Sulfato de cobalto

Sulfato de cobalto: veja suas principais propriedades, fórmula química e onde este produto químico é mais utilizado

O sulfato de cobalto é um produto químico que tem ampla aplicação em diversos setores, podendo ser usado na agricultura, na produção de pigmentos, em analises laboratoriais, fabricação de cerâmica e muito mais. Veja a seguir mais detalhe sobre esse composto e não deixe de conferir ao final seus principais fornecedores no Brasil.

Acesso Rápido no post

O que é sulfato de cobalto?
Qual a fórmula química do sulfato de cobalto?
Quais são suas características?
Quais são os usos do sulfato de cobalto?
Aplicação de sulfato de cobalto nas plantas
Como deve ser feito o manuseio do sulfato de cobalto?
Onde comprar o sulfato de cobalto?

O que é sulfato de cobalto?

Consiste em um composto inorgânico que tem o aspecto de um microcristal vermelho e que é usado em diversas aplicações industriais.  Normalmente é mais comercializado nas suas formas hidratadas, como o Sulfato de Cobalto II Heptahidratado.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual a fórmula química do sulfato de cobalto?

    Enquanto a fórmula química do sulfato de cobalto é representada por CoSO4, a do sulfato de cobalto II heptahidratado é CoSO4 · 7H2O.

    Quais são suas características?

    • Estado físico: sólido (pó ou microcristal).
    • Cor: vermelho amarronzado até alaranjado.
    • Odor: inodoro.
    • CAS: 10026-24-1.
    • Peso Molecular: 281.1.
    • Ponto de fusão: 98 ºC.
    • Solubilidade: ele é solúvel em água e metanol, mas é pouco solúvel em etanol.
    • pH 4 a 100 g/l a 20 °C.

    Quais são os usos do sulfato de cobalto?

    É um produto químico muito utilizado por diversos setores, incluindo o químico, de tintas, cerâmica, agrícola, entre outras. Veja abaixo suas principais aplicações:

    • Fertilizante: ele é um micronutriente para o desenvolvimento das plantas. Ele ajuda a manter a saúde e fertilidade do solo, além de contribuir para o crescimento das plantas.
    • Suplemento mineral em ração de animais: ele está relacionado à síntese de vitamina B12, desempenhando um papel importante no metabolismo e saúde dos animais.
    • Fabricação de secantes para tintas: usado como agente secante em diversas tintas, em especial a tinta litográfica.
    • Vernizes: também aplicado como agente secante, principalmente nos vernizes à base de óleo.
    • Utilizado em vidro e porcelana: o sulfato de cobalto é usado neste segmento na preparação de pigmentos.
    • Aplicado em esmaltes cerâmicos.
    • Plástico: este produto químico pode ser usado como catalisador na produção da resina de poliéster. Por sua vez, o poliéster é um material muito versátil, utilizado em tecidos, em outras fibras para melhorar suas propriedades, material de construção, embalagem flexível, tintas, adesivos e muito mais.
    • Setor químico: ele é usado aqui em uma série de funções. Pode ser aplicado como catalisador em reações químicas; em análises e testes químicos; catalisador em síntese orgânica; produção de diversos produtos químicos; síntese de compostos complexos e muito mais.
    • Galvanoplastia: o sulfato de cobalto é aplicado neste setor como um dos componentes dos banhos eletrolíticos.

    Aplicação de sulfato de cobalto nas plantas

    Como vimos este produto químico é um micronutriente essencial para o crescimento saudável das plantas, embora seja necessário em pequenas quantidades. Confira abaixo algumas funções que ele desempenha:

    • Síntese de vitamina B12: o cobalto é imprescindível para a síntese da vitamina B12, a qual exerce funções essenciais no metabolismo e desenvolvimento da planta. Ele é importante para formar hemoglobina, que contribui para o funcionamento da fixação do nitrogênio atmosférico.
    • Fixação de nitrogênio: ele está presente em algumas enzimas que facilitam a fixação biológica do nitrogênio.
    • Metabolismo de carboidratos: ele contribui para ativação de enzimas relacionadas ao metabolismo de carboidratos.
    • Desenvolvimento de microrganismos: Alguns microrganismos, como bactérias e fungos, necessitam de cobalto para seu metabolismo.

    Por outro lado, o excesso de sulfato de cobalto no solo pode ocasionar toxidade para as plantas, contaminação do ecossistema e outros impactos e prejuízos.

    Como deve ser feito o manuseio do sulfato de cobalto?

    Esta substância não é classificada como perigosa de acordo com a legislação, no entanto requer alguns cuidados durante sua manipulação. Dessa forma, vale evitar o contacto com a pele e os olhos; a formação de pó e aerossois; a exposição. É relevante que o local de trabalho providencie uma adequada ventilação em locais onde se formem poeiras.

    Para uma manipulação segura também é essencial que o colaborador faça uso de máscara de proteção e óculo de segurança, para a proteção dos olhos; de luvas para proteção da pele; respirador purificadores do ar, para proteção respiratória. Na FISPQ do Sulfato de cobalto, você encontra mais detalhes sobre EPI e diversas informações importantes sobre este produto químico.

    Medidas de primeiros socorros:

    – Em caso de inalação: levar a pessoa para o ar fresco. Se ela não respirar, dar respiração artificial. Buscar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: lavar a área atingida com sabão e muita água. Recomendado consultar um médico.

    – Em caso de contato com os olhos: lavar os olhos com água em abundância, como precaução. Se a irritação persistir, é importante procurar um médico.

    – Em caso de ingestão: nunca oferecer nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Enxaguar a boca com bastante água e procurar atendimento médico.

    O sulfato de cobalto deve ser guardado em recipiente hermeticamente fechado e armazenado em local fresco e bem ventilado.

    Onde comprar o sulfato de cobalto?

    Para encontrar os principais fornecedores de sulfato de cobalto, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    Sulfato de cobalto monohidratado
    Sulfato de cobalto, solução

    Leia Mais

    Sulfato de magnésio
    Sulfato de manganês
    Sulfato de cobre
    Sulfato de cobre pentahidratado
    Sulfato de sódio
    Sulfato de cálcio
    Sulfato de Amônio: fonte de nutrição no segmento agrícola
    Sulfato de bário ou Barita: fórmula, aplicações e propriedades
    Sulfato de Alumínio: isento de ferro e ferroso

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.