Sulfato de cálcio

Sulfato de cálcio: vem com a gente descobrir o conceito, fórmula química e mais uma série de informações sobre este relevante produto químico

Quando se fala em sulfato de cálcio logo pensamos na sua utilização na construção civil e agricultura, no entanto esses não são os únicos setores que fazem uso desta substância. Embora sejam seus grandes consumidores, ainda podemos ter a aplicação deste produto no setor de tintas, de alimentos e bebidas, farmacêutico e muito mais. Confira a seguir os principais setores que utilizam o sulfato de cálcio, seus principais fornecedores no país e outras disposições importantes.

Acesso Rápido no post

O que é sulfato de cálcio?
Fórmula química
Principais características do sulfato de cálcio
Para que serve o sulfato de cálcio?
Manipulação do sulfato de cálcio
Onde comprar o sulfato de cálcio?

O que é sulfato de cálcio?

O sulfato de sódio é um composto que consiste em um pó branco e inodoro. Trata-se de um sal inorgânico e possui estrutura rômbica.

Na natureza, normalmente é encontrado sob a forma anidrita (CaSO4) e gipsita (CaSO4 2H2O). O mineral anidrita, diferentemente do gipsita, é mais duro e não possui água em sua estrutura. Por sua vez, o gipsita é um sulfato de cálcio hidratado.

O termo gipsita é mais adequado ao mineral em estado natural, enquanto gesso é a expressão mais apropriada para designar o produto calcinado.

Vale ainda dizer que este produto químico pode ser obtido por diferentes processos, como: pela reação entre soluções aquosas de cloreto de cálcio e de sulfato de sódio; refino do zinco.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Fórmula química

    Sua fórmula química é CaSO4.  Aqui temos o íon cálcio (Ca²⁺) e o íon sulfato (SO₄²⁻) unidos através de ligações iônicas.

    Principais características do sulfato de cálcio

    • CAS: 10101-41-4;
    • Aspecto: sólido (pó);
    • Cor: branco;
    • Odor: inodoro;
    • Peso molecular:  172.17 g/mol;
    • pH: 7,0;
    • Parcialmente solúvel em água;
    • Natureza química: sal inorgânico. Outros exemplos de sal inorgânicos são: o cloreto de sódio, também conhecido como sal de cozinha; o nitrato de potássio (salitre); o sulfato de sódio, chamado de sal de Glauber; carbonato de cálcio (calcário).

    Para que serve o sulfato de cálcio?

    Como vimos, o sulfato de sódio é uma substância consumida por uma enorme variedade de setores, como agronegócio, de tintas, papel, alimentício, construção civil e muito mais. Veja a seguir qual a importância que ele apresenta em cada um desses segmentos:

    • Construção civil: o gesso é uma forma de sulfato de sódio utilizado em grande escala neste segmento. Ele atende à produção de placas de gesso e serve para revestimentos de paredes, tetos e acabamentos, além de outras finalidades.
    • Fabricação do cimento: esta substância é usada como aditivo na produção de cimento.
    • Agricultura: conhecido como gesso agrícola, o sulfato de cálcio é um importante aditivo universal para o solo. Ele é usado amplamente neste setor para diversas finalidades, como: fornecimento de nutrientes cálcio e enxofre; correção do solo; neutralização do alumínio; controle de odores; prevenção da descamação superficial do solo; aumento dos níveis de pH dos solos ácidos; melhor infiltração de água e muito mais.
    • Produção de papel: a gipsita é usada aqui como carga para melhorar a opacidade e oferecer maior resistência.
    • Indústria de alimentos e bebidas: ele é aplicado neste setor como aditivo alimentar em determinados produtos com a finalidade de melhorar sua textura e consistência.
    • Setor petrolífero: ele pode ser usado para controlar fluidos na perfuração do petróleo.
    • Indústria farmacêutica: este produto é usado neste setor para produzir comprimidos e cápsulas.
    • Indústria cerâmica: O gesso é utilizado aqui como aditivo.
    • Setor de tintas: a gipsita pode ser aplicada neste ramo para a fabricação de tintas.
    • Industria química: pode utilizar a gipsita e a anidrita para a obtenção de diversos produtos, incluindo ácido sulfúrico, enxofre elementar, cimento, barrilha, cloreto de cálcio, sulfato de amônio e carbonato de cálcio.
    • Setor têxtil: a gipsita também é usada aqui como carga no acabamento de tecidos de algodão.

    Leia Mais
    Sulfato de Magnésio
    Sulfato de Amônio: fonte de nutrição no segmento agrícola
    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    O reúso de efluentes em torres de resfriamento
    Silos Sistemas Completos Agregam Funções de Armazenam, Dosagem e Homogeneização
    Fertilizantes: Venda de fertilizantes bate recorde com apoio externo

    Manipulação do sulfato de cálcio

    Este produto químico não é classificado como perigoso de acordo com o Sistema Harmonizado Global (GHS), embora possa causar irritação da mucosa e das vias respiratórias. Dessa forma, para uma manipulação segura é necessário que o colaborador faça uso de equipamento de proteção individual (EPI). Esses materiais podem servir para a proteção de olhos/face (óculos de segurança), da pele (luvas de proteção) e do trato respiratório (máscara contra pós). Para mais informações sobre o sulfato de cálcio, consulte a Ficha de Segurança deste produto químico (FISPQ).

    Medidas de primeiros socorros:

    – Se houver inalação: remova a pessoa para local ventilado. Se ela não estiver respirando, ofereça respiração artificial. Caso seja necessário, procure atendimento médico.

    – Se houver contato com a pele: lave o local contaminado com bastante água corrente e sabão. Retirar as roupas contaminadas. Procure auxílio médico, se necessário.

    – Se houver contato com os olhos: lave os olhos com água corrente, por 15 minutos. Importante passar em consulta com um oftalmologista para melhor avaliação.

    – Se houver ingestão: beba bastante água. Nunca ofereça nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Procurar auxílio médico, se necessário.

    Quanto ao armazenamento do sulfato de cálcio é válido destacar que as embalagens precisam estar bem fechadas, inclusive durante o manuseio. Além disso, elas precisam ser guardadas em local seco e limpo à temperatura ambiente.

    Onde comprar o sulfato de cálcio?

    Para encontrar os principais fornecedores de sulfato de cálcio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * sulfato de cálcio dihidratado (gesso)

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.