Têxtil

Têxtil: Fibras para o futuro

Quimica e Derivados
1 de novembro de 2016
    -(reset)+

    Química e Derivados, Fernando Cunha

    Fernando Cunha

    Texto: Márcia Mariano

    Outro destaque do Congresso Abit foi o especialista em têxteis avançados (multifuncionais, compósitos e biomédicos), Fernando Cunha, coordenador de projetos da plataforma internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, em Portugal, que tem por missão promover a transferência de conhecimento entre o setor acadêmico, empresarial e social.

    QD: Que impressão teve do evento e do mercado têxtil brasileiro?

    Durante o congresso, tive a oportunidade de trocar impressões com alguns palestrantes e com alguns industriais e, de fato, pude verificar que existe uma vontade enorme desses agentes de criarem novos produtos, essencialmente em setores diferenciados. Relativamente ao evento, creio que foi um sucesso. Agora é importante garantir a sua continuidade, para que desta forma a evolução seja repercutida na indústria.

    Revista QD: Há algum projeto em curso no Brasil ou na América Latina da Fibrenamics?

    A Fibrenamics é uma plataforma internacional da Universidade do Minho que atua em vários setores. No Brasil, Argentina e Colômbia estamos a levar a cabo um conjunto de atividades que buscam promover a transferência de conhecimento por via da formação avançada online (Fibrenamics training) e através de projetos de desenvolvimento de produtos inovadores com a indústria. Nas situações referidas já temos testes piloto em curso.

    Revista Q&D: Qual é o potencial de mercado brasileiro para novos desenvolvimentos em fibras?

    O desenvolvimento do setor têxtil será impulsionado pela matéria-prima, que são as fibras. No caso concreto dos materiais fibrosos, as áreas emergentes neste setor serão a sustentabilidade, fibras de alta performance e os materiais inteligentes. 



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *