Publieditorial

Tecniplas fornece equipamentos especiais para a Leagold

Quimica e Derivados
7 de novembro de 2018
    -(reset)+

    A Tecniplas forneceu duas colunas de eluição para a mineradora de origem canadense Leagold. Com fundo e tampo abaulados, trinta bocais cada e inteiramente de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro), os equipamentos trabalham sob condições bastante severas na planta que a Leagold mantém em Santa Cruz (BA).

    Coluna de eluição e detalhe dos bocais: pressão elevada e atendimento à norma NR-13

    “Trata-se de um fornecimento complexo, para dizer o mínimo. Em operação, cada um dos quatro pés dos equipamentos tem que suportar dez toneladas. Internamente, são 3 kg de pressão e uma temperatura média de 65 ºC. Sem contar que as colunas devem atender às exigências da norma NR-13, referente a vasos de pressão”, comenta Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

    Outro complicador é o fato de o fundo e o tampo serem abaulados, o que dificulta a laminação dos cilindros com as partes superior e inferior dos equipamentos. Com 3 m de diâmetro, 5,75 m de altura e capacidade para 35 m³, as colunas apresentam espessura elevada, característica necessária para resistir à alta pressão, e isso também influenciou diretamente na composição dos bocais.

    “Foi preciso fazer muito estudo de cálculo para determinar a laminação adequada da etapa conhecida como ‘recomposição do laminado’, já que os cortes para a instalação de cada bocal implicam em descontinuidade do filamento de fibra de vidro, que, por norma, deve ser recomposto por meio da laminação manual”, detalha o diretor da Tecniplas.

    Sobre a Tecniplas 
    Fundada em 1976, a Tecniplas é a maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro). Situada em Cabreúva (SP), onde mantém uma fábrica de 32 mil m², a Tecniplas atende os setores de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico. Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. Odair Pompeo

      Engenheiro de eqpto para petróleo etc…



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *