Sulfato de Amônio: fonte de nutrição no segmento agrícola
Nem precisa mais procurar, tudo que você quer saber sobre sulfato de amônio está aqui. Vem com a gente!

O sulfato de amônio é bem conhecido no setor do agronegócio, uma vez que consiste em um importante fertilizante rico em nitrogênio e enxofre. A grande parte deste produto vem de exportação da China, Bélgica, Estados Unidos e outros países. Embora a maior utilização seja neste setor, ainda há aplicações em outras indústrias, como têxtil, couro, farmacêutica e muito mais. Confira mais detalhes ao longo da matéria!
Acesso Rápido no post
O que é sulfato de amônio?
Fórmula química
Principais características
Para que serve o sulfato de amônio?
Manipulação do sulfato de amônio
Onde comprar o sulfato de amônio?
O que é sulfato de amônio?
O Sulfato de Amônio, também chamado de SAM, é um composto químico com aspecto sólido, branco e inodoro. É um sal inorgânico que em sua forma natural pode ser encontrado em um mineral raro, a mascanhite, resultado de fumarolas marinhas e da queima de carvão.
De forma artificial, ele pode ser obtido de diversas formas, como mistura da amônia com ácido sulfúrico em uma reação controlada; um subproduto do processo de produção de cCaprolactama; subproduto do processo siderúrgico e muito mais.
Fórmula química
Sua fórmula molecular é (NH4)2SO4.
Principais características
- Forma: sólido (grânulos ou cristais):
- Cor: branco;
- Inodoro;
- Higroscópico: ele absorve a umidade do ar;
- Solúvel em água, álcool e benzina;
- pH: 5.0 – 6 a 132 g/l a 25 °C;
- Ponto de fusão/ponto de congelamento > 280 °C
Para que serve o sulfato de amônio?
O sulfato de amônio é um dos fertilizantes mais utilizados pelo setor agrícola para nutrição de plantas do solo, a depender do clima e as características do solo. Embora tenha uma enorme relevância neste segmento, sua aplicação ainda é notada em outros setores, como têxtil, alimentício, entre outros. Veja a seguir detalhes da aplicação no agronegócio e como ele é utilizado nos demais setores:
- Agroindústria: o sulfato de amônio é uma excelente fonte simultânea de nitrogênio e enxofre para a nutrição do solo e das plantas, isto é, ele consegue oferecer dois elementos importantes em um único insumo. Ele apresenta em sua composição dois nutrientes, de 20 a 21% de nitrogênio e de 22 a 24% de enxofre.
O nitrogênio, ao lado do potássio (P) e do fósforo (K), pertence aos macronutrientes primários, ou seja, está envolvido em processos vitais para o crescimento e desenvolvimento da planta, como atuação direta na fotossíntese; constituição de substâncias essenciais (vitaminas, carboidratos e proteínas); atuação no desenvolvimento do sistema radicular. Por sua vez, o enxofre pertence aos macronutrientes secundários, como o cálcio e o magnésio.
Outro fertilizante também popular para o crescimento das plantas é a ureia, porém o sulfato de amônio se mostra mais vantajoso, pois tem menos salinidade, fator que impacta o solo e plantas, atrapalhando o desenvolvimento de microrganismos importantes, diminuindo a produtividade e muito mais. No entanto, ainda é preciso dizer que o valor de salinidade do sulfato de amônio é alto, ficando em torno de 69%.
O sulfato de amônio também se destaca quanto as perdas por volatilização, desnitrificação, lixiviação, as quais são menores com sua utilização do que com outros fertilizantes.
Também vale dizer que ele é comercializado nos formatos granulado e farelado, sendo o granulado o preferido dos agricultores.
- Indústria têxtil: ele é usado em tingimentos de tecidos, uma vez que tem capacidade de regular a difusão do corante para a fibra têxtil.
- Indústria alimentícia: neste setor ele é utilizado como conservante e regulador de acidez. Dessa forma, está muito presente em pães, massas e como ativante no processo fermentativo.
- Tratamento do couro: o sulfato de amônio é aplicado para remover o limo do couro nos processos de curtimento.
- Setor de ração de animais: ele é usado para suplementação de nitrogênio.
- Setor de tratamento de efluentes: aqui o sulfato de amônio serve como floculante e desinfetante.
- Indústria farmacêutica: aplicado neste segmento como purificador de proteínas.
- Refinarias de petróleo: sua utilização é feita como inibidor de corrosão.
- Indústria química.
- Manufatura de explosivos.
Leia Mais
TAG e Unigel fecham acordo de transporte de gás para fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe
Sulfato de Amônio – nova tecnologia cria oportunidades para produção
Fertilizantes: Venda de fertilizantes bate recorde com apoio externo
Manipulação do sulfato de amônio
Este produto químico pode ser perigoso se ingerido, além de causar irritação moderada na pele, nos olhos e nas vias respiratórias. Portanto, o manuseio precisa ser realizado com segurança, de modo a evitar a formação de pó, o que exige um ambiente com ventilação de exaustão adequada.
Outros equipamentos de proteção coletiva, como chuveiro de emergência e lava olhos, também devem estar a disposição no local de trabalho para garantir a saúde e bem estar dos colaboradores. Quanto aos equipamentos de proteção individual, são relevantes as luvas em PVC, óculos, avental de PVC, botas e protetor facial.
Medidas de Primeiros Socorros
– Em caso de inalação: retirar a pessoa para o ar fresco. Se não respirar, oferecer respiração artificial. Procurar atendimento médico.
– Em caso de contato com a pele: lavar o local contaminado com sabão e muita água. Recomenda-se consultar um médico.
– Em caso de contato com os olhos: lavar os olhos com bastante água durante pelo menos quinze minutos. Importante consultar um oftalmologista.
– Em caso de ingestão: enxaguar a boca da vítima com água. Nunca oferecer nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Buscar com urgência atendimento médico.
O sulfato de amônio deve ser mantido em recipiente fechado e armazenado em local seco, fresco e ventilado. Outra providencia essencial é sua separação de produtos incompatíveis.
Onde comprar o sulfato de amônio?
Os principais fornecedores de sulfato de amônio podem ser encontrados no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.
Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.
Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!
Sulfato de amônio grau alimentício/farmacêutico