Tecniplas “transporta edifícios” pelo Brasil

Empresa fabrica tanques e equipamentos especiais de compósitos que chegam a ter 20 m de altura e 5,7 m de diâmetro

Já imaginou transportar um edifício de seis andares pelas estradas brasileiras? A Tecniplas faz isso com frequência. Líder em tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro), a empresa fabrica colossos com mais de 5 m de diâmetro e 20 m de altura. Situada em Cabreúva, no interior de São Paulo, seus clientes estão espalhados por todo o país.

A nossa atividade é repleta de desafios, e o logístico é um deles”, comenta Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

Para dar conta das limitações de altura no transporte pelas rodovias brasileiras, a Tecniplas precisou adaptar uma de suas carretas. “O cocho do equipamento fica a menos de 30 cm do chão. Tem 13 m de comprimento e exatos 25 cm de altura na parte mais baixa. Assim, conseguimos transportar tanques de 5,7 m de altura, limite máximo permitido em nossa região”. Nesse caso, detalha Rossi, soma-se o conjunto do diâmetro do equipamento e a altura da prancha da carreta. “Porém, a partir de 5 m de altura já é necessário contar com batedores e escolta policial”.

Tecniplas conta com carreta adaptada para o transporte de equipamentos de grandes dimensões
Tecniplas conta com carreta adaptada para o transporte de equipamentos de grandes dimensões

Ao investir na adaptação da carreta, a Tecniplas deu mais opções aos seus clientes, uma vez que pouquíssimas transportadoras no Brasil dispõem de modelos desse tipo. “A empresa que adquire nossos tanques e equipamentos especiais consegue reduzir o impacto do valor do frete em seus projetos”, salienta.

Até hoje, a Tecniplas fabricou tanques de 400 m³ (5m de diâmetro) em uma única peça – acima disso, não existem disponíveis no mercado carretas capazes de transportá-los. A partir daí, a empresa oferece duas opções aos clientes: dividir em dois equipamentos a sua necessidade de armazenamento ou partir para os megatanques, que podem ter até 4 mil m³ de capacidade (15m de diâmetro). “São montados em campo por meio do processo de oblatação, uma exclusividade da Tecniplas no Brasil”.

Em linhas gerais, a oblatação permite que as seções dos tanques sejam ovalizadas e acinturadas, assumindo o formato semelhante ao do número oito. Dessa maneira, um reservatório de 15 metros de diâmetro, após a oblatação, fica com 5 metros. No local de instalação, as seções são redimensionadas e, de forma manual, laminadas umas sobre as outras.

Sobre a Tecniplas
Fundada em 1976, a Tecniplas é a maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro). Situada em Cabreúva (SP), onde mantém uma fábrica de 32 mil m², a Tecniplas atende os setores de álcool e açúcar, papel e celulose, clorossoda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico. Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

A  Tecniplas é empresa destaque no GuiaQD.com.br, consulte sobre os equipamentos e produtos que ela fabrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.