Sustentabilidade na indústria

A sustentabilidade na indústria é a pauta do momento para o desenvolvimento e a diminuição dos impactos ambientais

É inegável que a sustentabilidade na indústria é um tema em alta no momento e que a cada dia ganha mais espaço. O mercado consumidor, a legislação vigente e os investidores estão ditando as regras do jogo, e as empresas estão adequando seus produtos e serviços para continuar seu desenvolvimento e contribuir para a prevenção do meio ambiente.

O termo “verde” está totalmente alinhado com a sustentabilidade e faz uma identificação da presença de processos, produtos e serviços com ações ambientais corretas voltadas para a diminuição ou eliminação do impacto ambiental. Dessa forma, é possível encontrar as expressões “indústria verde”, “energia verde” e “tecnologia verde”.

A Indústria Verde é um conceito que engloba um sistema de gestão atrelado a sustentabilidade em todo o processo produtivo onde a preocupação com o meio ambiente é introduzida em todas as etapas, como na extração e utilização de matérias-primas; no uso de fontes de energia renováveis, no descarte de resíduos; no combate ao desperdício e muito mais.

Acesso Rápido no post

O que é sustentabilidade
A química e a sustentabilidade na indústria
Como criar novos produtos, processos e serviços de forma sustentável?
Quais são os 12 princípios da Química Verde?
Como encontrar prestadores de serviços na área de consultoria ambiental?

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade pode ser definida como a capacidade de conciliar as necessidades atuais com a preservação ambiental. Em outras palavras, consiste na adoção de novas formas de pensar e agir visando a combinação entre a sobrevivência da empresa e a diminuição ou eliminação dos impactos ambientais.

A sustentabilidade na indústria não abrange exclusivamente um olhar para a preservação do meio ambiente, é preciso criar ou melhorar processos e produtos de forma a não comprometer os recursos no futuro e não prejudicar o meio ambiente, mas de maneira que a empresa continue viável e possa crescer.

Melhorar constantemente processos e produtos de forma a não comprometer os recursos no futuro, isso é a base da sustentabilidade na indústria

A pauta da sustentabilidade é tão importante nos dias atuais que os pilares da ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) são levados em conta pelos investidores para análise de risco de uma empresa e aporte futuro de capital por investidores nacionais e estrangeiros.

Vale dizer que ESG é um conjunto de padrões e boas práticas implementados nas operações de uma empresa com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, oferecer transparência aos seus negócios, melhor gestão, preocupação com o bem estar social e com a construção de um mundo mais justo.

A química e a sustentabilidade na indústria

Assim como o mundo está caminhando para a sustentabilidade, a química vai evoluindo na mesma direção, tanto é verdade que podemos falar em Química Verde.

A Química Verde é um ramo da química que se consolidou nos anos 90 e consiste na adoção de vários princípios e medidas na indústria e ciência química com o foco em sustentabilidade, ou seja, na implementação de ações voltadas para a redução ou eliminação de substâncias perigosas e/ou prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

O termo Química verde foi apresentado por John Warner e Paul Anastas, membros da agência ambiental norte-americana Environmental Protection Agency (EPA). Eles a definem como “desenvolvimento de produtos químicos e processos que buscam a redução ou eliminação do uso e da geração de substâncias perigosas”.

Exemplos de medidas que podem minimizar o impacto ambiental:

  • Escolha de substâncias menos tóxicas
  • Adoção de critérios de logística reversa;
  • Reciclagem;
  • Desenvolvimento de materiais biodegradáveis;
  • Gestão de resíduos;
  • Uso dos recursos naturais de forma consciente;
  • Consumo responsável de água;
  • Eficiência energética (adoção de energia limpa e renovável);
  • Prevenção de acidentes químicos

Como criar novos produtos, processos e serviços de forma sustentável?

Não há como falar em inovação sem falar em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Enquanto a pesquisa está relacionada ao estudo de novas tecnologias para alcançar certos objetivos, o desenvolvimento relaciona-se com o alinhamento dessas inovações aos processos produtivos, para que sejam mais eficientes.

Pesquisa e desenvolvimento (P&D), essencial para o desenvolvimento da indústria sustentável

Quais são os 12 princípios da Química Verde?

A química verde apresenta 12 princípios para a melhora dos processos químicos nas indústrias e, consequentemente, a redução dos impactos ambientais.

  1. Prevenção do desperdício: buscar medidas para reduzir ou eliminar o desperdício.
  2. Economia ou eficiência atômica: A chamada sínteses verde (que as sínteses químicas resultem no mínimo de resíduos).
  3. Redução de toxicidade: utilizar substâncias ou formar produtos que não apresentem toxidades.
  4. Desenvolvimento de produtos seguros e eficientes: vai de encontro com o item 2 e 3.
  5. Eliminar ou tornar seguros solventes e outros elementos de reação: evitar a utilização de solventes tóxicos ou que ocasionem impactos ambientais. Caso não seja possível, dar preferência a solventes de baixo impacto à natureza.
  6. Otimização do uso de energia: utilizar menos energia ou usar mais energia de fonte renovável.
  7. Uso de fontes renováveis de matérias-primas: utilizar matérias-primas renováveis.
  8. Evitar derivações desnecessárias: Utilização de bloqueadores para impedir que uma reação química ocorra em mais de uma etapa.
  9. Catálise: Utilização de catalisadores para reduzir o tempo de uma reação;
  10. Desenvolvimento de produtos biodegradáveis: produção de substâncias químicas que após a decomposição não reajam com outras substâncias.
  11. Monitoramento de processos em tempo real: controle em tempo real para a detecção e correção rápida de problemas.
  12. Desenvolvimento de processos seguros: utilização de todos os princípios da Química Verde para eliminar os riscos e evitar acidentes.

Como encontrar prestadores de serviços na área de consultoria ambiental?


No GuiaQD você poderá encontrar empresas especializadas em consultoria ambiental,  o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

Veja como é fácil e rápido encontrar as empresas que você precisa. Comece agora a realizar consultas e orçamentos diretamente com as empresas prestadoras deste tipo de serviço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios