Química

Sulfato de Amônio – nova tecnologia cria oportunidades para produção

Quimica e Derivados
17 de dezembro de 2018
    -(reset)+

    O fluxograma da Figura 5 demonstra as principais operações unitárias de processo envolvidas na tecnologia thyssenkrupp para produção do sulfato de amônio granular a partir da solução do mesmo componente químico. No início do processo, a solução de sulfato de amônio é colocada em contato com ar aquecido em um leito fluidizado do tipo horizontal. Nessa etapa ocorre a secagem e formação dos grânulos, a partir da solução. A corrente de ar com material particulado que deixa o topo do leito segue para um conjunto de operações unitárias no intuito de recuperar as partículas, retornando-as para o leito fluidizado, e condicionar os gases para liberação na atmosfera, conforme legislação ambiental. A corrente de grânulos que deixa o leito horizontalmente também passa por operações unitárias de classificação com relação aos tamanhos das partículas e, finalmente, por um processo de revestimento dos grânulos em um tambor rotativo, onde é aspergido um agente químico, para mitigar a lixiviação dos grânulos nos processos posteriores de embalagem, estocagem e transporte. Após a etapa de revestimento no tambor rotativo, é obtido o sulfato de amônio em sua forma granular final para futura comercialização como fertilizante conforme especificação típica apresentada na Tabela 1.

    Figura 5 – Fluxograma simplificado do processo thyssenkrupp para produção de sulfato de amônio granular.

    Química e Derivados, Sulfato de Amônio – nova tecnologia de processo cria oportunidades para produção local

    Tabela 1 – Especificação típica do sulfato de amônio granular

    Química e Derivados, Sulfato de Amônio – nova tecnologia de processo cria oportunidades para produção local

    A operação no leito fluidizado é a principal etapa do processo, visto que nesse equipamento ocorre a conversão da solução de sulfato de amônio em grânulos com propriedades controladas. A Figura 6 mostra a parte interna do leito fluidizado horizontal durante o processo de granulação.

    Figura 6 – Vista interna do leito fluidizado horizontal desenvolvido pela thyssenkrupp durante produção de sulfato de amônio granular.

    Química e Derivados, Sulfato de Amônio – nova tecnologia de processo cria oportunidades para produção local

    A Figura 7 ilustra as etapas na conversão da solução líquida de sulfato de amônio em seu correspondente granular. Para obtenção do grânulo conforme requisitos do mercado (principais parâmetros na Tabela 1), é necessário um controle adequado de diversos parâmetros do processo (velocidade e temperatura do ar de secagem, tempo de residência da solução no leito fluidizado, etc.).

    Figura 7 – Etapas na conversão da solução líquida de sulfato de amônio em sua forma granular.

    Química e Derivados, Sulfato de Amônio – nova tecnologia de processo cria oportunidades para produção local

    Do ponto de vista do negócio no mercado de fertilizantes, o investimento em uma unidade de sulfato de amônio granular a partir de solução aquosa tem grande potencial de viabilidade econômica. Como já demonstrado, grande parte da demanda nacional é suprida com produto de origem internacional (aproximadamente 90% da demanda aparente). Mesmo do ponto de vista global, os grandes produtores do fertilizante têm capacidade para fornecimento em larga escala somente do produto em sua forma cristalina, ou seja, existem oportunidades no mercado mundial para aumento da produção do material granular. Como no caso dominante brasileiro, em cenários onde amônia e ácido sulfúrico não são matérias-primas baratas para produção do sulfato de amônio granular pelaa partir da viarota sintética, a tecnologia desenvolvida pela thyssenkrupp se apresenta como solução viável para atender a demanda brasileira pelo fertilizante ao mesmo tempo em que permite reaproveitar um subproduto da indústria química ou siderúrgica que invariavelmente necessita de adequação antes da sua disposição, por conta dos impactos ano meio ambiente.

    Presente no Brasil há mais de 180 anos, a thyssenkrupp acredita no potencial do mercado brasileiro, atuando principalmente próxima aos clientes de maneira a desenvolver soluções efetivas e competitivas. Observando qualidade técnica e viabilidade econômica, a empresa combina capacidade brasileira de execução com a expertise tecnológica do nosso centro de competência para processos de produção de fertilizantes, localizado na cidade de Dortmund, na Alemanha. Nesse contexto, possuindo tecnologias próprias e capacidade de execução local, a thyssenkrupp Industrial Solutions pode executar projetos completos de plantas industriais – da análise econômica ao comissionamento da planta – de forma rápida e efetiva para os seus clientes no país.

     
    Química e Derivados, Sulfato de Amônio – nova tecnologia de processo cria oportunidades para produção local

    Gilson Alexandre Pinto, DSc. é Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios thyssenkrupp Industrial Solutions ltda.

    Autor: Gilson Alexandre Pinto, DSc. – Eng. de Desenvolvimento de Negócios thyssenkrupp Industrial Solutions ltda.

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado com ênfase em Síntese e Desenvolvimento de Processos Químicos pela mesma universidade. Atuou por 10 anos na Chemtech (empresa do grupo Siemens) como engenheiro e coordenador de projetos de engenharia e de inovação tecnológica para os setores petroquímico, de refino e de óleo e gás. Atualmente é engenheiro de desenvolvimento de negócios na thyssenkrupp Industrial Solutions para os mercados de Fertilizantes, Petroquímicos e de Especialidades Químicas.

    Gilson Alexandre Pinto é pós-graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado com ênfase em Síntese e Desenvolvimento de Processos Químicos pela mesma universidade. Atuou por 10 anos na Chemtech (empresa do grupo Siemens) como engenheiro e coordenador de projetos de engenharia e de inovação tecnológica para os setores petroquímico, de refino e de óleo e gás. Atualmente é engenheiro de desenvolvimento de negócios na thyssenkrupp Industrial Solutions para os mercados de Fertilizantes, Petroquímicos e de Especialidades Químicas.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *