Tintas: 7ª Exposição Internacional de fornecedores para tintas e 7º Congresso Internacional de tintas

Química e Derivados: Tintas: Hassessian - liderança em revestimentos com PU.
Hassessian – liderança em revestimentos com PU.

A Atofina promoveu a marca Orgasol, que designa pós micronizados de poliamidas obtidos pela polimerização de laurilactama e/ou caprolactama. Através de processo especial de obtenção, as partículas apresentam estruturas e morfologia totalmente diferentes dos pós moídos, têm formato esférico, alta superfície específica, estrutura porosa e distribuição granulométrica controlada, com ponto de fusão bem definido. Podem ser aplicados em tintas e revestimentos base água, base solvente, e formulações em pó, conferindo-lhes melhor resistência à abrasão, controle de brilho e textura, lubrificação no estado sólido, controle do coeficiente de atrito, elasticidade e resistência ao impacto.

Como líder mundial no fornecimento de matérias-primas para tintas e revestimentos poliuretânicos, a Bayer não podia faltar ao evento.

O gerente de negócios, Alberto Hassessian, explicou que neste ano a Bayer adotou um enfoque diferente, buscando trazer ao seu estande não só os executivos das empresas clientes, mas também, e principalmente, os técnicos e laboratoristas, pois “esses profissionais têm grande influência na decisão de escolha por um ou outro insumo”, acredita.

Para que pudesse haver um bom diálogo com esse público, não só os profissionais da área comercial, mas também os técnicos da Bayer estiveram no estande apresentando os produtos. Além dos tradicionais sistemas para tintas poliuretânicas Desmodur/Desmophen, destinados a um amplo leque de aplicações, como construção civil, automotiva e indústria em geral, foram divulgados os modernos Bayhydur e Bayhydrol, sistemas solúveis em água, empregados entre outros na pintura original de automóveis e de plásticos. Completam a linha, as clássicas resinas Alkydal e Roskydal, de amplo uso na fabricação de tintas e vernizes, em que se destacam as destinadas à aplicação em madeira e massas espatuláveis para reparo de automóveis.

Pigmentos e biocidas – Vedetes na fabricação de qualquer tinta, os pigmentos não poderiam faltar na feira. Os principais fornecedores marcaram presença, mostrando as novas tendências de cores especialmente os tons metálicos para as tintas automotivas.

Química e Derivados: Tintas: Takeda - pigmento com mica oferece efeito dourado.
Takeda – pigmento com mica oferece efeito dourado.

Dentre os lançamentos incluem-se os pigmentos dourados da linha Iriodin da Merck S.A. Afirma o assessor técnico e de marketing Marcelo Takeda, que uma tecnologia inovadora levou à obtenção dessa mais nova geração de pigmentos de efeito dourado baseados em mica.

Os pigmentos têm propriedades superiores como estabilidade química, alto brilho e efeito perolado maior do que o dos produtos usuais. As principais utilizações são a linha automotiva, mobiliária, eletro-eletrônicos, bicicletas etc. Pretendendo disponibilizar um pacote de soluções aos seus usuários, a empresa fornece não só o pigmento básico, mas também uma completa gama de modificações para utilização em várias aplicações, como tintas em pó, dispersões ou revestimentos para plásticos. “Os custos são algo maiores, mas a qualidade compensa”, disse Takeda.

A Gremafer, de Diadema, SP, divulgou, em parceria com sua representada exclusiva no Brasil, a americana Engelhard Corporation, pigmentos perolados de aparência metálica para uso em tintas automotivas, decorativas, industriais, de impressão, em pó e outras. Foi lançada a linha Exterior Lumina, composta de pigmentos à base de mica, tendo como característica um aumento no ângulo de reflexão, maior pureza e definição da cor, com resultado muito melhor do que os tradicionais efeitos de interferências de cores. Disponíveis nos tons gold, red, green, aquablue, red-blue e turquoise, “os pigmentos Exterior Lumina podem criar efeitos visuais únicos em tintas automotivas”, disse o assessor de negócios Roberto Mano.

Mano classificou o pigmento Esterior Vegetable Black-Olive como revolucionário graças à sua capacidade de aumentar a escala das cores de absorção possíveis com máscaras marrom-pretas originadas em pigmentos à base de mica. Até agora, somente o verde, o ouro pálido e os tons vermelhos eram viáveis, acrescentou. As tendências de cores em tintas automotivas para 2004 também foram expostas em 64 painéis divididos em quatro diferentes grupos. Para Mano, a visitação em seu estande foi boa, chamando a atenção o número de estrangeiros vindos de outros países da América Latina.

A Clariant apresentou nova linha de pigmentos orgânicos, cujas qualidades, conforme Gerson de Almeida, coordenador de assistência técnica da unidade de negócios Tintas e Aditivos, são alto poder de cobertura, boa estabilidade ao calor e excelente desempenho em sistemas aquosos. Nas cores vermelha, amarela e azul, os pigmentos, indicados para uso em tintas automotivas são novas moléculas orgânicas sintetizadas no centro de P&D da empresa.

Expositores que pretendiam divulgar suas linhas usuais também estiveram presentes, caso da Aldoro, de Rio Claro-SP, fornecedor de pigmentos metálicos à base de alumínio, na forma de pastas, pós e pellets, com classificação e granulometria diversificadas em função do tipo de aplicação e efeito desejado. A Aldoro fornece também purpurina ou bronze em pó, isto é, pigmentos metálicos de cobre e suas ligas com zinco e alumínio, na forma de particulado metálico lamelar, revestido com ácido esteárico. Para atender os segmentos de tintas gráficas, de impressão, decorativas, têxteis e outras, a linha Stanlux Gold é apresentada com várias granulometrias. O diretor geral Staffan Martendal espera que a Aldoro, que já exporta para 20 países, possa ampliar sua carteira de clientes em função do bom número de visitantes de outros países latino-americanos recebidos seu estande. Satisfeito com os contatos feitos, Martendal disse que a Aldoro, presente nas sete edições da feira, deverá participar também da próxima.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios