SITIVESP atualiza cartilha de eletricidade estática
O conteúdo foi totalmente revisto e atualizado pelo Departamento de Segurança e Regulação das Atividades de Transporte do Sindicato

Os profissionais que atuam na área de segurança nas indústrias de tintas e de setores afins, como distribuidores químicos, contam com uma importante aliada no seu trabalho preventivo: a edição 2020 da Cartilha de Eletricidade Estática do Sitivesp – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo.
O conteúdo foi totalmente revisto e atualizado pelo Departamento de Segurança e Regulação das Atividades de Transporte do Sindicato, composto por profissionais das empresas associadas que conhecem a fundo esse tema.
Essa nova versão foi elaborada com o objetivo de explicar bem e destacar as causas da eletricidade estática, os riscos associados e as medidas para evitá-la.
O tema é fundamental porque esse fenômeno contribui para perdas de produção, de tempo e de matéria-prima, podendo ainda gerar incêndios e choques em operadores, assim como causar graves danos a componentes eletrônicos sensíveis.
A cartilha está disponível para download gratuito no site www.sitivesp.org.br, passando a fazer parte de um amplo conjunto de materiais informativos focados na disseminação de conhecimentos a todos os públicos que lidam com as tintas, dos fabricantes aos aplicadores.
“Esta publicação faz parte de nosso compromisso de oferecer ao mercado informações e orientações que permitam que os profissionais estejam atualizados em relação às inovações em produtos, equipamentos, ferramentas e técnicas, assim como às melhores práticas em termos de qualidade, segurança e sustentabilidade”,
afirma Douver Martinho, presidente do Sitivesp.
Conheça os principais temas abordados na cartilha:
· Causas e efeitos da eletricidade estática
· Práticas seguras
· Prevenção da eletricidade estática
· Perigos da eletricidade estática
· Problemas típicos em aterramentos
· Manutenção e inspeção
· Aterramento e “jumpeamento”
· Aditivos antiestáticos
· Sistemas de tubulação
· Queda livre de líquidos
· Containers plásticos
· Roupas de funcionários
· Descarga de gases pressurizados
· Operações de processo
O SITIVESP – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes foi fundado em 1941 com o objetivo de representar o setor de tintas e vernizes e defender os interesses das empresas associadas junto aos órgãos do governo, federações e confederações, atuando em favor do segmento como um todo.
Através de campanhas, eventos, seminários e parcerias, o SITIVESP tem obtido resultados e conquistas importantes para todo o setor. Com atuação no estado de São Paulo, nossos associados representam 80% do mercado brasileiro de tintas.