A legislação ambiental exige correto tratamento de efluentes e resíduos; as normas de qualidade, a calibração de equipamentos de laboratório; e a concorrência, o desenvolvimento de novos produtos. Montar estações de saneamento, executar as próprias aferições de instrumentos e ter um laboratório de pesquisa e desenvolvimento seriam as soluções recomendadas, não fossem elas onerosas para as grandes empresas e, em geral, inviáveis para as pequenas e médias. A saída quase sempre é a terceirização dessas e de várias outras atividades. Em conseqüência, um número expressivo de empresas prestadoras de serviços surgiu para atender a essa demanda. Quem são alguns representantes expressivos desse grupo e que serviços oferecem é o propósito central deste artigo.
A necessidade constante de reduzir custos, responsável por notável incremento da busca por terceirização, ocorre nas indústrias químicas em outras áreas além dos refeitórios, da segurança ou limpeza das instalações. Um grande número de empresas sobrevive da prestação dos chamados serviços “técnicos” para indústrias químicas. Diferentemente dos casos citados, os serviços técnicos terceirizados demandam mão-de-obra qualificada, além de investimentos significativos em equipamentos ou instalações por parte dos prestadores.
A área ambiental é a que mais requer a contratação de serviços. Conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, ou pressionados pelos órgãos públicos responsáveis, as indústrias químicas precisam dar destino adequado aos seus efluentes, resíduos e emissões gasosas nocivas e, para isso, muitas empresas prestadoras de serviço surgiram para auxiliá-las nessa tarefa. A de maior porte é a Cetrel S.A. Empresa de Proteção Ambiental, que iniciou suas atividades em 1978, juntamente com as indústrias do Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, sendo responsável, desde então, pelo tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, assim como pelo monitoramento ambiental de toda área sob influência do complexo industrial.
A Cetrel é uma empresa privada, com cerca de 70% de suas ações pertencentes às indústrias do pólo petroquímico de Camaçari e 30% de propriedade do Governo do Estado da Bahia, representando um investimento global de US$ 250 milhões. Criada com a função inicial de tratar os efluentes líquidos gerados pelas indústrias do Pólo, a Cetrel foi ampliando gradativamente seu leque de atividades. Hoje mantém, opera e controla um sistema de coleta, transporte, tratamento e destinação final de efluentes industriais, utilizando o processo biológico de lodos ativados. A estação de tratamento de efluentes (ETE), umas das maiores e mais modernas do País, tem capacidade para processar um volume de 144 mil m3/dia, com um desempenho operacional comparável ao dos sistemas mais avançados do mundo.
Dentro da política de expansão do seu mercado a Cetrel tem buscado cada vez mais atender empresas não pertencentes ao Pólo. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, do faturamento anual de R$ 40 milhões, cerca de 40% advêm de clientes situados fora da Bahia. São oferecidos serviços nas áreas de tratamento de efluentes líquidos, processamento de resíduos industriais especiais, incineração de resíduos líquidos e sólidos, monitoramento do ar, monitoramento das águas subterrâneas e de superfície, e serviços de laboratório.
Certificada pela ISO 14001, a Cetrel processa resíduos sólidos Classe I e Classe II gerados no Pólo, podendo também prestar esse serviço para clientes externos, com emissão do certificado de destruição. Possui também aterros industriais e áreas de estocagem temporária. Seu parque de incineração da empresa, composto de um incinerador para resíduos líquidos organoclorados e de outro para resíduos sólidos perigosos, está capacitado a atender a demanda nacional de incineração. Os serviços disponíveis incluem a incineração de resíduos organoclorados, dentre os quais ascarel (PCB, bifenila policlorada), hexaclorobenzeno (BHC) e pesticidas. Trata-se de um dos três únicos incineradores do Brasil autorizados a queimar a perigosa bifenila usada como óleo de transformador. A supervisão e assessoria no manejo, acondicionamento e transporte dos resíduos, inclusive obtenção de licenças também podem ser contratados com a Cetrel.
Dentre as várias outras empresas que oferecem serviços similares, destaca-se a EP Engenharia do Processo, de Guarulhos-SP, que iniciou suas atividades em 1970, atendendo diversos tipos de solicitações quanto à recuperação, reciclagem ou destruição de resíduos e tratamento de efluentes. Contando com uma equipe de 120 funcionários, oferece serviços de caracterização de efluentes, estudo de tratabilidade em laboratório e em unidade piloto, seguindo-se o desenvolvimento de projetos e processos de tratamento. A tecnologia desenvolvida é vendida ao cliente, inclusive com a construção de equipamentos, se for o caso. É possível ainda contratar a EP para operar as estações de tratamento de água e efluentes instaladas ou para treinar e capacitar mão-de-obra própria na execução das tarefas.
Na sede da empresa funcionam as unidades de Engenharia, Desenvolvimento de Tecnologias e Análises Químicas. Na via D. Pedro I, km 54,5, em Nazaré Paulista-SP, está localizada a Unidade Industrial, composta por depósito para resíduos perigosos, transformação de resíduos em um sistema de pirólise a vácuo, cuja tecnologia foi desenvolvida e licenciada pela EP. Ao todo são 4 mil m2 de galpões em 72 mil m2 de área industrial e mais 1.000 m2 em prédios administrativos.