura são soluções que possam levar a menores gastos com energia e à aceleração no processo produtivo”.

Fabrício manifesta que, “nos últimos anos, o setor de tintas e revestimentos evoluiu significativamente no Brasil. Hoje, a busca por produtos funcionais e trabalho colaborativo junto à cadeia de suprimentos tem permitido maior aderência às regulamentações e protocolos globais. A própria evolução no comportamento do consumidor e a digitalização, atrelados também à indústria 4.0, têm encorajado tanto os fabricantes e fornecedores, cada vez mais, a buscar produtos funcionais, mais eficientes, que agregam valor aos negócios e sejam sustentáveis para o planeta em que vivemos”.
Fernando relata que, quando o assunto é aditivo, “cada segmento de tinta procura desde um produto alternativo até a solução de problemas. Notamos que o mercado tem buscado fazer produtos melhores e rastreiam aditivos que proporcionam maior resistência do filme da tinta, efeitos de superfície e tensoativos que auxiliam na interação das matérias primas da tinta”.

Despesas – “Redução de custos tem sido uma palavra muito recorrente na divisão de tintas. Todos demandam opções de matérias primas com menor custo”, sentencia Fernando. “Muitas vezes, para se obter produtos mais rentáveis, não necessariamente o uso de matérias-primas mais baratas vai ajudar. É muito importante avaliar o desempenho que essa matéria-prima proporciona em uma formulação de produto. O nosso foco é oferecer matérias-primas que auxiliem os clientes a ter produtos melhores e mais rentáveis, com o desempenho que se deseja e com os custos adequados”.
Alexandre diz que a Colormix Especialidades sempre enfatiza que o desempenho do produto final não pode ser alterada. “Portanto, a garantia de um produto eficaz, com excelente procedência e estável, deve ser sempre considerada em qualquer alteração, para não se ter um prejuízo maior no futuro”, adverte.
“Buscamos entender as necessidades dos clientes, sempre com o melhor custo-benefício para ambos. Trabalhamos com a renomada empresa de aditivos BYK, que possui extensa linha de aditivos umectantes, dispersantes, de superfície, antiespumantes, reologia, etc. E com a empresa de cargas funcionais Hoffmann, que oferece produtos únicos para proporcionar aos acabamentos e fundos altas resistências químicas e físicas”, salienta.
Karina expõe que a Miracema tem tentado se diferenciar de outras formas e não apenas reduzir o custo dos aditivos, pois nem sempre isso é possível sem perder a qualidade e o desempenho. “Temos trabalhado em aditivos que tragam melhorias para as tintas, como é o caso do Liocoat 949. É um alcalinizante para substituição da amônia no acerto de pH das tintas e complementos. Além de cumprir com a função principal de alcalinizar o meio, ele incrementa consideravelmente a lavabilidade das tintas. O uso do Liocoat 949 também potencializa a ação do espessante e o mesmo pode ser otimizado na formulação trazendo redução no custo da fórmula”.
Ela prossegue: “Outro produto que temos trabalhado é o Liofoam 159. Trata-se de um antiespumante com o conceito é usar pouco, pois, em dosagem baixas, o produto é altamente eficiente. O uso excessivo de antiespumante pode gerar vários efeitos colaterais para a tinta, como perda de brilho, defeitos no filme, perda do poder de cobertura e rendimento. Quanto menor for a dosagem, melhor será o resultado final”.
Selena lembra que os formuladores tem um limitante na redução de custos, que é o respeito a uma qualidade compromissada de seus produtos. “O esforço que a Metachem tem realizado com os clientes é o de apresentar aditivos alternativos de nossas representadas, que mantenham a qualidade da formulação muito próxima ao especificado, mas com custos menores”, ressalta.
Fabrício sublinha que “é importante enfatizar que o comércio de tintas se mantém estável e há uma migração para produtos de maior valor agregado. Ou seja, independente das oscilações do ponto de vista macroeconômico, para o cliente ou consumidor final em qualquer etapa da cadeia, o custo ou preço vai ser sempre proporcional ao benefício que aquele produto ou serviço entrega. Esse é um dos pilares de sustentação do nosso crescimento orgânico nos últimos anos”. Ele é enfático: “Dentro da nossa perspectiva, quem não estiver aberto a mudanças e adaptações constantes para criar diferenciação, não sobrevirá”.Panorama – Quanto às perspectivas de curto, médio e longo prazo, Viviane, da Dinaco, manifesta a expectativa de melhora a médio e longo prazo, com a consolidação do cenário político e econômico do país. Um sinal positivo vem da indústria automotiva, que já apresentou aquecimento. “Acreditamos que isso contribuirá para a retomada de outros segmentos”, acrescenta.

Alexandre, da Colormix, confia que, com a melhoria do cenário econômico e a diminuição das turbulências políticas, os mercados voltarão a crescer no médio prazo, acentuando demandas por novidades e produtos com diferentes performances.
Karina revela que a Miracema está com alguns projetos em andamento para médio e curto prazo e a expectativa é de crescimento para alguns aditivos específicos, como biocidas, secantes, antiespumantes, e alcalinizantes. “Estamos promovendo campanhas técnicas para divulgação de produtos novos que desenvolvemos para a área de tintas e esperamos resultados positivos”, agrega.
