Energia Elétrica

SITIVESP atualiza cartilha de eletricidade estática

Quimica e Derivados
2 de outubro de 2020
    -(reset)+

    Os profissionais que atuam na área de segurança nas indústrias de tintas e de setores afins, como distribuidores químicos, contam com uma importante aliada no seu trabalho preventivo: a edição 2020 da Cartilha de Eletricidade Estática do Sitivesp – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo. O conteúdo foi totalmente revisto e atualizado pelo Departamento de Segurança e Regulação das Atividades de Transporte do Sindicato, composto por profissionais das empresas associadas que conhecem a fundo esse tema.

    Essa nova versão foi elaborada com o objetivo de explicar bem e destacar as causas da eletricidade estática, os riscos associados e as medidas para evitá-la. O tema é fundamental porque esse fenômeno contribui para perdas de produção, de tempo e de matéria-prima, podendo ainda gerar incêndios e choques em operadores, assim como causar graves danos a componentes eletrônicos sensíveis.

    A cartilha está disponível para download gratuito no site www.sitivesp.org.br, passando a fazer parte de um amplo conjunto de materiais informativos focados na disseminação de conhecimentos a todos os públicos que lidam com as tintas, dos fabricantes aos aplicadores.

    “Esta publicação faz parte de nosso compromisso de oferecer ao mercado informações e orientações que permitam que os profissionais estejam atualizados em relação às inovações em produtos, equipamentos, ferramentas e técnicas, assim como às melhores práticas em termos de qualidade, segurança e sustentabilidade”, afirma Douver Martinho, presidente do Sitivesp.

    Conheça os principais temas abordados na cartilha:

    · Causas e efeitos da eletricidade estática
    · Práticas seguras
    · Prevenção da eletricidade estática
    · Perigos da eletricidade estática
    · Problemas típicos em aterramentos
    · Manutenção e inspeção
    · Aterramento e “jumpeamento”
    · Aditivos antiestáticos
    · Sistemas de tubulação
    · Queda livre de líquidos
    · Containers plásticos
    · Roupas de funcionários
    · Descarga de gases pressurizados
    · Operações de processo

    O SITIVESP – Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes foi fundado em 1941 com o objetivo de representar o setor de tintas e vernizes e defender os interesses das empresas associadas junto aos órgãos do governo, federações e confederações, atuando em favor do segmento como um todo. Através de campanhas, eventos, seminários e parcerias, o SITIVESP tem obtido resultados e conquistas importantes para todo o setor. Com atuação no estado de São Paulo, nossos associados representam 80% do mercado brasileiro de tintas.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *