Meio Ambiente (água, ar e solo)

Serviços: Demanda cresce mais pela terceirização

Maria Silvia Martins de Souza
3 de fevereiro de 2001
    -(reset)+

    Também no segmento farmacêutico é possível contatar serviços de produ­ção. A Billy Farmacêutica Ltda. além dos próprios produtos da marca Euro­farma, presta serviços de fabricação para terceiros, de produtos veterinários e fármacos. A terceirização responde por cerca de 30% da produção da empresa. Os clientes fornecem as matérias-primas, formulações e instru­ções de fabricação. Com freqüência, antes da comercialização, executam análises para controle da qualidade do produto manufaturado.

    Algumas indústrias terceirizam apenas algumas etapas do seu processo, como a recuperação de solventes. A solução mais econômica e ambien­talmente segura para a destinação de solventes contaminados é sua reci­clagem de acordo com as orientações e disposições legais existentes. A Adesol Produtos Químicos Ltda. presta este serviço para indústrias químicas, seguindo os procedimentos exigidos pela Cetesb. São cobrados de R$ 0,50 a R$ 2,00 por litro de solvente recu­perado, dependendo do tipo de produto e do seu grau de contaminação. Exem­plos de solventes cujas recuperações são freqüentemente solicitadas in­cluem: álcoois, solventes aromáticos (tolueno e xileno), organoclorados (percloroetileno) e acetona.

    Já a empresa Fulltev Ind. e Com. Ltda., instalada há 15 anos em Mauá-SP, especializou-se na recuperação de óleos térmicos sintéticos, de baixo e alto pontos de ebulição, sendo in­clusive, conforme informação de Rogério Piccoli, do departamento. comercial, indicada pela própria Dowtherm, fabricante do produto, para tal atividade. São contratantes desse serviço: Rhodia-Ster, DuPont e Basf, dentre outros. O óleo impuro é enviado à Fulltev para ser tratado, readquirindo suas características originais. Antes de devolvê-lo ao cliente, uma amostra é analisada pela própria Dowtherm para aprovação. O cliente recebe o produto purificado, e o resíduo removido, é incinerado. Recuperações de solventes como glicerol, etileno e propile­noglicol, ou plastificantes, como diisobutilftalato ou diisoctilftalato, também podem ser realizadas por essa prestadora.

    Para empresas que usam óleos solúveis em água, a Fulltev oferece serviços de destinação final do produto usado. Com autorização da Cetesb, após separação da mistura óleo/água, o fluido orgânico é incinerado, sendo fornecido à empresa o atestado refe­rente. A água é encaminhada à rede coletora da Sabesp, também com atestado de destinação. Os serviços são cobrados por litro de óleo processado, sendo o valor calculado em função do seu estado de degradação. Para presta­ção desses serviços, a empresa conta com uma unidade de evaporação em aço inox 304, com capacidade de 1,5 toneladas por dia, e duas unidades de destilação, uma descontínua e outra contínua, com capacidades de duas e 12 toneladas por dia, respectivamente.

    Micronização e tambores – Operações de moagem e micronização também podem ser contratadas, por exemplo, junto a Hermes-Collore Ind. e Com., de Indaiatuba-SP. Especializada na comercialização de pigmentos orgâ­nicos e inorgânicos, a empresa, estabe­lecida desde 1982, iniciou há dois anos a prestação de serviço de moagem ultrafina de sólidos secos. A terceiri­zação do serviço de moagem é uma forma econômica de enobrecer o produto em questão, sem necessidade de altos investimentos em equi­pa­mentos, manutenção e em pessoal especializado. O me­nor tamanho das partículas favorece em muito os re­-sultados de reações químicas, dis­persões, misturas, com­bustão, impres­são gráfica e outros.

    A ação de moinhos de im­pacto mecânico não é efi­ciente para obter partículas abaixo de 20 micra. O pro­cesso da Her­mes-Collore usa ar comprimido seco e isento de contaminantes, que pro­voca o choque entre as partí­culas. Esse processo é indi­cado para materiais sen­síveis à tempe­ratura, como os antibióticos. Podem ser obtidos pro­dutos finais na faixa de 0,5 a 45 micra. Segundo o diretor João Pedro Altmann, os grandes usuários desse serviço são os fabricantes de pigmentos, como a Clariant.

    Também a destinação das emba­lagens usadas na indústria quí­mica, tais como tambores, bombonas e con­tainers, requer procedimentos adequa­dos. Há empresas como a Tambor-line Recu­peradora de Tam­bores Ltda. que adquirem essas emba­lagens e tratam-nas adequadamente, removendo os resíduos nelas contidos e recuperando-as. A empresa está credenciada pela Cetesb para prestar esse serviço.

    Serviços laboratoriais – Determinações analíticas sem condições de serem feitas no laboratório de controle de qualidade de uma indústria química podem ser terceirizadas. O Guia das Análises’2000, publicação anual da Editora QD Ltda., é um vasto banco de dados de prestadores desse tipo de serviço. Trata-se de uma lista de produtos e segmentos da indústria química em ordem alfabética, seguidos das análises normalmente neles reali­zadas, indicando as empresas públicas ou privadas que as realizam para terceiros.

    Na edição de 2001, a ser publicada em julho, novos integrantes estarão aparecendo pela primeira vez, como por exemplo a Basf. Em recente decisão, a empresa optou por oferecer aos interessados sua bem equipada estrutura analí­tica. Poderão ser solici­tadas análises ao setor de intem­perismo acelerado, onde exis­tem equipamentos como salt pray, câmara úmida, weather-o-meter e outros. Seu labo­ratório analítico está disponível para espectro­fotometria no infravermelho, cromatografia (gasosa e lí­quida) e calorimetria dife­rencial de varredura.

    A Basf, porém, não é a primeira grande empresa a buscar na prestação de servi­ços uma complementação para o orçamento laboratorial. O departa­mento de meio am­biente da Bayer S.A., localizado em Belford Roxo-RJ, há alguns anos presta serviços de análises em amostras de água e efluentes, como determinação de dioxinas, DBO (de­manda bio­química de oxigênio), DQO (demanda química de oxigênio) e várias outras.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *