Silicato de sódio: aplicações industriais

Silicato de sódio: confira seus usos mais comuns em diferentes setores da indústria, cuidados na hora do manuseio e principais fornecedores.

O silicato de sódio consiste em um produto muito versátil e, portanto, consumido amplamente por uma série de indústrias. Destaca-se na indústria de sabões e detergentes, química, de tratamento de água e de águas residuais, fundição e de construção civil. Veja a seguir mais aplicações sobre este importante composto químico e outros detalhes. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

Para que serve o silicato de sódio?
Silicato de sódio e metassilicato de sódio
Como ele deve ser manipulado?
Onde comprar o silicato de sódio?

O que é silicato de sódio?

Trata-se de um composto formado por sílica (SiO2) e sódio (Na2O), podendo ter diferentes proporções de sílica para sódio.

Ele pode ser obtido por meio do processo de calcinação da mistura de sílica (SiO2) com carbonato de sódio (Na2CO3), o qual vai resultar em silicato de sódio e gás carbônico.

Também é preciso destacar que existem vários tipos de silicato de sódio, como o neutro, silicato de puro, alcalino, entre outros.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Quais são suas principais características?

    • Estado físico: sólido (pó) ou líquido viscoso (quando dissolvido em água).
    • Cor: incolor ou próximo ao incolor.
    • Odor: inodoro.
    • Peso Molecular: 194,00.
    • Solubilidade: produto muito solúvel em água.
    • Grupo químico: silicatos.
    •  Atóxico e não-inflamável.

    Para que serve o silicato de sódio?

    Consiste em um composto químico com diversas aplicações na indústria. Abaixo, você poderá conferir primeiramente as aplicações do silicato de sódio alcalino e, na sequência, as do silicato de sódio puro.

    Aplicações comuns do silicato de sódio alcalino:

    • Indústrias cerâmicas: ele é usado neste segmento como agente redutor de viscosidade.
    • Fundição: no processo de fundição a sua utilização é realizada como agente de ligação para a areia. Ele é muito importante na produção do molde.
    • Domissanitários: na indústria de sabão ele serve como agente emulsificante, redutor de tensão superficial, regulador de viscosidade e outras finalidades. Vale destacar que no detergente o silicato de sódio alcalino é aplicado para aumentar a eficiência do tensoativo.
    • Setor têxtil: é aplicado nas indústrias têxtil para manter o pH em um intervalo apropriado e para estabilização do banho.
    • Setor de papel e celulose: usado para o branqueamento de fibras de papel e na estabilização do peróxido de hidrogênio.
    • Soluções de silicato de sódio alcalino: estas também são usadas em outras funções, como tratamento de água, tintas especiais, eletrodos e fluxos, precipitados de sílica e géis, fabricação de metassilicato de sódio, entre outros.
    • Produção de cimentos refratários: neste setor é usado como agente ligante.
    • Setor de adesivos.
    • Usado como inibidor de corrosão de metais.
    • Fabricação de portas corta-fogo.

    Principais aplicações do silicato de sódio puro:

    • Construção civil: ele é usado em cimentos e argamassas
    • Tratamento de água.
    • Fundições: aqui ele também é utilizado como agente de ligação.

    Leia Mais
    Têxteis: Insumos e práticas sustentáveis
    Mineração: Potencial dos rejeitos supre outras cadeias produtivas
    Insumos avançados elevam a qualidade nutricional dos alimentos- FiSA
    Tecnologia transforma cascas de arroz em sílica
    Crise Hídrica – indústria química lança guia para plano de contingência
    Pesquisas por insumos sustentáveis e capazes de desempenhar novas funções: Pigmentos
    Água para Cosméticos – ABC Cosmetologia

    Silicato de sódio e metassilicato de sódio

    Embora os dois compostos estejam relacionados, se diferenciam quanto a composição, propriedades e aplicações.

    O metassilicato de sódio é um composto que apresenta uma proporção fixa de sílica para sódio, ou seja duas unidades de sódio para cada unidade de sílica, representado pela fórmula química é Na2SiO3.

    Quanto a aplicação do metassilicato de sódio podemos dizer que ela é intensa na produção de produtos de limpeza e detergentes, visto a sua grande eficiência na remoção de manchas, sujeiras, óleos, graxas e outros materiais. Outras utilizações ocorrem nos setores têxtil, galvanoplastia, cerâmica, papel e celulose, química, cosmética, farmacêutica, tratamento de água, fotogragia e muito mais.

    Como ele deve ser manipulado?

    O seu manuseio assim como de outros produtos químicos, deve seguir às regras e procedimentos de higiene industrial e a legislação em vigor. É importante evitar o contato direto dos olhos, pele, roupa e boca com o produto, portanto, o uso de equipamento de proteção individual é imprescindível. São exemplos de EPI: botas luvas, óculos e roupas fechadas nos punhos.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: remova a vítima para local ventilado e a mantenha em repouso numa posição que não dificulte a respiração. Em caso de indisposição, vale procurar atendimento médico.

    – Após contato com a pele: tirar a roupa contaminada e lavar abundantemente a pele contaminada com água. Em caso de irritação cutânea, consultar um médico.

    – Após contato com os olhos: enxaguar cuidadosamente os olhos com bastante água por vários minutos. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for fácil. Caso a irritação ocular persista, deve-se procurar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: não induza o vômito e nunca forneça algo por via oral a uma pessoa inconsciente. Nesta situação é necessário lavar a boca da vítima e oferecer água, no máximo dois copos. Também é essencial consultar um médico para o tratamento adequado.

    O silicato de sódio precisa ser guardado em recipiente hermeticamente fechado e armazenado em local bem ventilado e longe da luz solar.

    Onde comprar o silicato de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de produtos químicos no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * silicato de sódio
    * silicato de sódio alcalino
    * silicato de sódio neutro
    * silicato de alumínio e sódio
    * metassilicato de sódio

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.