Sulfato de cobre

Sulfato de cobre: veja agora para que serve, suas características principais e onde você pode comprá-lo no Brasil

O sulfato de cobre é um composto químico utilizado em diversos segmentos, como químico, agrícola, de construção civil, de tratamento de água de piscina, de galvanoplastia e muito mais. Vem com a gente descobrir mais informações sobre este produto químico e outras aplicações relevantes. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é o sulfato de cobre (II)?
Qual a fórmula química do sulfato de cobre (II)?
Quais são suas características?
Para que serve o sulfato de cobre (II)?
Como manipular o sulfato de cobre (II)?
Onde comprar o sulfato de cobre (II)?

O que é o sulfato de cobre (II)?

O sulfato de cobre (II) é um composto químico que contém os elementos cobre, enxofre e oxigênio. Em sua forma anidra, ou seja, sem a presença da água, tem um aspecto de pó branco ou cinzento.

É válido destacar que ele possui outras formas hidratadas, sendo a pentahidratada a mais utilizada por diversos setores. Este sulfato de cobre contém cinco moléculas de água na sua estrutura molecular e é chamado de sulfato de cobre pentahidratado. Quando combinado com água, a sua forma muda de branco para azul brilhante.

Também não podemos esquecer que o sulfato de cobre pode ser encontrado na natureza, mais especificamente no mineral calcosina. Quando este sofre oxidação e reações químicas pode formar sulfatos de cobre.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual a fórmula química do sulfato de cobre (II)?

    Sua fórmula química é representada da seguinte forma: CuSO 4. Por outro lado, a fórmula química do sulfato de cobre pentahidratado é CuSO4 5H2O, o que indica que este composto químico tem cinco moléculas de água na sua estrutura molecular.

    Quais são suas características?

    • Natureza química: Sal inorgânico.
    • Forma: pó cristalino.
    • Cor: branco ou cinza.
    • Odor: inodoro.
    • Solubilidade: não dissolve em etanol.
    • Higroscópico: absorve a umidade do ar.
    • Não é biodegradável.
    • CAS: 7758 – 98 – 7.
    • Massa molar: 159,61 g/mol.
    • Ponto de fusão/ponto de congelamento: ponto/intervalo de fusão: 200 °C.
    • Excelente fungicida: consiste em um produto extremamente eficaz no combate ao crescimento de fungos.

    É preciso ainda dizer que o sulfato de cobre pentahidratado tem o aspecto físico de um cristal fino de coração azulada brilhante.

    Para que serve o sulfato de cobre (II)?

    O sulfato de cobre é um produto extremamente versátil em todas as suas formas, e é muito utilizado pela indústria e no cotidiano. Veja abaixo algumas aplicações populares deste produto químico:

    • Setor químico: ele é usado para a fabricação de produtos químicos, como catalisadores e em reações específicas.
    • Veterinário: o sulfato de cobre pode ser utilizado na prevenção de doenças fúngicas de bovinos e equinos
    • Galvanoplastia: este produto químico serve para o revestimento de cobre.
    • Agricultura e jardinagem: ele é aplicado em produtos como pesticida, fungicida, herbicida e fertilizante. Dessa forma serve para corrigir deficiências de cobre no solo, para protegê-lo contra fungos e outros microrganismos e para o controle da propagação de doenças nas plantas.

    Ele também contribui para o crescimento das plantas, especialmente laranjas e limões.

    • Conservante de madeira: é usado ainda para proteger a madeira contra doenças causadas por fungos.
    • Tratamento de água de piscina: sele serve como algicida nesta finalidade. Quando usado na dosagem correta, é capaz de prevenir e eliminar o desenvolvimento das algas na piscina sem alterar o pH da água.
    • Gravura de metal.
    • Construção civil: pode ser empregado na argamassa para cobrir a superfície de tijolos, evitando assim a proliferação de fungos. É ainda aplicado como aditivo em concreto, com essa função antifúngica.

    Como manipular o sulfato de cobre?

    Para um manuseio seguro do sulfato de cobre é imprescindível observar os avisos dos rótulos e respeitar as regras de segurança, como lavar as mãos e o rosto após a manipulação; utilização de equipamento de proteção individual; descarte correto da roupa contaminada; evitar a formação de poeira; evitar a respiração do vapor/névoa/gas; assegurar ventilação adequada; evitar de respirar o pó e muito mais.

    Como exemplo de equipamentos de proteção individual (EPI), podemos apresentar óculos de proteção com um lado protetor, ideal para proteção dos olhos e face; luvas de borracha de nitrilo, para proteção da pele; respiradores, para evitar a inalação do produto químico.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: levar a pessoa exposta ao produto químico para o ar fresco. Se não estiver respirando, ofereça respiração artificial, se possível. Recomenda-se consultar um médico.

    – Em caso de contato com a pele: lavar a área afetada com bastante água e sabão. Tirar a roupa e sapatos contaminados. Buscar atendimento médico.

    – Em caso de contato com os olhos: enxaguar abundantemente os olhos com água, por aproximadamente 15 minutos. Consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: enxaguar a boca da vítima e fazê-la beber imediatamente água, dois copos (no máximo).  Nunca dar nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Consultar um médico.

    Nas situações acima, indica-se levar a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) no atendimento médico, visto que ela consiste em um documento importantíssimo que contempla todas as informações sobre o produto químico específico.

    Com relação ao armazenamento do sulfato de cobre é necessário que ele seja guardado em recipiente hermeticamente fechado e disposto em lugar seco e bem ventilado.

    Onde comprar o sulfato de cobre (II)?

    Os principais fornecedores de sulfato de cobre podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

    Sulfato de cobre anidro
    Sulfato de cobre anidro farmacêutico
    Sulfato de cobre monohidratado
    Sulfato de cobre, solução

    Leia Mais:

    Meio Ambiente – Famosa no RJ, geosmina pode ser controlada
    Nutrição Animal – Cardápio de aditivos químicos garante o equilíbrio das rações
    Processos Oxidativos Avançados – Indústria e universidade difundem uso de POAs para destruir contaminantes
    Água: Companhias deixam sem controle os cancerígenos
    Fitabes – Feira leva novidades ao setor
    Programa do P+L: Brasil assume compromisso com a produção mais limpa
    Fispal 2002: Alimentos geram negócios gordos
    Efluentes: Saneamento básico e reuso industrial prometem aumentar vendas do setor
    Troca Iônica Elimina Metais dos Efluentes

     

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.