Sulfato de Amônio: fonte de nutrição no segmento agrícola

Nem precisa mais procurar, tudo que você quer saber sobre sulfato de amônio está aqui. Vem com a gente!

O sulfato de amônio é bem conhecido no setor do agronegócio, uma vez que consiste em um importante fertilizante rico em nitrogênio e enxofre. A grande parte deste produto vem de exportação da China, Bélgica, Estados Unidos e outros países. Embora a maior utilização seja neste setor, ainda há aplicações em outras indústrias, como têxtil, couro, farmacêutica e muito mais. Confira mais detalhes ao longo da matéria!

Acesso Rápido no post

O que é sulfato de amônio?
Fórmula química
Principais características
Para que serve o sulfato de amônio?
Manipulação do sulfato de amônio
Onde comprar o sulfato de amônio?

O que é sulfato de amônio?

O Sulfato de Amônio, também chamado de SAM, é um composto químico com aspecto sólido, branco e inodoro. É um sal inorgânico que em sua forma natural pode ser encontrado em um mineral raro, a mascanhite, resultado de fumarolas marinhas e da queima de carvão.

De forma artificial, ele pode ser obtido de diversas formas, como mistura da amônia com ácido sulfúrico em uma reação controlada; um subproduto do processo de produção de cCaprolactama; subproduto do processo siderúrgico e muito mais.

Fórmula química

Sua fórmula molecular é (NH4)2SO4.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Principais características

    • Forma: sólido (grânulos ou cristais):
    • Cor: branco;
    • Inodoro;
    • Higroscópico: ele absorve a umidade do ar;
    • Solúvel em água, álcool e benzina;
    • pH: 5.0 – 6 a 132 g/l a 25 °C;
    • Ponto de fusão/ponto de congelamento > 280 °C

    Para que serve o sulfato de amônio?

    O sulfato de amônio é um dos fertilizantes mais utilizados pelo setor agrícola para nutrição de plantas do solo, a depender do clima e as características do solo. Embora tenha uma enorme relevância neste segmento, sua aplicação ainda é notada em outros setores, como têxtil, alimentício, entre outros. Veja a seguir detalhes da aplicação no agronegócio e como ele é utilizado nos demais setores:

    • Agroindústria: o sulfato de amônio é uma excelente fonte simultânea de nitrogênio e enxofre para a nutrição do solo e das plantas, isto é, ele consegue oferecer dois elementos importantes em um único insumo.  Ele apresenta em sua composição dois nutrientes, de 20 a 21% de nitrogênio e de 22 a 24% de enxofre.

    O nitrogênio, ao lado do potássio (P) e do fósforo (K), pertence aos macronutrientes primários, ou seja, está envolvido em processos vitais para o crescimento e desenvolvimento da planta, como atuação direta na fotossíntese; constituição de substâncias essenciais (vitaminas, carboidratos e proteínas); atuação no desenvolvimento do sistema radicular. Por sua vez, o enxofre pertence aos macronutrientes secundários, como o cálcio e o magnésio.

    Outro fertilizante também popular para o crescimento das plantas é a ureia, porém o sulfato de amônio se mostra mais vantajoso, pois tem menos salinidade, fator que impacta o solo e plantas, atrapalhando o desenvolvimento de microrganismos importantes, diminuindo a produtividade e muito mais. No entanto, ainda é preciso dizer que o valor de salinidade do sulfato de amônio é alto, ficando em torno de 69%.

    O sulfato de amônio também se destaca quanto as perdas por volatilização, desnitrificação, lixiviação, as quais são menores com sua utilização do que com outros fertilizantes.

    Também vale dizer que ele é comercializado nos formatos granulado e farelado, sendo o granulado o preferido dos agricultores.

    • Indústria têxtil: ele é usado em tingimentos de tecidos, uma vez que tem capacidade de regular a difusão do corante para a fibra têxtil.
    • Indústria alimentícia: neste setor ele é utilizado como conservante e regulador de acidez. Dessa forma, está muito presente em pães, massas e como ativante no processo fermentativo.
    • Tratamento do couro: o sulfato de amônio é aplicado para remover o limo do couro nos processos de curtimento.
    • Setor de ração de animais: ele é usado para suplementação de nitrogênio.
    • Setor de tratamento de efluentes: aqui o sulfato de amônio serve como floculante e desinfetante.
    • Indústria farmacêutica: aplicado neste segmento como purificador de proteínas.
    • Refinarias de petróleo: sua utilização é feita como inibidor de corrosão.
    • Indústria química.
    • Manufatura de explosivos.

    Leia Mais
    TAG e Unigel fecham acordo de transporte de gás para fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe
    Sulfato de Amônio – nova tecnologia cria oportunidades para produção
    Fertilizantes: Venda de fertilizantes bate recorde com apoio externo

    Manipulação do sulfato de amônio

    Este produto químico pode ser perigoso se ingerido, além de causar irritação moderada na pele, nos olhos e nas vias respiratórias. Portanto, o manuseio precisa ser realizado com segurança, de modo a evitar a formação de pó, o que exige um ambiente com ventilação de exaustão adequada.

    Outros equipamentos de proteção coletiva, como chuveiro de emergência e lava olhos, também devem estar a disposição no local de trabalho para garantir a saúde e bem estar dos colaboradores. Quanto aos equipamentos de proteção individual, são relevantes as luvas em PVC, óculos, avental de PVC, botas e protetor facial.

    Medidas de Primeiros Socorros

    – Em caso de inalação: retirar a pessoa para o ar fresco. Se não respirar, oferecer respiração artificial. Procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele: lavar o local contaminado com sabão e muita água. Recomenda-se consultar um médico.

    – Em caso de contato com os olhos: lavar os olhos com bastante água durante pelo menos quinze minutos. Importante consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: enxaguar a boca da vítima com água. Nunca oferecer nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Buscar com urgência atendimento médico.

    O sulfato de amônio deve ser mantido em recipiente fechado e armazenado em local seco, fresco e ventilado. Outra providencia essencial é sua separação de produtos incompatíveis.

    Onde comprar o sulfato de amônio?

    Os principais fornecedores de sulfato de amônio podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

    Sulfato de amônio grau alimentício/farmacêutico

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.