“Apesar do ambiente econômico desafiador, as expectativas são realmente positivas”, argumenta Fabrício. “A Imerys continua fortalecendo a sua posição na América do Sul mediante investimento nas operações existentes e também em novas aquisições para levar ao setor o melhor pacote de serviços e soluções minerais; e, do ponto de vista de capacidade produtiva, estar preparada para a retomada do crescimento industrial no Brasil. Outro fator importante é que, comparado aos países vizinhos, o nosso consumo per capita de tintas ainda é relativamente pequeno, o que, associado ao déficit habitacional, constitui um ainda grande caminho a ser percorrido pela cadeia produtiva, com muitas oportunidades”.
“No curto prazo, continuamos buscando mercado com os produtos atuais, e colocando foco no cliente. Para médio e longo prazo, temos projetos de novos produtos e novas aplicações, pensando sempre na evolução e inovação”, resume Fernando, da Aromat.
Na ótica de Selena, a probabilidade, para o ramo de tintas, é de retomada de crescimento em anos futuros, possibilitando a utilização de aditivos de maior valor agregado. “A Metachem oferece aditivos que contribuem muito com adaptações de formulações às novas exigências dos seus clientes. O portfólio é pautado em produtos técnicos e de desempenho, requerendo da nossa equipe um conhecimento técnico importante. Isto auxilia os consumidores a entender e melhor aplicar os produtos na busca de novas formulações”, proclama.
A Colormix Especialidades trabalha com a BYK, empresa alemã, líder em aditivos poliméricos e reológicos, e com a Hoffmann, também alemã, tradicional em cargas funcionais e extensores. A BYK anualmente lança diversos produtos para tintas, focando em qualidade e atendimentos aos novos apelos. A Hoffmann acaba de lançar um produto que aumenta o efeito matte em vernizes base d´água; por ser um produto líquido, tem excelente manuseio e incorporação, informa Alexandre.
A Miracema possui alguns diferencias que, de acordo com Karina, são importantes mencionar: “Possui agilidade nos atendimentos, no retorno de informação e no desenvolvimento de novos produtos. E flexibilidade para atender todas as demandas que recebe. É uma empresa acessível. Produtos taylor made são desenvolvidos e produzidos para pedidos específicos. Muitas vezes as firmas se tornam tão burocráticas que o cliente não consegue nem o contato com a pessoa que precisa falar. São inacessíveis”.
Outro ponto relevante, no seu ponto de vista, é o complexo de laboratórios para controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, laboratórios aplicativos de tintas, petróleo, lubrificantes, mineração, fertilizantes, microbiologia, etc. Essa estrutura técnica complementa o fornecimento de produtos e agrega valor; e é oferecido ainda o suporte pré e pós-venda no uso dos produtos.
Fabrício assevera que, “há muitos anos, a Imerys tem um papel de protagonismo, atuando com liderança tecnológica, diversificação de portfólio e o maior pacote de soluções minerais, o que tem solucionado problemas e atribuído funcionalidades para os clientes”. Além disso, “o diferencial está nas pessoas que fazem parte de um time de especialistas totalmente dedicados às tintas”.
A Aromat possui uma carteira bastante ampla de produtos e a diversidade de mercados é um dos seus “grandes diferenciais”, sustenta Fernando. “Oferecemos desde matérias-primas para polimerização de resinas até pigmentos, solventes, modificadores reológicos e aditivos. Contamos com uma equipe de vendas e assistência ao cliente, além de uma estrutura física ampla e adequada para atender diversos negócios. Possuímos um laboratório de aplicações muito equipado e preparado para a realização de ensaios físico-químicos e análises químicas diversas”.
A Dinaco, segundo Viviane, auxilia os clientes na solução dos seus desafios: “Buscamos representadas com produtos de alto desempenho para ser one stop shop. A nossa equipe comercial tem profunda formação técnica, o que permite customizar soluções. Funcionamos, muitas vezes, como uma consultoria técnica”.
Tecnologia – Quando o que está em pauta é a tecnologia, a Metachem destaca: produtos para cura por radiação 3D, aditivos inibidores de corrosão para variados tipos de tintas, novas alternativas em agentes reológicos para construção civil, por exemplo. “Consideramos que os novos desenvolvimentos de produtos baseados em nanotecnologia serão, num futuro próximo, boas alternativas para o segmento de tintas”, antecipa Selena.
Trabalhando com aditivos, a Miracema desenvolveu expertise e tecnologias diferenciadas em todas as oportunidades que identificou, assegura Karina: “Na fabricação dos secantes metálicos, as combinações dos metais já prontas para potencializar a ação de secagem e ainda agilizar o processo do cliente utilizando menos itens. A tecnologia de fabricação e uso do bismuto como secante. Para os antiespumantes, foi investido em equipamentos específicos que melhoram a homogeneização e diminuem o tamanho de partícula, tornando-os mais eficientes em menores dosagens. No caso dos biocidas, aperfeiçoou-se a formulação. A combinação de ativos pode tornar o produto muito mais eficiente, pois há o efeito sinérgico na combinação das moléculas. Mas essa combinação nem sempre é simples, pois cada ativo tem uma condição específica de solubilidade, estabilidade, etc. e atualmente temos produtos únicos”.
A Colormix, por definição de Alexandre, “é um distribuidor de especialidades químicas que procura entender a necessidade dos clientes, para oferecer o melhor pacote de soluções. Temos um laboratório de aplicação onde podemos propor diversas alternativas”.
Viviane enfatiza que, para aplicação em ambientes e situações de extrema abrasão e desgaste, a Dinaco distribui um aditivo único: o polietileno de ultra-alto peso molecular (UHMWPE) com tratamento de superfície com gás reativo, tecnologia exclusiva da Inhance. O UH1250 aumenta a resistência ao desgaste e abrasão, além de melhorar a lubricidade e adesão em tintas e revestimentos.
“Uma novidade é o Tremin 283600 da HPF, uma carga mineral que garante alta resistência mecânica e funciona como anticorrosivo para tintas epóxi e PU. Funciona como alternativa ao fosfato de zinco, que vem sofrendo questionamento por questões socioambientais”, adiciona a diretora.
Dentro do universo dos minerais não metálicos, a Imerys tem mais de 30 tipos diferentes que podem ser adaptados e modificados de acordo com a funcionalidade desejada. “Temos novidades que serão apresentadas no Congresso da Abrafati e que estão alinhados aos pilares estratégicos e de inovação que direciona os nossos esforços tecnológicos”, anuncia Fabrício.
Conforme Fernando, a Aromat distribui produtos de alta tecnologia para tintas, revestimentos e plásticos. “Podemos destacar a linha de ceras micronizadas, em que temos uma ampla lista de produtos com tamanhos de partícula controlados com grande precisão, e baseados em PTFE, polietileno, polipropileno, EBS e poliamida, entre outros polímeros. Possuímos também uma linha de pigmentos em pó, que não requer passar por processo de moagem, e podem ser adicionados diretamente na resina com uma simples dispersão em Cowles. Possuímos ainda uma linha de produtos baseada em mica e revestida com prata para proporcionar efeito metálico em plásticos diversos”.
Indagada sobre investimentos programados, Selena divulga: “Planejamos ampliar o leque de produtos, buscando alternativas junto às nossas representadas. Também queremos adicionar novos aditivos que complementem o portfólio, através de novas parcerias. E vamos aumentar a equipe de vendas, no intuito de expandir a atuação da Metachem no território brasileiro”.
Fabrício reforça que a Imerys continua investindo e atualizando as suas unidades, “mas principalmente nas pessoas”. Karina explica que, como o segmento de tintas é um dos principais pilares do catálogo e faturamento da Miracema, “sempre que uma oportunidade é identificada, faz-se a análise crítica. Se for um projeto interessante, é dada sequência. Produtos novos são frequentemente desenvolvidos”.
Planos estratégicos – Karina comenta que a Miracema é muito dinâmica, flexível e ágil, e sempre acompanha as tendências e as possíveis oportunidades. Por isso, “intensificar a prospecção de novas oportunidades associada a uma inteligência de mercado com um viés mais técnico pode nos conduzir a resultados interessantes”, afirma. “Queremos trazer para dentro da companhia mais demandas e isso impulsionará toda a nossa estrutura, gerando a necessidade de novos investimentos em mão de obra especializada, novos equipamentos, novos laboratórios aplicativos, novos produtos, etc. Estaremos mais perto do cliente nesses próximos anos e esperamos que o crescimento tanto em faturamento como em estrutura técnica seja uma consequência positiva desse trabalho”.
Alexandre comenta que a Colormix Especialidades visa sempre a excelência no atendimento, contando com uma equipe técnico-comercial empenhada em oferecer soluções, apoiada por seus parceiros comerciais, altamente reconhecidos pela qualidade e capacidade tecnológica.
“A Metachem continuamente trabalha no desenvolvimento técnico de sua equipe e na busca de uma lista de produtos que acompanhe as tendências tecnológicas do ramo de tintas. Somos uma empresa voltada a especialidades em aditivos e, consequentemente, oferecemos opções técnicas aos clientes, que tragam soluções a seus desafios”, arremata Selena.Viviane realça que “a Dinaco tem no seu DNA o empreendedorismo, a inovação e a resposta rápida às solicitações. Estamos próximos dos clientes, dando suporte à indústria brasileira ao oferecer não apenas produtos de alto desempenho e tecnologia de ponta, resultado do investimento em P&D das nossas representadas, mas também serviços que agregam valor, como consultorias e acompanhamento técnico”.
O plano da Imerys, acentua Fabrício, contempla “investimentos em pessoas e em tecnologias e processos que nos permitam inovar com eficiência, garantindo a sustentabilidade da cadeia e a proximidade com os clientes”.
A principal estratégia da Aromat “é manter o foco no cliente, buscando sempre estar próximo e entendendo exatamente o que ele precisa para desenvolver soluções. É claro que para isso é necessário disciplina e foco. Contamos também com a parceria das empresas que são nossas representadas”, conclui Fernando.