Tintas e Revestimentos

Tintas: 7º Congresso atualiza setor de tintas

Quimica e Derivados
5 de agosto de 2001
    -(reset)+

    Outro ponto importante, na atuação da entidade, são as campanhas que encabeça contra a sonegação e a falsificação, e a eliminação de não-conformidades. A voltada contra a sonegação teve início em 1999 e foi intensificada no ano seguinte. Ela procura alertar o comércio varejista das conseqüências negativas para o setor, de comprar de fabricantes de tintas que vendam sem nota fiscal. A campanha contra a falsificação começou também em 1999. Ela tem o intuito de combater o mau uso das máquinas tintométricas, que ocorre com a utilização de matérias-primas não originais.

    A padronização e qualidade dos produtos são, também, preocupações da Abrafati. A comissão de eliminação de não-conformidades apoiou o desenvolvimento de 37 métodos de testes essenciais, preparados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil, para elaboração de especificações. O programa tem início pelas tintas de parede. Foram estabelecidos contatos e reforçados os laços com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), para desenvolver um programa conjunto para atacar não-conformidades na área de tintas, dentro do Programa de Análise de Qualidade de Produtos.

    As atrações da Feira

    AVECIA

    A empresa estará divulgando no 7º Congresso sua linha de resinas voltada para os mercados de manutenção industrial e anticorrosivos, vernizes e acabamento para madeira e recobrimentos para plásticos, bem como novos grades da família de biocidas Proxel, Densil e Vantocil, e o novo conceito de higienização de plantas SAPH (Systematic Approach to Plant Hygiene).

    Com mais de US$ 500 milhões investidos em pesquisa avançada, serviços técnicos e manufatura em suas 30 fábricas instaladas no mundo, a Avecia é representada no País e na feira por meio das divisões NeoResins e Biocides Protection & Hygiene. A primeira incorpora os polímeros NeoCryl, com emulsões e resinas acrílicas 100% sólidas; a linha NeoRez, com poliuretanos em dispersão aquosa e solução; a NeoPac, com dispersões aquosas uretano-acrílicas; a NeoRed, com resinas à base de água de cura UV; e a Haloflex, com emulsões especiais vinil-acrílicas. A divisão Biocides tem como filosofia a proteção do ciclo de vida dos produtos, além de oferecer suporte técnico, pesquisa e desenvolvimento de aplicações.

    BANDEIRANTE

    Líder na distribuição de materiais e serviços para o setor de tintas e vernizes, o expositor divulga produtos das suas diversas empresas representadas. Da Byk Chemie destaca as linhas de dispersantes, umectantes, nivelantes, antiespumantes e espessantes; da Dow Química, éteres de glicol, surfactantes, etalonaminas e etilenoaminas; da DuPont, a isoforonadiamina e o dióxido de titânio; e da Ineos, as resinas acrílicas. A Huber expõe caulins especiais, sulfato de bário, alumina triidratada e carbonato de cálcio; a Cray Valley apresenta suas resinas poliéster, poliamida e poliuretânicas. A Cabot divulga negros-de-fumo especiais para tintas e também sílica pirogênica, enquanto a Sartomer, comparece com resinas epóxi acriladas e monômeros funcionais. Os visitantes ainda poderão conhecer os acetatos, coalescentes, cetonas, isocianatos e os sistemas de solventes da Rhodia, a linha dos solventes alifáticos e aromáticos das Centrais Petroquímicas e da Petrobrás. Das demais representadas da Bandeirante, a Oliver & Battle tem projetos e equipamentos para indústrias de tintas; a Totalfinaelf oferece solventes especiais verdes para indústrias de tintas; a Wayne Pigments dispõe de pigmentos anticorrosivos para tintas industriais; a Byk Cera destaca emulsões e dispersões especiais de ceras para sistemas aquosos e solventes; e a Erkol, álcool polivinílico em diversas viscosidades. A Bandeirante ainda lançará a Band On-Line, pedra fundamental do comércio eletrônico da empresa.

    BASF

    As unidades de pigmentos, monômeros acrílicos, detergentes e formuladores, químicos industriais e dispersões se reúnem em destaque no 7º Congresso. Na linha de pigmentos, a empresa fornece tintas decorativas, industriais e automotivas (repintura e original), em pó, isentas de metais pesados, coilcoating, dentre outras. O expositor dispõe de ampla linha de produtos para o setor, como pigmentos orgânicos e inorgânicos, corantes e preparações pigmentárias. As ftalocianinas são estratégias para a empresa, na área de pigmentos, oferecidas em três linhas mundiais: pigmentos azuis isentos de cobre, pigmentos azuis epsilon e verdes bromados. No segmento de monômeros acrílicos, atua como ácido acrílico e metacrílico glacial, acrilatos de butila, 2 etil hexila, etila e metila, empregados na fabricação de resinas e dispersões acrílicas. A empresa aproveita a oportunidade do congresso para divulgar a inauguração, em 26 de setembro, da nova fábrica de acrilato de butila, em Guaratinguetá-SP, que absorveu investimentos da ordem de US$ 30 milhões. O produto, derivado do ácido acrílico, serve de matéria-prima para a fabricação de resinas e dispersões acrílicas destinadas à indústria de tintas e revestimentos, entre outros. A Basf ainda destaca produtos como neopentilglicol, 1,6-hexandiol, N-metilpirrolidona, trimetilolpropano e a linha de biocidas. Na linha das dispersões, apresenta o Acronal A508, o Basophop RSI e RSP, a Latekoll e Colacrall. O Acronal A508 é uma dispersão acrílica pura, de reduzido tamanho de partículas e propriedade adesiva para paredes. Trata-se de importante inovação nessa área, na qual tradicionalmente se utilizam produtos à base de solventes. O novo conceito garante resultados comparáveis às soluções em solventes, até mesmo em gesso. Já a linha de aditivos Basophop RSI e RSP destinam-se à formulação de tintas resistentes à chuva. A linha Latekol inclui espessantes e modificadores de reologia para tintas aquosas e se constitui dos produtos Latekol BA904, o Latekol BA907, e Latekol BA800. Para completar, a linha, a Colacrall, oferece dois produtos: o Colacrall LR 8989 e 8990. São espessantes para uso em conjunto na formulação das tintas, possibilitando ótima resistência à água, boa transferência da tinta para a parede e nivelamento.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *