Tendências genderless e sustentáveis aparecem com força nas inovações

 

Química e Derivados, Tendências genderless e sustentáveis aparecem com força nas inovações - FCE CosmetiqueQuímica e Derivados, Tendências genderless e sustentáveis aparecem com força nas inovações - FCE Cosmetique

Ingredientes antipoluição, naturais e para combater os efeitos da luz azul dos dispositivos móveis ganharam evidência na Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética, a tradicional FCE Cosmetique, realizada de 22 a 24 de maio no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento atraiu um público recorde, o que pode sinalizar que os negócios do setor tendem a se incrementar ainda mais.

Ao mesmo tempo, em um piso acima, no 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), profissionais discutiram as tendências do mercado, o perfil do consumidor do futuro, rumos da maquiagem (aumentou o número de marcas específicas, a despeito da crise) e aspectos técnicos envolvendo tratamentos capilares e cutâneos.

Os visitantes se depararam com surpresas nos dois ambientes: seja pelo maior espaço ocupado pela feira, com uma série de novos ingredientes vindo por aí, ou pela divulgação de que outras classes de consumidores pedem passagem: os integrantes do estilo genderless, que não possuem identidade de gênero (demandam produtos dissociados do masculino e do feminino) e os que seguem os preceitos orgânicos e veganos, ou são pacientes oncológicos.

Não existem números para dar a dimensão exata do consumo de cosméticos naturais, orgânicos, veganos e sustentáveis no país, mas os estudos coincidem que o potencial de crescimento é surpreendente. Relatório da Grand View Research estima que a demanda global de produtos orgânicos de cuidados pessoais deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025.

No momento em que se divisa um boom para os produtos voltados ao público masculino – a previsão da Euromonitor é de um crescimento no Brasil de 30% até 2020 – um perfil novo de mulher busca consumir o que lhe representa maior empoderamento. Em suma, estão surgindo nichos de comércio em um contexto em que a diversidade e as preocupações com o meio ambiente e o consumo socialmente responsável se robustecem.

O diretor da NürnbergMesse Brasil, Diego Carvalho, declarou que a área reservada aos cosméticos ficou 10% maior, em relação à edição do ano passado. Na outra ponta, a FCE Pharma também aumentou: 15%. “Concluímos uma edição histórica para ambas as feiras”, agregou João Paulo Picolo, presidente nacional da empresa organizadora. As FCE são rotuladas de principal polo de atualização profissional e negócios para as indústrias de cosméticos, medicamentos, complementos nutricionais, logística e outros serviços relacionados.

Durante os três dias, 16.224 visitantes (foram 15.400 em 2017) percorreram os cerca de 40 mil m2 dos dois eventos, ocupados por soluções e lançamentos de 1.100 marcas. Os organizadores criaram uma nova ferramenta, um aplicativo, para que as pessoas pudessem fazer conexão com os expositores, elaborando uma agenda pessoal.

Carvalho comemorou a entrada de novos participantes dos ramos de automação, robótica e logística na Pharma. As Rodadas de Negócios, organizadas em parceria pela Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquif) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), atraíram potenciais compradores da Arábia Saudita, Turquia e Irã, gerando uma expectativa de fechamento de negócios acima de US$ 5 milhões, segundo o executivo.

Congresso – Ao discorrer no Congresso de Cosmetologia sobre o comportamento do jovem consumidor nas redes sociais, o gerente de estratégia digital da L´Oréal, de Paris, Jonathan Biancarelli, enfatizou que eles querem participar dos processos, ajudar a criar um produto, e preferem, na gíria etária, “ficar do que namorar com as marcas”.

Ele disse também que, graças às redes sociais, há oportunidade de dialogar com esses consumidores, ouvir as suas demandas. E aconselhou: as mensagens criadas para cada marca devem ter formatos curtos e impactantes, ser personalizadas e compatíveis com os celulares.

No debate sobre os rumos do mercado de maquiagem para 2020, a diretora executiva da Kobo, Isabella Borges, contou que a Coréia do Sul é quem dita as tendências (inovações). Para ela, o futuro será dos produtos multifuncionais e a linha natural é uma das vias.

O colombiano John Jiménez, da Belcorp, concordou: “O consumidor quer várias soluções: hidratante com FPS, antipoluição etc”. E revelou que, em neurociência, a cor mais favorita é o azul e as embalagens devem ser curvas ou arredondadas.

Isabella colocou um ponto de interrogação na utilização do glitter, por ser um plástico e não haver dados sobre a sua degradação no meio ambiente, característica que não apetece muitos consumidores. Em sua opinião, a principal tendência da maquiagem é a diversidade dos nichos e a flexibilidade para seguir a moda. Nessa corrente, entram os produtos “verdes”, orgânicos e veganos e o indicado para o fitness.Na palestra “Inovação genderless baseada na neurociência”, Jiménez afirmou que “a perfumaria está experimentando a revolução de gênero”, que começou na indústria da moda. A perfumista Renata Ashcar retomou o tema, no debate sobre “O boom dos produtos masculinos”, testemunhando que “a indústria já caminha para o sem gênero. E este é um caminho sem volta”. Exemplo: já há perfumes masculinos com ingredientes adocicados, antes só utilizados nos femininos.

Já Daniel Caldeira, diretor de P&D da Go Cosméticos, ressalvou que o desenvolvimento de formulações leva em conta aspectos que diferenciam os gêneros, pela composição bioquímica de cada um: “A maioria dos produtos femininos têm concentrações altas de silicones e óleos”. A questão, agora, é “como equilibrar as substâncias” nas novas formulações: “Quando pensamos num produto masculino, quanto devemos colocar de cada ingrediente? Quanto usar de silicone?”

Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions, exibiu resultados de pesquisa que mostram que, para o homem atual, cuidar da beleza não é só coisa de mulher, é cuidar da saúde. Há os que gastam o que for preciso para ficar mais bonito. Entre os produtos que os homens consomem ele citou cremes ou loções, shampoos e condicionadores, cuidados com a barba, unhas, mãos e pés, perfumes, hidratantes e esfoliantes.

Ao abordar o assunto “Ingredientes e tecnologias sustentáveis: as tendências `verdes`”, Daniella Lopes Francischetti, da Solabia, frisou que 40% do consumidores brasileiros acham que as empresas têm que ser ambientalmente responsáveis; 48% leem os rótulos dos produtos antes de comprá-los; e 72% se sentem bem quando compram um produto que respeita a biodiversidade e os processos `verdes´ de produção.

Daniella anunciou que a Solabia desenvolveu “uma tecnologia inovadora para a construção de ingredientes ecocosméticos”. Trata-se do SolaGreeen, a tecnologia dos superfluidos, um solvente seguro e natural (água subcrítica e CO2 supercrítico). “É inovador, funcional e de alta performance”, assegurou. Recentemente, a matriz francesa adquiriu a ilha de Ouessant, de 15 km2, na região da Bretanha, para a extração de algas. “Lá, há 60 espécies nativas e também se possibilita o cultivo”, observou. Um ativo antipoluição é produzido na Europa com essa matéria-prima.

Pharma – O futuro do mercado farmacêutico também sofre forte influência dos meios digitais e das necessidades cotidianas dos consumidores. Rafael Lindemeyer, da Ipsos Marketing, salientou que 39% dos lares nacionais possuem alguém com hipertensão. A diabetes afeta 28%; dores de cabeça frequentes, 24%; e obesidade, 18%. “O consumidor não vai simplesmente na farmácia da esquina. Ele pesquisa na internet, troca informações até chegar à compra, que pode ou não acontecer nos estabelecimentos físicos”, observou.

O diretor de vendas da Antares Vision, Gianfranco Lanfredi, palestrante da conferência InnoPharma, tratou da questão das empresas brasileiras que buscam se adequar à resolução 157/2017, da Anvisa, que estabelece as diretrizes para a rastreabilidade de produtos farmacêuticos. “Este é o maior desafio da indústria de embalagem farmacêutica hoje. A Turquia é o único país do mundo com um sistema de tracking totalmente implementado”, sublinhou. A operação é mais simples para a mão-de-obra, ficando as decisões mais suscetíveis a erro para as máquinas. E alertou: “Os operadores precisam ter acesso à assistência técnica a qualquer hora”.

Na 3ª edição do Simpósio FCE-ACFB/ANF de Inovação Farmacêutica, o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Marco Antonio Stephano, falou sobre o uso da inteligência artificial e suas aplicações no desenvolvimento de novos fármacos, na caracterização de doenças e também na prospecção do processo de vacinação.

“A inteligência artificial está aí para mudar profissões e os diagnósticos. Em um futuro próximo, por uma simples foto, pelo globo ocular, uma máquina será capaz de identificar o seu problema e indicar o remédio ou o exame adequado”, previu.

Química e Derivados, Gonçalves: demandas atuais geram novas oportunidades
Gonçalves: demandas atuais geram novas oportunidades

Exposição – A Chemyunion reservou um espaço no mezanino para receber os clientes, convidando-os a experimentar produtos para pele e cabelo e conhecer os lançamentos da empresa (4MAN, Hebeatol CG e Powderfeel WR). “O consumidor quer conhecer a história, a cadeia de produção, o propósito das empresas, e ter produtos mais naturais”, avaliou Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais.

Ele considera as demandas atuais “mais como uma oportunidade do que uma ameaça”, até porque atender esses anseios será “um diferencial competitivo no futuro. O nosso olhar é esse, sabendo que há desafios a vencer”. Aos que se preocupam com os aspectos regulatórios, aconselhou: “Não adianta discutir a lei. Ela tem que ser cumprida. Não se pode perder a perspectiva de mercado. A legislação não é disruptiva e pode provocar um certo pânico, criar um preconceito. Quem for mal informado, vai ficar olhando o mundo de dentro de uma caverna”. Gonçalves fez uma apresentação no pré-Congresso: “Estratégias de implantação para matérias-primas: case Chemyunion”.

Química e Derivados, Ramos: probiótico restaura imunidade e hidratação da pele
Ramos: probiótico restaura imunidade e hidratação da pele

Multinacional brasileira conhecida pelo desenvolvimento de sistemas de nano e microencapsulação de ativos, a Nanovetores, de Florianópolis-SC, lançou o Symbiocaps LA, ativo probiótico tópico para restauração da imunidade e hidratação da pele. “O probiótico como cosmético é um conceito novo, uma nova tendência. Entregamos os probióticos vivos dentro das cápsulas”, realçou Ricardo Henrique Ramos, CEO da companhia.

A empresa também expôs o Active NV Pearls. Cada pérola contém um booster de ativos nanotecnológicos. Constituída de biopolímeros naturais, possui ação antipoluição e hidratante. A de vitamina C encapsulada, para creme facial, tem propriedades antirrugas, antipoluição e anti-idade. “É um produto requintado”, acrescentou Ramos.

Também brasileira, a Vollmens Fragrances, de Saltinho-SP, embarcou no conceito de vida natural e no “Jardim secreto” que armou em seu estande exibiu uma coleção de fragrâncias criadas com exclusividade para cada ambiente: aromáticas, florais e amadeiradas.

Química e Derivados, Natália: vendas estáveis por manter base ampla de clientes
Natália: vendas estáveis por manter base ampla de clientes

Apesar da valorização do dólar (90% das matérias-primas das fragrâncias são importadas), a gerente de comunicação, Natália Mendes, garantiu que a demanda não caiu, porque da sua base de 3 mil clientes, 70% a 80% são empresas de pequeno e médio porte, regionais, que conseguiram crescer na crise.

Com uma linha de óleos essenciais orgânicos desde 2012, que não emplacou na época por causa do alto preço, mas que, agora, é uma tendência de consumo, a Vollmens também detecta um forte incremento pelo marketing olfativo: “Perfumar ambientes, shoppings etc. tem muita demanda”, acentuou Natália. No mesmo estande, a tatuagem provisória perfumada, obra da Tatoo Perfume que objetiva atingir as gerações Y e Z, foi uma sensação entre os visitantes da feira.

Comemorando 90 anos, a MCassab apresentou três novos parceiros: Elkem (silicones) e SNF (polímeros solúveis em água), na área de personal care, e o Grupo Centroflora, que trabalha com extratos botânicos. A gerente de desenvolvimento de produtos, Andrea Adams, informou que a área de LifeScience criou o Projeto SER para traduzir as tendências de mercado e movimentos globais, especialmente de personal care.

Química e Derivados, Cada ambiente pode ter um aroma específico, da Vollmens
Cada ambiente pode ter um aroma específico, da Vollmens

Sob este conceito, reforçando a questão positiva do pró-envelhecimento, foram divulgadas as seguintes novidades: Gatuline Radiance, ingrediente ativo que combate sinais de cansaço e devolve a coloração natural da pele, além de doar luminosidade. Contém água vegetal de maçã, com ação energizante e pró-aging; Baycusan C10004/1, com camada protetora antipoluição; e MioSYN Fine, mica com efeito radiante natural e sérum pró-envelhecimento. A MCassab também tem parcerias com Oxiteno, Solvay Rhodia, Miyoshi, Covestro, Gattefossé, Kahlwax e Contipro.

Química e Derivados, Tatuagem aromatizada fez sucesso entre os visitantes
Tatuagem aromatizada fez sucesso entre os visitantes
Química e Derivados, Karina: Lubrizol desenvolve alisante de cabelos sem formol
Karina: Lubrizol desenvolve alisante de cabelos sem formol

No estande da Dinaco, que trouxe o portfólio de ingredientes sustentáveis da argentina Novachem, as últimas inovações da Lubrizol, dentro do catálogo Lipotec, têm foco na pele: Lumicease protege contra a luz azul (que causa manchas), infravermelha e UV. É um extrato de fermentação obtido através de biotecnologia de um microrganismo resistente à radiação; Fensebiome é um peptídeo que estimula a proliferação de bactérias benéficas à pele. “Promove maior equilíbrio da microbiota da pele. É indicado para cremes corporais, faciais e sabonete líquido”, ressaltou a gerente de marketing, Karina Teixeira.

A Lubrizol está preparando o lançamento do Fixate Keratin na In-cosmetics, em setembro, antecipou Karina. Trata-se de um ingrediente para alisamento (até tipo 4) e controle de volume do cabelo. Propicia definição de cacho; é livre de formol e ácido glioxílico e tem pH seguro para aplicação no couro cabeludo.

Química e Derivados, Muriel: estreia na feira exibiu insumos naturais para cabelos
Muriel: estreia na feira exibiu insumos naturais para cabelos

A campanha Diffusion marcou a presença da distribuidora global Univar: “uma escolha, diversas opções” (formulações com multipropósitos). Para os cabelos apresentou o spray para lisos e cacheados baseado no silicone Dowsil CE 7080 Smart Style, da Dow, que permite modelar os cabelos de diferentes formas. Para a pele, a linha Tinosorb, da BASF, que confere ampla proteção contra os raios UVA, UVB, luz visível e infravermelha. O FPS fluido 50 atende o conceito indoor e outdoor.

Na linha de tensoativos livre de sulfatos, o Akypo RLM 45 CA, da Kao, proporciona limpeza suave com alto desempenho de espuma, protegendo a pele e os cabelos contra o ressecamento. Explora o conceito hydra micellar para shampoos e sabonetes líquidos. A Univar informou também que novos testes ampliam as possibilidades de uso para o neutralizante alcalino Tris Amino Ultra PC, da Angus: o ingrediente se torna o ativo aplicado em um hidratante neutralizante de odores para o corpo.

Química e Derivados, Rafaela: colágeno protege as cartilagens e reduz inflamação
Rafaela: colágeno protege as cartilagens e reduz inflamação

Pela primeira vez com um estande na FCE Cosmetique, a Symrise aproveitou a oportunidade para fazer vários lançamentos de produtos, de acordo com a assistente de marketing, Muriel Sarttori: shampoo micelar; SymHair Rescue, combinação do cacau da Amazônia com a manteiga de cupuaçu. Protege e repara o cabelo de danos causados por descoloração e aquecimento.

SymHair Force 1631 é uma solução para queda de cabelo e cabelos finos. Atua tanto no folículo quanto na fibra capilar. O ingrediente ativo deriva de microalgas do Taiti, produzidas sustentavelmente pelo processo de Blue Biotechnology. SymControl Care é um novo ativo derivado da fermentação de uma microalga do Mediterrâneo. “Fortalece a barreira cutânea e regula a oleosidade da pele”, mencionou Muriel.

Fornecedora de gelatina e peptídeos bioativos de colágeno para indústrias farmacêuticas e de alimentos, a novidade da Gelita foi o ingrediente premiado na Vitafoods (Genebra, 15-17 de maio): o Fortibone estimula as células ósseas a aumentar a síntese de componentes ósseos, tais como o colágeno. Ajuda a evitar problemas relacionados à atrofia e perda de densidade óssea.

Química e Derivados Sandra: derivado de gelatina forma cápsulas numa só etapa
Sandra: derivado de gelatina forma cápsulas numa só etapa

Recentemente, a empresa alemã adicionou ao seu portfólio o Tendoforte, específico para tendões e ligamentos. “Ele atua de forma preventiva e acelera a recuperação”, comentou Sandra Lucchetti, do departamento de comunicações e marketing América do Sul. Foi difundida ainda, na FCE, a Gelita EC, “único produto derivado de gelatina capaz de gerar cápsulas moles entéricas em uma etapa”.

A holandesa Rousselot anunciou o Peptan IIm, matriz de colágeno hidrolisado tipo II, de origem suína, que protege as cartilagens, lubrifica as articulações e reduz a inflamação. “Após três meses de uso já se notam os primeiros resultados”, afiançou Rafaela Terin, assistente de vendas e marketing.

O Peptan IIm é eficaz em baixa dosagem e pode ser usado em comprimidos, cápsulas e balas de gelatina. O produto é solúvel em água, permitindo ampla variedade de aplicações nutracêuticas, na forma de misturas em pó, iogurtes e bebidas UHT. Na Arena do Conhecimento, a Rousselot fez a apresentação: “Peptan IIm: um novo e poderoso bioativo multifuncional para a saúde das articulações”.

Química e Derivados, Cardoso divulgou a linha de polímeros Eudragit, da Evonik, para uso farmacêutico
Cardoso divulgou a linha de polímeros Eudragit, da Evonik, para uso farmacêutico

“A FCE Pharma serve para consolidar a imagem da empresa e encontrar clientes. Daqui saem projetos porque a visitação é qualificada”. Com esses termos, o diretor de negócios da linha Health Care da Evonik, Luis Roberto Cardoso, definiu a importância do evento em que a empresa destacou os polímeros Eudragit, que se caracterizam pela versatilidade em atuar na liberação imediata de fármacos ou liberação controlada mediada por pH ou por tempo; PlasAcryl, sistema que torna mais simples e rápido o preparo de suspensões de Eudragit para a aplicação de revestimentos gastroresistentes.

Cardoso explanou que o Brasil representa 5% do faturamento global da multinacional alemã. Ele acredita que os supergenéricos (duas moléculas combinadas) poderão gerar novos negócios. “Queremos trabalhar mais forte no co-desenvolvimento de formulações farmacêuticas para genéricos”, assinalou.

Celebrando o aniversário de 350 anos, a Merck fez o pré-lançamento do software Chematica, que tem a capacidade de definir as rotas de síntese de uma molécula orgânica. “Vai ajudar muito as empresas porque reduz tempo e custos”, relatou Daniel da Cunha Teixeira, gerente de Pharma. Ele destacou também o software NeoLicy, que elimina o Excel, e contempla todas as mudanças em tratamento estatístico das validações da RDC 166. Com essa ferramenta, pode-se validar e emitir o relatório de qualquer método analítico.

Química e Derivados, Linha de polímeros Eudragit, da Evonik, para uso farmacêutico
Linha de polímeros Eudragit, da Evonik, para uso farmacêutico

Outro foco da empresa alemã na feira foi direcionado para os solventes instrumentais com embalagem retornável. Com esse produto, explicou Teixeira, o cliente poupa espaço de armazenagem dos frascos de vidro e ainda ajuda no meio ambiente porque, como adquire apenas o líquido que vai utilizar, não há descarte de material.

Química e Derivados, Teixeira: solventes ganham embalagem segura e retornável
Teixeira: solventes ganham embalagem segura e retornável

Com a compra da norte-americana Capsugel, no ano passado, a suíça Lonza levou para a FCE Pharma a linha de cápsulas vegetarianas Plantcaps, feitas de tapioca. Além disso, as de fácil abertura (Sachecaps), desenvolvidas para atender os ramos pediátrico e geriátrico com dificuldade de deglutição; as DR Caps, as únicas acidorresistentes disponíveis no comércio; e as Vcaps, de origem vegetal (HPMC), “uma solução para fórmulas higroscópicas”, conforme Thatyane Almeida, representante de atendimento ao cliente.

Um robô móvel no estande da Pollux chamou a atenção para a Indústria 4.0. Embora essa tecnologia ainda esteja “engatinhando” no setor farmacêutico, o diretor de desenvolvimento de negócios, Ricardo Gonçalves, manifestou que a tendência é que sejam robotizadas todas as atividades de manuseio de material que não têm valor agregado e expõem o ser humano a um risco de saúde. Sinal dos tempos, ele já detecta uma grande demanda, desde o ano passado.

Com tecnologia da Dinamarca, a Pollux, de Joinville-SC, oferece alta tecnologia para a gestão de fábricas digitais por meio de um conjunto de soluções que associam o uso de técnicas contidas na Internet Industrial (IIOT), como software, sensores, robótica colaborativa e análise de dados avançados com as melhores práticas de gestão.

Gonçalves esclareceu que os empresários podem optar pela locação de robôs para exercer funções repetitivas em linhas de produção. O robô móvel AMR dispensa o uso de trilhos ou fitas magnéticas. É controlado diretamente de smartphone, tablet ou computador e pode ter sua rota modificada sempre que preciso. Com sensorização da linha e integração com o software industrial, o robô móvel sabe exatamente que operação ele precisa abastecer e, automaticamente, realiza a missão. Já são mais de 100 robôs colaborativos instalados no país.

Química e Derivados, Liliana controla temperatura conforme norma da Anvisa
Liliana controla temperatura conforme norma da Anvisa

Quem visitou o estande do Grupo Polar ficou sabendo que o seu centro de pesquisa e desenvolvimento em cadeia fria está preparado para trazer mais opções para o mercado. “Se o cliente quer uma embalagem retornável, um gelo específico, ele vai encontrar a solução”, asseverou Liana Montemor, gerente de desenvolvimento estratégico em cold chain.

A empresa está preparada para atender os requisitos do Guia Anvisa de 2017, assim como da iminente publicação da resolução 343, que trata das boas práticas do transporte de medicamentos, incluindo o controle e o monitoramento da temperatura. Divulgou-se também a ampliação da parceria com a DuPont. Agora, a Polar é distribuidor oficial das vestimentas Tyvek Isoclean para o setor farmacêutico/hospitalar no Brasil: tecido com baixíssima emissão de partículas, que reduz os riscos de contaminação cruzada, proporcionando proteção química e biológica ao usuário.

A próxima edição da FCE Cosmetique e Pharma está agendada para os dias 21 a 23 de maio de 2019, na SP Expo.

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