Sulfato de cobre pentahidratado

Sulfato de cobre pentahidratado: conheça as principais aplicações deste produto químico, além da sua fórmula química, propriedades e outras considerações relevantes

O sulfato de cobre pentahidratado é a forma mais utilizada do sulfato de cobre, com uma grande variedade de aplicações em muitos segmentos. Destaca-se no setor químico e no agrícola. Confira mais utilizações importantes ao longo da matéria. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é o sulfato de cobre pentahidratado?
Qual a fórmula química do sulfato de cobre pentahidratado?
Quais são suas características?
Para que serve o sulfato de cobre pentahidratado?
Como manipular o sulfato de cobre pentahidratado?
Onde comprar o sulfato de cobre pentahidratado?

O que é o sulfato de cobre pentahidratado?

O sulfato de cobre pentahidratado, também denominado de azul de vitríolo, é uma das formas do sulfato de cobre (II), ou seja, o composto químico do sulfato de cobre que contém cinco moléculas de água na sua estrutura molecular. Apresenta-se como um cristal fino de coração azulada brilhante.

Ele pode ser obtido por vários métodos, sendo um deles a partir da reação entre óxido de cobre (CuO) ou carbonato de cobre (CuCO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Neste processo chamado de neutralização ácido-base, o óxido de cobre reage com o ácido sulfúrico na presença de água, formando o sulfato de cobre pentahidratado.

Vale também destacar que quando o mineral calcosina sofre oxidação e reações químicas pode formar sulfatos de cobre, incluindo o sulfato de cobre pentahidratado.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual a fórmula química do sulfato de cobre pentahidratado?


    Sua fórmula química é representada por CuSO4 5H2O. Portanto, podemos dizer que ele é formado por cobre, enxofre e oxigênio, além da adição de cinco moléculas de água.

    Por sua vez, o sulfato de cobre (II), também conhecido como sulfato cúprico, tem a fórmula molecular CuSO4. A indicação do numeral romano “II” indica que o cobre está em seu estado de oxidação +2.

    Quais são suas características?

    • Estado físico: sólido (aparência de pó ou cristal fino).
    • Cor: azul.
    • CAS: 7758-99-8
    • Odor: inodoro.
    • pH (50g/l H2O / 20 ºC): 3,5 – 4,0.
    • Ponto de fusão: 110 ºC.
    • Ponto de ebulição: 150 ºC.
    • Estabilidade química: estável.
    • Solubilidade: solúvel em água.
    • Materiais incompatíveis: hidroxilamina, magnésio em pó, oxidantes fortes.

    Leia Mais:

    Sulfato de Amônio: fonte de nutrição no segmento agrícola
    Conheça a importância dos fertilizantes com magnésio para a nutrição de plantas
    Ácido clorídrico possui ampla aplicação industrial
    Amônia: conheça sua importância e riscos
    Ácido fosfórico: o que é, principais usos e mais informações
    Ácido Nítrico
    Agroquímicos: Apelo para ampliar a produção local de insumos

    Para que serve o sulfato de cobre pentahidratado?

    Graças as suas propriedades bactericida, herbicida e fungicida, o sulfato de cobre pentahidratado tem uma ampla aplicação em diversos setores. Veja a seguir seus principais usos:

    • Setor químico: usado como reagente para uso analítico e em diversos processos químicos. Outra utilização comum é em experimentos de laboratório, em que se observa a formação de cristais para fins educacionais e pesquisas científicas.
    • Setor agrícola: serve como agente pesticida e fungicida para controlar e eliminar o crescimento de algas, musgos e fungos.

    Vale ressaltar que o cobre é micronutriente que atua em diferentes processos nas plantas, como participação em enzimas, fotossíntese, distribuição de carboidratos, metabolismo de proteínas, redução e fixação do nitrogênio; além de respiração, reprodução e ajuda no controle de resistência de doenças. Embora as plantas precisem de pouca quantidade de cobre, a sua falta causa prejuízos significativos, afetando o desenvolvimento da planta e qualidade do produto final.

    Este produto químico está presente na Calda Bordalesa, aplicada na cultura de uva, figo, goiaba, tomate e outros frutos contra a doença fúngica conhecida como ferrugem.

    • Setor de tintas: este produto químico é usado para a fabricação de pigmentos, tintas e corantes, principalmente na cor azul.
    • Galvanoplastia: ele é aplicado neste segmento para revestir objetos metálicos com uma camada de cobre.
    • Alimentação animal: empregado como suplemento mineral em rações animais para contribuir no crescimento e fortalecimento do sistema imunológico.
    • Tratamento de água de piscina: ele é utilizado como algicida e bactericida para o controle de algas e bactérias na água da piscina.  Também é aplicado em sistemas de água de recirculação ou aquários para controle de parasitas.
    • Fabricação de detergentes.
    • Usado para eliminação de mofo em diversas superfícies.

    Como manipular o sulfato de cobre pentahidratado?

    O sulfato de cobre pentahidratado não é uma substância classificada como perigosa de acordo com a legislação, no entanto, precisa ser manipulado com respeito as regras gerais de segurança que incluem local com boa ventilação natural ou mecânica, de forma a manter a concentração de vapores/poeiras inferiores ao limite de tolerância.

    Outra medida de segurança envolve a utilização de equipamento de proteção individual durante o manuseio deste produto químico. Dessa forma, o colaborador deve fazer uso de óculos de segurança para proteção de olhos e face; luvas de proteção para proteção da pele; máscara contra pós para proteção respiratória.

    Medidas de primeiros socorros:

    – Após Inalação: remova a pessoa contaminada para local ventilado e mantenha-a em repouso numa posição que não dificulte a respiração. Se estiver indisposta, procure atendimento médico.

    – Após contato com a pele: Lavar o local contaminado com água corrente. Retirar as roupas contaminadas. Em caso de irritação cutânea, consulte um médico.

    – Após contato com os olhos: lave os olhos cuidadosamente com bastante água por aproximadamente 15 minutos. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for fácil. Em caso de irritação, procure um oftalmologista.

    – Após ingestão: lavar a boca da vítima com bastante água e oferecer água para beber. É válido procurar por auxílio médico neste caso.

    Em todos os casos apresentados é importante levar a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) no atendimento médico para melhor avaliação do paciente.

    Sobre o armazenamento, é necessário que as embalagens estejam bem fechadas e guardadas em local seco e limpo à temperatura ambiente.

    Onde comprar o sulfato de cobre pentahidratado?

    Você pode encontrar os principais fornecedores do sulfato de cobre no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Veja como é fácil e rápido acessar as empresas que você precisa. Comece agora a realizar consultas e orçamentos diretamente com as empresas distribuidoras de sulfato de cobre pentahidratado.

    Veja Também:

    Cloreto de potássio: importante papel na indústria
    Agroquímicos: avanços exigem insumos mais eficientes
    Ureia: aplicações técnicas pedem qualidade superior
    Potassa Cáustica se destaca no setor agropecuário
    Combate à pirataria de defensivos agrícolas – Abifina
    Sulfato de Magnésio

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.