Tintas e Revestimentos

Tintas: 7º Congresso atualiza setor de tintas

Quimica e Derivados
5 de agosto de 2001
    -(reset)+

    COR & APARÊNCIA

    Química e Derivados: Tintas: Espectrofotômetro portátil da X-Rite - medição em 5 ângulos.

    Espectrofotômetro portátil da X-Rite – medição em 5 ângulos.

    A Cor & Aparência apresenta o novo espectrofotômetro para medição de cor sem contato com a amostra TeleFlash, da X-Rite. O sistema TeleFlash permite a medição de cor on line, bem como a avaliação estatística do processo. Possibilita operar com todos os espaços de cor e tolerâncias existentes no mercado e também pode efetuar medição em qualquer tipo de superfície.

    O instrumento ainda pode ser usado para medir polietileno extrudado, tintas, vidro, cerâmica, pó, papel, chapas metálicas e outros produtos. O sistema é passível de uso em ambientes com muito pó e resiste a explosões. Entre outras características, compensa variações de cor causadas pelo termocromismo, e não requer resfriamento das amostras para efetuar as medições. Também o espectrofotômetro portátil multiangular MA68II, com capacidade para medir cores metálicas e perolizadas em 5 ângulos, será também exposto no congresso, em conjunto com o software QA2000. Outro software, o Formulation Master 2000 apresenta novidades em modelos matemáticos para cálculo de receitas de cor, bem como a integração de modelos já existentes e consagrados mundialmente pela X-Rite. A Cor & Aparência ainda exibe os modelos 962 e 964 de espectrofotômetros 0/45 destinados à troca de aberturas de medição entre 4, 7 e 16 mm, com conexões para todos os softwares de controle de qualidade e formulação de cores X-Rite. Destaca também a nova série de espectrofotômetros da esfera de integração SP60, SP62 e SP64; e o CA22, de baixo custo, com software de controle de qualidade QA Lite. Os produtos da Leneta completam a exposição.

    COROB

    A Corob oferece soluções em sistemas tintométricos com pacotes e portfólio completo de produtos. Pertencente ao grupo suíço Swisslog, com forte expressão em negócios ligados à automação logística-industrial e e-commerce, a empresa aposta no sistema tintométrico como importante ferramenta comercial e de marketing em termos de cores. A atração da Corob será Kenneth Charbonneau, consultor em marketing das cores, com extensa experiência no mercado norte-americano, para falar sobre as tendências para os próximos dois anos, as evoluções e influências no mercado de tintas. Em seu estande, apresenta nova geração de equipamentos de alto desempenho em precisão, repetição e velocidade, que possibilitam o tingimento de quaisquer cores em vários tamanhos de embalagens. A empresa ainda demonstra seu pacote completo de softwares para colorimetria, espectrofotometria e decoração em ambiente windows, todos com a característica principal de facilidade de operação em um aplicativo simples.

    DEGUSSA

    A Degussa Brasil apresenta um novo portfólio de produtos para a indústria de tintas, vernizes e revestimentos. A área de corantes e revestimentos apresenta os derivados de química da isoforona (Isoforona, Vestamin e Vestanat), os endurecedores Vestagon para tintas em pó epóxi, híbridas e PUR, as resinas de poliéster saturado Dynapol e Dynacoll para tintas, adesivos e resinas, as resinas especiais (Adesão, Sintéticas e Vilit), as polialfaolefinas amorfas Vestoplast e as ceras Vestowax. As resinas especiais são tema da palestra que será proferida por Werner Freitag, sob o título de “Magic Resins”. O setor de corantes mostra a linha Colortrend e a linha de biocidas Biotrend. A área de cargas avançadas e pigmentos coloca ênfase nos pigmentos azul da prússia, objeto de palestra de Peter Stroh. Esses pigmentos têm aplicação em tintas gráficas e industriais. Outro pigmento a ser apresentado é o preto de anilina BS 890, usado, entre outros, em lacas de poliéster insaturado para móveis, curadas por UV. Os pigmentos de negro-de-fumo, das linhas FW, Special Black e Printex estarão também na exposição. O amplo espectro de fosqueantes, com a marca Acematt traz, como novidade, a recente ampliação da capacidade fabril do fosqueante de alto rendimento Acematt OK412, facilmente dispersável para acabamento superficial. Finalmente, o Sipernat 820 A, sílico-aluminato de sódio, complemento de dióxido de titânio em tintas de dispersão, encerra a apresentação dessa área. O segmento de aerosil e silanos, além de mostrar a linha aerosil200, aerosil R972, aerosil R805, aerosil R812 e óxido de alumínio C lança neste evento o aerosil R7200, na América do Sul. Essa nova sílica pirogênica, modificada superficialmente, aumenta a resistência ao risco dos sistemas de tintas curados por UV.

    Na linha silanos, o destaque é para o Protectosil Antigraffiti, que protege superfícies de concreto contra pixação. A área de polímeros de alta performance traz o Vestosint, pó fino de poliamida 12, como aditivo modificador de impacto para lacas estruturais. A área de metacrilatos mostra os alquil, aril-hidroxiester e aminometacrilatos, dentre outros. Vale destacar o monômero Plex 6844-0 para melhora da adesão úmida em tintas de dispersão e monômeros como ciclohexilmetacrilato e isobornilmetacrilato, usados para tintas alto-sólidos. O setor de resinas metacrílicas apresenta a linha Degalan (termoplástica), além de Degaroute e Degadur, bicomponentes, de cura a frio, para demarcação rodoviária e pisos industriais, respectivamente. Os oligômeros e silicones apresentam a linha de aditivos Tego, entre os quais pode-se citar os agentes dispersantes Tego Dispers, os aditivos de nivelamento, alastramento e anticratera Tego Glide, os umectantes de substrato Tego Wet, os aditivos de fluxo Tego Flow, os antiespumantes Tego Foamex, os antibolhas Tego Airex, aditivo antigrafite para poliuretano Tego Protect, os aditivos reativos para sistema UV (madeira) Tego Rad. A Degussa Brasil representa, no País, a Kronos International, fabricante de pigmento branco dióxido de titânio. Wolfgang Koenner, especialista da Kronos, fará uma palestra sobre o uso do dióxido de titânio em tintas de silicato.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *