Adesivos, Colas e Selantes

Silicones – Levam inovação a vários mercados, dos cosméticos à construção

Renata Pachione
7 de outubro de 2020
    -(reset)+

    Química e Derivados - Silicones - Levam inovação a vários mercados, dos cosméticos à construção ©QD Foto: iStockPhoto

    Cássia: soluções para atender produtos de baaixo e alto custo

    Cuidados pessoais – Entre as inúmeras aplicações do silicone, aquelas voltadas aos cuidados capilares têm se destacado. O fenômeno se dá não só porque o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos capilares no mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), mas também pelo fato do segmento aliar alta tecnologia ao dinamismo, o que vai ao encontro das características do ingrediente. “É um mercado ditador de tendências que tem que se reinventar o tempo todo”, comenta Cássia.

    Para abastecer o segmento capilar, a Wacker adicionou dois produtos ao seu portfólio: a emulsão fluida de silicone Belsil DM 3200 E, que atua como agente condicionante em xampus e condicionadores, e o agente de brilho Belsil PF 100. Segundo Cássia, quando o cabelo é lavado, essa emulsão, com apenas 160 nanômetros de diâmetro, é depositada seletivamente nas fibras capilares, proporcionando maior proteção aos cabelos em comparação às emulsões convencionais. O agente de brilho, por sua vez, é polifuncional, projetado para uso em produtos capilares e maquiagem. “Seu índice de refração de 1.464 é muito superior ao de polidimetilsiloxanos e ainda mais alto do que o de fluidos de fenil silicone convencionais, sendo um agente de brilho altamente eficaz para o setor de cosméticos”, diz. O produto é solúvel em solventes orgânicos e muitos óleos vegetais.

    Entre os destaques da Wacker está ainda o desenvolvimento de uma fórmula com tripla proteção antipoluição. Trata-se da combinação entre os silicones Belsil, o antioxidante HTEssence e os filtros UV. “Essa formulação protege a pele contra uma variedade de impactos ambientais”, afirma Cássia. Segundo ela, a companhia escolheu investir no conceito antipoluição com o principal objetivo de prevenção do estresse oxidativo, que pode ser desencadeado por danos ambientais, uma vez que os silicones formam uma película protetora respirável, atuando como uma barreira eficaz, que impede que os poluentes atinjam a pele e o cabelo. Ela avisa, no entanto, que a ampliação do portfólio da linha Belsil, no que tange aos produtos com ação contra a poluição, é apenas uma das frentes de atuação da companhia.

    Química e Derivados - Silicones - Levam inovação a vários mercados, dos cosméticos à construção ©QD Foto: iStockPhoto

    Renata: tributação alta sobre intermediários prejudica setor

    Também em linha com as exigências dos formuladores de produtos de personal care, a Dow lançou os blends de gomas de silicone com fluidos de alta volatilidade, os quais são amplamente utilizados em categorias que vão de maquiagem a cuidados dos cabelos. “São fundamentais para entrega de performance e melhoria da percepção sensorial dos cosméticos”, conta Renata Campos, líder técnica da Dow.

    Segundo ela, pensando no desenvolvimento de produtos com melhor perfil de sustentabilidade, sem abrir mão de desempenho, a Dow desenvolveu quatro novos blends de gomas de dimeticonol em diferentes veículos, sendo todos livres de ciclometicones. Alguns desses veículos, como isododecano e isoparafinas, são prontamente biodegradáveis. Outros, como o hemisqualano, atendem a ISO 16128 por terem 96% de origem natural. “Dessa forma, oferecemos mais opções aos formuladores, tanto do ponto de vista de performance (diferentes volatilidades e sensoriais) quanto de sustentabilidade (diferentes veículos)”, ressalta Renata.

    Outra novidade da companhia para o segmento é o HydroxyShield Polymer. Com benefícios multifuncionais, esta tecnologia permite a criação de uma linha de produtos desde a limpeza do cabelo até o condicionador, que irão recuperar, reparar e proteger o cabelo da quebra.

    A Dow gerencia um grande portfólio de novas moléculas e aplicações. Em relação à unidade de negócio de Soluções de Consumo (focada em silicone), o objetivo global neste ano é lançar 85 produtos. “Mesmo com os desafios da pandemia, a nossa meta permanece a mesma”, destaca Renata. São novidades para diversas áreas; algumas delas ficam por conta do Dowsil 107F Additive, produto que age no controle de espuma, tem baixa viscosidade e alta performance a baixas concentrações, e o Dowsil 8016 Waterborne Resin, resina de silicone de baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), base água para aplicações industriais de até 600°C, indicada para o segmento de tintas. Além do Dowsil EA-3838 Fast Adhesive, selante de cura rápida, que permite a movimentação das peças logo após a montagem, e o Dowsil CC-8030 UV and Moisture Dual Cure Conformal Coating, para aplicações eletrônicas que contêm componentes sensíveis.

    A Dow além da marca Dowsil, já conhecida pelos mercados de home & personal care e construção, conta com as marcas Xiameter, Vorasurf (surfactantes para espumas de poliuretano), Silastic (elastômeros de silicone), Syl-off (emulsões e sistemas para rótulos) e Amplify Si (compatibilizantes para plásticos).

    Química e Derivados - Silicones - Levam inovação a vários mercados, dos cosméticos à construção ©QD Foto: iStockPhoto

    Coelho: insumos melhoram produtos para pele e cabelos

    A Evonik destaca em sua linha de personal care, os silicones Abil ME 45, Abil Quat 3272 e Abil Quat 3676. “Eles possuem parte da estrutura natural e proporcionam um condicionamento excelente e intensivo, deixando os fios de cabelos mais macios, leves e soltos”, explica Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul, da Evonik. O Abil ME 45 é uma microemulsão de silicone quaternizado com cadeia especial que além da facilidade de aplicação promove excelente atividade de proteção térmica dos fios e proporciona propriedades de suavidade e condicionamento intenso. “Favorece uma distribuição bastante homogênea nos fios, é eficaz em baixas concentrações e altamente indicado para formulações clear”, afirma

    O Abil Quat 3272, por sua vez, trata-se de um silicone catiônico para cuidados com os cabelos e para a limpeza da pele. É solúvel e compatível com surfactantes aniônicos; além disso, é recomendado para formulações de xampus, sabonetes líquidos e preparações de limpeza de pele, em que proporciona sensação suave e macia na pele limpa. Enquanto o Abil Quat 3676 fornece um efeito condicionador intensivo, tornando-o adequado para tipos de cabelos mais grossos. “Ainda entre os benefícios, promove intensificação do brilho e proteção térmica”, completa Coelho.

    Em tempo, a Evonik inaugurou no início do ano uma unidade multifuncional de silicones, em Geesthacht, Alemanha. Nela fabrica componentes e matérias-primas para a produção de selantes e adesivos, compostos para fundição e moldagem, entre outros produtos.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *