Tecniplas e o combate à corrosão

Empresa fabrica tanques e equipamentos que operam em ambientes de altíssima agressividade química

O início de um projeto na Tecniplas, líder brasileira em tanques e equipamentos de compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro), é marcado pela avaliação do ambiente químico.

Ou seja, que tipo de produto será armazenado ou manipulado e sob qual temperatura e pressão.

Com esses dados em mãos, a Tecniplas consegue determinar o cenário que irá enfrentar. “Ácidos, como o sulfúrico, clorídrico e nítrico são os ambientes mais agressivos.

Também podemos incluir nessa lista hipoclorito, dióxido de cloro e amônia”, enumera Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

Aplicações com tamanha agressividade química são encontradas com mais frequência em fábricas de papel, mais especificamente em plantas de dióxido de cloro e de branqueamento de celulose.

“São equipamentos de processo que operam com ácidos agressivos e em temperaturas algumas vezes no limite da resistência da resina”, ilustra o diretor da Tecniplas.

Situações que exigem máxima responsabilidade do fabricante, ele salienta, uma vez que eventuais rupturas podem colocar em risco a saúde e até mesmo a vida dos operadores.

Ainda que seja considerado um dos materiais mais resistentes à corrosão, até o PRFV pede socorro em algumas situações.

Por exemplo, na armazenagem de ácido sulfúrico em concentração de 99%. “Nesses casos, fazemos uma camada interna ou liner em termoplástico e estruturamos o equipamento com PRFV”.

Trata-se de um método construtivo chamado de Duo-Laminado – é bastante utilizado como alternativa a ligas metálicas nobres.

Tecniplas e o combate à corrosão ©QD Foto Divulgação/Tecniplas

Sobre a Tecniplas

Fundada em 1976, a Tecniplas é a maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro). Situada em Cabreúva (SP), onde mantém uma fábrica de 32 mil m², a Tecniplas atende os setores de álcool e açúcar, papel e celulose, clorossoda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico. Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

Visite a TECNIPLAS no Guia QD: https://www.guiaqd.com.br/listing/tecniplas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.