TAG e Unigel fecham acordo de transporte de gás para fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe

 

A Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) e a Proquigel Química S.A., do Grupo Unigel, assinaram contrato interruptível de serviço de transporte de gás para abastecimento das duas fábricas de fertilizantes operadas pela petroquímica, na Bahia e em Sergipe.

O acordo, com início no dia 29 de janeiro, prevê a entrega de 2,3 milhões de metros cúbicos (Mm³) de gás por dia.

“Estamos trabalhando ativamente para viabilizar o acesso de novos clientes à malha da TAG, o que é fundamental para o crescimento do setor e para a atração de mais investimentos em toda a cadeia. É um esforço conjunto com a ANP e demais instituições envolvidas na abertura do mercado para atender às demandas dos agentes, antes mesmo da aprovação da nova lei do gás”, comenta Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG.

O contrato firmado entre as empresas tem prazo de até um ano e será atendido pela atual infraestrutura de transporte de gás da TAG.

O gás será fornecido pela Petrobras à Proquigel, proveniente do campo de Manati (na Bahia).

A partir da unidade de processamento desse, o contrato de transporte prevê a entrega nos citygates nos quais a Proquigel possui acordo com as distribuidoras locais.

A fábrica de Sergipe será a primeira a receber o insumo, com volume médio de 1,1 milhões de m³ por dia, enquanto a fábrica da Bahia receberá em média 1,2 milhões de m³/dia, com previsão de início a partir de março.

A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km, que respondem por 47% do total da malha de transporte de gás do país.

São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro) e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.

A TAG é controlada pela Engie, maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, em consórcio com a Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo que administra fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos.

A Unigel é uma das maiores empresas petroquímicas do Brasil, com posição de liderança na produção de acrílicos e estirênicos.

A empresa, que atende diversos mercados, tais como eletrodomésticos, bens de consumo, construção civil, embalagens, mineração e agricultura, assumiu a operação das fábricas de fertilizantes da Bahia e de Sergipe, arrendadas da Petrobras pelo prazo de 10 anos.

A Unigel suprirá uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que hoje depende da importação de outros países, retomando a produção de ureia e sulfato de amônio”, destaca Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel.

Com a retomada das fábricas, a Unigel também reforça a própria competitividade no segmento de acrílicos, uma vez que parte da amônia produzida nessas unidades também deixará de ser importada.

“A Unigel Agro contribuirá para a geração de empregos nos Estados de Sergipe e da Bahia e pode fortalecer ainda mais a competitividade do agronegócio brasileiro”, completa Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios