A Sustentabilidade na Indústria Cosmética – ABC Cosmetologia
Texto: Engª. Enilce Maurano Oetterer, Diretora da ENCOSMÉTICA Consultoria Ltda. – [email protected]
Em um ambiente de constantes mudanças econômicas as empresas buscam novas oportunidades, as quais surgem da necessidade de inovar, gerando o conceito da inovação sustentável, beneficiando a imagem da empresa no mercado, diante da conscientização das práticas ambientais. A sustentabilidade está associada com a economia significativa, com planos de minimização de desperdícios, proteção contra danos ambientais, transparências e posturas éticas evitando a prática de atos que prejudicam o nosso planeta.
O termo sustentabilidade aplicado à causa ambiental surgiu como um conceito tangível na década de 1980, criado por Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute. A definição com algumas variações se tornou um padrão seguido mundialmente:
Diz-se que uma comunidade é sustentável quando satisfaz plenamente suas necessidades de forma a preservar as condições para que as gerações futuras também o façam.
Segundo a definição da Organização das Nações Unidas (ONU) a Sustentabilidade é a forma de desenvolvimento que não compromete as necessidades das gerações futuras. É a capacidade de criar, produzir e/ou consumir, a fim de suprir as necessidades da geração presente, de forma a não causar impactos negativos ao seu redor, planeta e pessoas.
O senso de responsabilidade também se estende para a sustentabilidade da nossa indústria e seu impacto sobre as gerações futuras, por meio das seguintes práticas ambientas:
• Iniciativas na preservação da energia
• Processos industriais conscientes
• Preservação e tratamento da água
• Controle das emissões e redução de resíduos
• Educação e projetos de relações comunitárias
• Uso de processos como de colheita de botânicos de fontes renováveis
• O cuidado no processamento de óleos essenciais na fabricação de cosméticos e perfume
• Condições favoráveis para a preservação de recursos naturais
A sustentabilidade está fundamentada por meio de seus pilares:
1. Econômica: Qualidade e custo, retorno financeiro, vantagem competitiva, investimento em PD&I, visão de longo prazo
2. Ambiental: Atendimento à legislação, produtos ecologicamente corretos, descarte e reciclagem, tecnologias limpas, otimização de recursos naturais
3- Social: Compromisso com colaboradores e comunidade, engajamento de fornecedores, educação de consumidores, transparência dos atributos, projetos de cunho social
O descuido com o meio ambiente laboral, por parte de empregadores e do próprio Estado, acarreta a ocorrência de acidentes de trabalho, de modo a gerar incapacidade física ou mental, temporária ou permanente, ou o óbito de trabalhadores. A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 (1998) dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Cenário da Inovação Sustentável
• A adoção de estratégias conscientes voltadas para uma postura ecológica tende a aumentar a eficiência e os lucros da organização.
• Ausência de critérios ambientais: pode excluir a empresa em diversos contratos às vezes até de negociações governamentais.
• Jovens profissionais não pretendem aceitar propostas para trabalhar em empresas de atuação pouco ética.
• Medidas verdes: o estímulo para que os profissionais trabalhem em casa, muitas vezes geram ganho na produtividade das equipes.
• A adoção de práticas ambientais sustentáveis pode resultar no corte de custos e aumento dos lucros.
Interesse por sustentabilidade empresarial e credibilidade da comunicação corporativa – evolução . Fonte: Market Analysis, Monitor de Sustentabilidade Corporativa 2014.
ÉTICA empresarial: Alicerces da Sustentabilidade
Os compromissos éticos pessoais cada vez mais fazem parte da rotina das empresas que como indivíduos temos os seguintes compromissos: agir com consciência, justiça e compreensão; assumir com dignidade os erros; antes de agir, distinguir dentre várias ações a mais justa e oportuna. O profissional do setor deverá instruir-se permanentemente; impulsionar a difusão da tecnologia; apoiar as associações científicas e de classe; proceder com dignidade e distinção; ajudar a coletividade na compreensão justa dos assuntos técnicos de interesse público; manter elevado o prestígio de sua profissão; manter o sigilo profissional; examinar criteriosamente sua possibilidade de desempenho satisfatório de cargo ou função que pleiteie ou aceite.
Panorama da Sustentabilidade Brasileira
O Brasil conta com uma combinação de recursos que o colocam em posição privilegiada para se desenvolver de forma economicamente sustentável. Alguns dados e oportunidades do Brasil (CNI – RIO+20):
Potencial de geração de energia limpa: quase metade da oferta energética vem de fontes renováveis (bioenergia e a hidroeletricidade)
Com altos índices de irradiação solar, sobretudo nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, o Brasil poderá ficar mais bem posicionado no uso intensivo da energia solar nas próximas décadas. Há ainda um grande potencial para o desenvolvimento da energia eólica.
Em relação aos controles climáticos, foi instituído no Brasil pela Lei nº12.114/2009 o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (regulamentado pelo Decreto nº 7.343/2010). O Fundo tem como objetivo assegurar recursos para apoio a projetos e estudos e financiamento de empreendimentos que visam à mitigação e à adaptação da mudança do clima e aos seus efeitos.
Clima e emissão: A maior área de floresta tropical do mundo e a segunda maior extensão de florestas do planeta. O Brasil também possui o maior estoque de carbono do mundo armazenado na biomassa florestal. Na última década, as mudanças climáticas emergiram como umas das principais preocupações para governos, empresas, investidores e sociedade em geral. A gestão eficaz do carbono, minimizando riscos e maximizando oportunidades, já está na agenda da indústria brasileira.
Recursos hídricos: aproximadamente 12% da disponibilidade de água superficial do planeta.
Diversas oportunidades são associadas ao uso sustentável dos recursos hídricos no país:
• O aproveitamento do potencial de geração hidrelétrica
• Aumento da produtividade da produção de alimento por meio da irrigação, maior aproveitamento das vias navegáveis como modo de transporte
• Incremento da segurança hídrica associado à segurança climática e à segurança energética
• 15% do número de espécies conhecidas pela ciência e cerca de 30% das florestas tropicais no mundo
• Rico acervo oferece oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos, como fármacos, alimentos, cosméticos, entre outros
• A bioeconomia, representada pela biotecnologia, não causa riscos à conservação da biodiversidade devido à vasta extensão florestal
• Realização de extrativismo com baixo potencial degradador, a indústria deve obedecer a uma legislação que prevê rigorosas exigências
Sustentabilidade na Indústria Cosmética
A indústria cosmética tem sido construída com base no princípio da inovação e busca a conscientização de atitudes sustentáveis no uso dos recursos naturais. Enfrenta desafios para evitar os desperdícios de água, energia, CO2 emitido.
Tem incentivado o uso de insumos de fontes renováveis, substâncias sintéticas, visando à redução dos impactos ao meio ambiente. Os produtores buscam constantemente desenvolvimentos inovadores aos seus produtos, adequando os processos “verdes” e o uso matérias primas de origem renovável. Através da inovação, os formuladores e fabricantes almejam produzir produtos diferenciados para promover a indústria da beleza, priorizando a conservação e a utilização da diversidade biológica.
Áreas de inovações sustentáveis:
Processos: Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Modelos de Negócios
Produtos: Bens materiais, Processos de produção e suas fases (prospecção, extração de recursos naturais, refino e beneficiamento)
Metodologias: Estão relacionados com Sistemas
Organizacional: Métodos, práticas, modelos de negócios, organização do trabalho, geração de novas técnicas de gestão.
Serviços tangíveis: Materiais e equipamentos
Serviços Intangíveis: Fornecimento de informações, no contexto da transmissão do conhecimento.
Conclusão:
Com a conscientização da Sustentabilidade, as indústrias têm se tornado ecologicamente éticas e ao mesmo tempo lucrativas, através das principais medidas sustentáveis relacionadas à adoção de projetos com geração de energia limpa e renovável; medidas de ordem social e ambiental vantajosas, atitudes que permitam geração de emprego nas comunidades onde a matéria prima é extraída e utilizada pela indústria em questão e aproveitamento dos resíduos, bem como a reeducação dos colaboradores, com treinamento destes para tornar a produção mais ecologicamente correta, sem causar prejuízos financeiros, e a promoção de campanhas aos consumidores, favorecendo a conscientização das práticas ambientais e do consumo consciente.
Referências Bibliográficas:
http://www.cosmeticosbr.com.br/vitrine/nacionais/descricao.asp?id=2424&utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_term=E-news&utm_content=contagem&utm_campaign=controleclique
http://www.cosmeticseurope.eu/safety-and-science-cosmetics-europe/innovation.html
Fonte: http://www.fiemt.com.br/arquivos/916_cni_parte_1_rio20_web.pdf)
(http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade-industrial-aplicando-sustentabilidade-industria/)
http://www.cfbio.gov.br/admin/_lib/file/docAnexos/publicacao-lei-13123-de-2015.pdf http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/guia-explica-razoes-para-empresas-serem-ecologicamente-corretas/
Fonte Curso Fragrâncias e Cosméticos: Os princípios da ética e de sustentabilidade”
Caroline Barros e Daniel Barros FASM – Prof. Enilce M. Oetterer