A campanha Diffusion marcou a presença da distribuidora global Univar: “uma escolha, diversas opções” (formulações com multipropósitos). Para os cabelos apresentou o spray para lisos e cacheados baseado no silicone Dowsil CE 7080 Smart Style, da Dow, que permite modelar os cabelos de diferentes formas. Para a pele, a linha Tinosorb, da BASF, que confere ampla proteção contra os raios UVA, UVB, luz visível e infravermelha. O FPS fluido 50 atende o conceito indoor e outdoor.
Na linha de tensoativos livre de sulfatos, o Akypo RLM 45 CA, da Kao, proporciona limpeza suave com alto desempenho de espuma, protegendo a pele e os cabelos contra o ressecamento. Explora o conceito hydra micellar para shampoos e sabonetes líquidos. A Univar informou também que novos testes ampliam as possibilidades de uso para o neutralizante alcalino Tris Amino Ultra PC, da Angus: o ingrediente se torna o ativo aplicado em um hidratante neutralizante de odores para o corpo.
Pela primeira vez com um estande na FCE Cosmetique, a Symrise aproveitou a oportunidade para fazer vários lançamentos de produtos, de acordo com a assistente de marketing, Muriel Sarttori: shampoo micelar; SymHair Rescue, combinação do cacau da Amazônia com a manteiga de cupuaçu. Protege e repara o cabelo de danos causados por descoloração e aquecimento.
SymHair Force 1631 é uma solução para queda de cabelo e cabelos finos. Atua tanto no folículo quanto na fibra capilar. O ingrediente ativo deriva de microalgas do Taiti, produzidas sustentavelmente pelo processo de Blue Biotechnology. SymControl Care é um novo ativo derivado da fermentação de uma microalga do Mediterrâneo. “Fortalece a barreira cutânea e regula a oleosidade da pele”, mencionou Muriel.
Fornecedora de gelatina e peptídeos bioativos de colágeno para indústrias farmacêuticas e de alimentos, a novidade da Gelita foi o ingrediente premiado na Vitafoods (Genebra, 15-17 de maio): o Fortibone estimula as células ósseas a aumentar a síntese de componentes ósseos, tais como o colágeno. Ajuda a evitar problemas relacionados à atrofia e perda de densidade óssea.
Recentemente, a empresa alemã adicionou ao seu portfólio o Tendoforte, específico para tendões e ligamentos. “Ele atua de forma preventiva e acelera a recuperação”, comentou Sandra Lucchetti, do departamento de comunicações e marketing América do Sul. Foi difundida ainda, na FCE, a Gelita EC, “único produto derivado de gelatina capaz de gerar cápsulas moles entéricas em uma etapa”.
A holandesa Rousselot anunciou o Peptan IIm, matriz de colágeno hidrolisado tipo II, de origem suína, que protege as cartilagens, lubrifica as articulações e reduz a inflamação. “Após três meses de uso já se notam os primeiros resultados”, afiançou Rafaela Terin, assistente de vendas e marketing.
O Peptan IIm é eficaz em baixa dosagem e pode ser usado em comprimidos, cápsulas e balas de gelatina. O produto é solúvel em água, permitindo ampla variedade de aplicações nutracêuticas, na forma de misturas em pó, iogurtes e bebidas UHT. Na Arena do Conhecimento, a Rousselot fez a apresentação: “Peptan IIm: um novo e poderoso bioativo multifuncional para a saúde das articulações”.
“A FCE Pharma serve para consolidar a imagem da empresa e encontrar clientes. Daqui saem projetos porque a visitação é qualificada”. Com esses termos, o diretor de negócios da linha Health Care da Evonik, Luis Roberto Cardoso, definiu a importância do evento em que a empresa destacou os polímeros Eudragit, que se caracterizam pela versatilidade em atuar na liberação imediata de fármacos ou liberação controlada mediada por pH ou por tempo; PlasAcryl, sistema que torna mais simples e rápido o preparo de suspensões de Eudragit para a aplicação de revestimentos gastroresistentes.
Cardoso explanou que o Brasil representa 5% do faturamento global da multinacional alemã. Ele acredita que os supergenéricos (duas moléculas combinadas) poderão gerar novos negócios. “Queremos trabalhar mais forte no co-desenvolvimento de formulações farmacêuticas para genéricos”, assinalou.
Celebrando o aniversário de 350 anos, a Merck fez o pré-lançamento do software Chematica, que tem a capacidade de definir as rotas de síntese de uma molécula orgânica. “Vai ajudar muito as empresas porque reduz tempo e custos”, relatou Daniel da Cunha Teixeira, gerente de Pharma. Ele destacou também o software NeoLicy, que elimina o Excel, e contempla todas as mudanças em tratamento estatístico das validações da RDC 166. Com essa ferramenta, pode-se validar e emitir o relatório de qualquer método analítico.
Outro foco da empresa alemã na feira foi direcionado para os solventes instrumentais com embalagem retornável. Com esse produto, explicou Teixeira, o cliente poupa espaço de armazenagem dos frascos de vidro e ainda ajuda no meio ambiente porque, como adquire apenas o líquido que vai utilizar, não há descarte de material.