Tintas e Revestimentos

Tintas: 7º Congresso atualiza setor de tintas

Quimica e Derivados
5 de agosto de 2001
    -(reset)+

    BENTONIT UNIÃO

    Quando a Bentonit União Nordeste S.A . foi fundada, há 36 anos, o Brasil importava todo seu consumo de bentonita. Hoje, a empresa alcançou o objetivo a que se propôs e o País tornou-se auto-suficiente neste campo, seja pelas duas unidades no Nordeste ou pelas parcerias que mantêm com os Estados Unidos e Argentina. A Bentonit União vende 190 mil toneladas/ano. A versatilidade da bentonita, nos seus vários tipos, permite à empresa extrair, processar e fornecer produtos para emprego em diversos setores da economia, entre eles, moldes para fundição, pelotização de finos de minério de ferro, perfuração de poços de petróleo e artesianos, construção civil, ração animal, absorvente higiênico para animais domésticos, aditivos funcionais (tixotrópicos) para tintas e cosméticos e amaciantes em sabão, dentre outros usos. As parcerias de sucesso trouxeram para seus clientes brasileiros aditivos funcionais baseados em argilas, bem como o suporte técnico. A empresa oferece ao mercado brasileiro a linha de produtos Claytone, Garamite, Bentolite, Permont, Argel T e Volclay.

    BEST QUÍMICA

    Em exposição institucional, a distribuidora de solventes Best Química, de São Bernardo do Campo-SP, divulga a construção de sede própria no bairro da Cooperativa dessa cidade. Há 10 anos no mercado, a nova sede será construída em terreno de 15 mil metros quadrados e pretende dar impulso ao projeto de crescimento da empresa no setor de tintas, cuja participação nas vendas totais chegou a 30% no primeiro semestre.

    BETEL

    Com parque fabril instalado em Mogi-Guaçu-SP, em área de 28 m², a Betel destaca seus produtos para os mercados de tinta, têxtil, papel, plástico e outros. Sua linha apresenta variada gama de resinas, desde alquídicas e poliuretânicas, passando por acrílicas, maleicas, melamínicas, fenólicas, uréicas e cetônicas. Sua tecnologia caracteriza-se pela linha de poliuretanos aquosos, alquídicas hidrossolúveis e acrílicas especiais. Conta com reatores com capacidade entre 2 mil a 16 mil quilos e fabrica produtos com características específicas para cada aplicação.

    BRASCHEMICAL

    Representante de diversas empresas, a Braschemical mostra da americana DayGlo Color pigmentos especiais como fluorescentes, fosforescentes, invisíveis, branqueadores ópticos e glitter. Da inglesa EC Pigments apresenta com pigmentos orgânicos, com destaque para a linha Dyecom para tintas gráficas. Traz da alemã Lubrizol aditivos para tintas à base de água e solvente, dentre eles a série Lanco de ceras micronizadas. Também da inglesa Tennants Inks & Coatings, divulga as resinas de poliuretano, fenólicas e alquídicas. A sueca Expancel Nobel comparece com as microesferas expandíveis, com as filandesas Kemira Pigments OY, dióxido de titânio tipos anatase e rutilo, UV-Titan micronizado. Já a Noviant traz carboximetilcelulose e éter de celulose. Da japonesa Matsuio o visitante dispõe de tintas termocrômicas e fotocrômicas, e da alemã Haltermann, solventes especiais para tintas off-set. A Braschemical também lança os branqueadores ópticos da DayGlo, da série DyeBrite para tintas de segurança e controle de qualidade; o Expancel, com microesferas de polivinilideno expansíveis para a redução de densidade de massas plásticas, e o Lanco Intercoat VPP 555, da Lubrizol, um promotor de aderência para tintas aplicadas sobre substratos de polipropileno.

    CIBA

    A Ciba destaca uma nova geração de inibidores orgânicos de corrosão para tintas à base de água, cujos detalhes serão apresentados em palestra no congresso. Além disso, presta esclarecimentos sobre produtos antioxidantes, blendas, absorvedores UV, estabilizantes a luz, fotoiniciadores, dispersantes, espessantes, emulsões acrílicas, apassivadores de metal, algicidas, branqueadores ópticos para sistemas base solvente e água, pigmentos orgânicos, inorgânicos, preparações pigmentárias, dispersões e corantes. Também faz parte da exposição a divulgação de seus serviços de laboratório, treinamento prático e teórico de clientes, palestras, acompanhamento de aplicações e desenvolvimento de cores, assim como aditivação, acesso a informações técnicas, literatura sobre os produtos, solicitações de amostras, dentre outros serviços.

    CLARIANT

    Organizou sua exposição entre as divisões de pigmentos e aditivos (PA), a de éteres de celulose e de emulsões poliméricas (CEP) e a de químicos funcionais (FUN), as duas primeiras com produtos apresentados de forma inédita na feira. Da divisão PA, as novidades são os pigmentos orgânicos azul Hostaperm R5R VP 2548, amarelo Hostaperm H5G VP 2295 e vermelho Novoperm THI 4G 70 LP2543. Considerados pela empresa “ecológicos”, são pigmentos com aplicação em sistemas aquosos. Outros destaques da PA são as ceras micronizadas Ceridust, os aditivos absorvedores de ultravioleta Hals Sanduvor e os retardantes de chama Exolit. A divisão CEP apresenta a linha de emulsões poliméricas Mowilith e os éteres celulósicos Tylose, com propriedades aprimoradas de brilho, lavabilidade, reologia e com resistência à abrasão e intemperismo. Já a divisão FUN mostra, de forma institucional, sua linha de bactericidas e fungicidas.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *