Tintas e Revestimentos

Tintas: 7º Congresso atualiza setor de tintas

Quimica e Derivados
5 de agosto de 2001
    -(reset)+

    PETROQUÍMICA UNIÃO

    A Petroquímica União produz 1,5 milhão de toneladas de petroquímicos básicos por ano, incluindo ampla linha de solventes aromáticos e alifáticos com rígido controle de especificações. Além disso, a empresa faz resinas hidrocarbônicas aromáticas de petróleo, sob a marca Unilene, usadas para fabricar tintas de alumínio, para demarcação viária, entrando ainda na formulação de tintas alquídicas e de impressão. Nessas aplicações, melhora a formação de filme, a velocidade de secagem e a adesão da tinta ao substrato, além de aumentar o brilho e o teor de sólidos. Aumenta a tensão de ruptura e o extrato seco, além de ser compatível com borracha natural, SBR e policloropreno e ser um agente repelente à água. A estabilidade química, a facilidade de manuseio, a compatibilidade com diversos polímeros e a elevada pureza conferem às resinas Unilene elevado desempenho para a aplicação industrial. De acordo com a empresa, essa área de negócios da PqU é certificada pela norma ISO 9002 e conta com equipe de vendas e assistência técnica capacitada a ajudar na obtenção das melhores formulações no Brasil e no Exterior.

    PRADA

    Um conjunto de latas para transporte de produtos perigosos homologada pelo Ministério da Marinha é a principal novidade da empresa. Segundo o assessor de marketing, Adriano Marson, essa linha de embalagens vai credenciar os clientes da Prada a exportar o seu produto para qualquer país do mundo. “Isso vai agregar às nossas embalagens um diferencial de qualidade que, certamente, será reconhecido pelo mercado em pouco tempo”, diz. A Prada fornece embalagens metálicas para tintas, vernizes e solventes de marcas como Akzo, Basf/Suvinil, Coral e Sherwin-Williams. A empresa vai promover, na exposição, a lata de 18 litros com frisos verticais para tintas, que facilitam o transporte e empilhamento do produto, e o aerosol com neck in. Na área de inflamáveis, a certificação do Ministério da Marinha obtida pela Prada – para as latas de 500 ml retangular, 1 litro retangular, 5 litros retangular, aerosol com 57 e 65 mm de diâmetro, 1/4 de galão redondo e 900 ml redondo – só não é mais rigorosa que as normas de transporte aéreo de produtos perigosos, raramente empregada no Brasil. No mercado de embalagens de aço, a Prada vai apresentar aos envasadores e consumidores de produtos em aerosol uma lata com diâmetro de 65 milímetros com neck-in, que se encaixa no padrão internacional da categoria e facilita a exportação do aerosol brasileiro. Nos segmentos tradicionais, como purificadores de ar, desodorizadores, inseticidas, produtos para a saúde animal, lubrificantes e cosméticos, esta lata vai permitir que o tubo auxiliar de aplicação de alguns desses produtos, conhecido como espagueti, fique na posição vertical, fixado por uma presilha retentora mais prática e segura. O desenvolvimento equipara o aerosol brasileiro ao padrão consumido em larga escala nos mercados norte-americano e europeu.

    RENTANK

    Química e Derivados: Tintas: Contentor de aço inoxidável da Rentank.

    Contentor de aço inoxidável da Rentank.

    A Rentank divulga seu trabalho voltado para solucionar problemas com armazenagem de manutenção, de serviços e técnicas. A Divisão Macrogalpões é reponsável pelos galpões de estrutura metálica em aço e cobertura em lona vinílica de alta resistência mecânica e química. Os galpões têm frontais de 10 a 40 metros, comprimento modular de 5 metros e pé direito de 5,5 a 11 metros, resistência a ventos de até 130 km/hora e tempo de montagem de 500m²/dia.

    Oferece serviços de manutenção contínua, desenvolvimento de projetos especiais e assistência técnica. A Divisão Minitank disponibiliza uma linha completa de contentores de aço inoxidável tipo IBC e acessórios para permitir a adaptação direta ou indireta a qualquer mercado e linha de produção. A Rentank fabrica contentores homologados para o transporte de produtos perigosos, conforme as exigências da Portaria 204/97, do Ministério dos transportes. A linha da empresa é composta por contentores cúbicos e cilíndricos, móveis e estacionários, comuns, pressurizados e isotérmicos. Os volumes variam entre 750 e 5 mil litros. Outras características são o escoamento pleno, facilidade de movimentação, descontaminação simples, limpeza CIP e acessórios como medidores de nível e misturadores. A Rentank Log atua em operações logísticas integradas com IBCs e produtos químicos e oferece limpeza de IBCs.

    RHODIA

    Para o mercado de tintas e vernizes, a Rhodia oferece linhas de produtos e serviços, com destaque para os solventes oxigenados, isocianatos alifáticos e aditivos, além de dispersões. Os solventes oxigenados (ésteres, álcoois, cetonas, glicóis e sistemas), aliados à simulação computacional, garantem desempenho ambiental e técnico para qualquer tipo de aplicação. Merece destaque o desempenho das sílicas e aditivos. No 7º Congresso, a Rhodia mostrará sua expertise no segmento com palestras sobre novos isocianatos para revestimentos poliuretânicos com baixo teor de orgânicos voláteis, apresentando a nova geração de produtos das marcas Tolonate e Rhodocoat, além de revestimentos hidrorrepelentes obtidos com novas dispersões poliméricas. Os temas serão apresentados por Vincent Granier e Patrice Le-Cornec, ambos do centro mundial de pesquisas da Rhodia, na França.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *