Petróleo & Energia (gás, refino e gasolina)

Santos Offshore 2009 – Cadeia produtiva se reúne na sede das atividades operacionais do pré-sal na Bacia de Santos

Denis Cardoso
18 de outubro de 2009
    -(reset)+

    STAHL TALHAS

    Instalada em Itapecerica da Serra-SP, a empresa especializada em equipamentos de movimentação de cargas faz sua estreia na Santos Offshore. O principal interesse da companhia é se aproximar das empresas da cadeia de petróleo e gás, em especial a Petrobras. Para isso, a Stahl irá expor na feira seus principais equipamentos de movimentação de carga para áreas classificadas (potencialmente explosivas).

    TECHNIP

    Química e Derivados, Multinacional Tecnip, Santos Offshore

    Multinacional Tecnip

    A multinacional Technip leva para a Santos Offshore mais de 50 anos de experiência nas áreas de gerenciamento de projeto, engenharia e construção para a indústria de petróleo e gás. Presente no Brasil desde 1976, o grupo de origem francesa tem cerca de 2.200 profissionais no país, possui uma fábrica de tubos flexíveis em Vitória-ES, um centro de engenharia no Rio de Janeiro, uma base de apoio em Macaé-RJ, além de um navio exclusivo para operação em território brasileiro. Com fi liais espalhadas em 46 países, a companhia tem forte atuação nas áreas de infraestrutura submarina (fabrica tubos flexíveis e umbilicais utilizados para o transporte de água, petróleo, gás e energia), plataformas offshore e de plantas industriais onshore. A primeira parceria da Technip com a Petrobras foi fechada em 1970, antes mesmo de a empresa francesa fincar suas bases no Brasil, quando a companhia integrou o projeto de prospecção do Campo de Garoupa, que abriu o caminho para o sucesso exploratório na Bacia de Campos-RJ, ainda hoje a maior província petrolífera do Brasil. Seu último trabalho concluído para a estatal brasileira envolveu a construção da P-51, a primeira plataforma semissubmersível totalmente construída no Brasil, que exigiu aportes de US$ 850 milhões e foi inaugurada no início de outubro. Neste projeto, a empresa foi responsável por toda a engenharia do topside da plataforma e ainda prestou serviços de offshore mating (união entre o casco da plataforma e o topside). Atualmente, a companhia francesa também é parceira da Petrobras na construção da plataforma P-56, no Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, que começará a operar em 2010.

    TESTMAT

    Há mais de cinco anos no mercado, a empresa de São Paulo presta serviços de engenharia, automação e treinamento e pretende mostrar aos visitantes da feira seus novos produtos, como o Soldador Virtual, que permite treinar os soldadores com mais velocidade e avaliá-los periodicamente sem ter que confeccionar corpos-de-prova, soldar e ensaiar.

    TOPAC

    Com sede na capital paulista, a empresa fundada em 2005 atua no mercado de venda e locação de rompedores pneumáticos e hidráulicos, compressores de ar, compactadores, gruas de torre e placas vibratórias. Na feira, a Topac vai mostrar uma nova tecnologia de jateamento, a Eco- Jateadora, inteiramente fabricada de alumínio e que pode ser regulada e utilizada com extrema facilidade por apenas um operador. Esse produto é ideal para utilização em aço, alumínio, inox, madeira, mármore, vidro, cimento, pedras, fachadas, materiais compostos, entre outras aplicações.

    TOTAL EX BR

    Com fábrica em Campos dos Goytacazes-RJ, a empresa de materiais elétricos, especializada em produtos para setores offshore, naval, químico, petroquímico e farmacêutico, vai exibir na feira a sua linha completa de equipamentos, como botoeiras à prova de explosão, seccionadores, elementos de contato, caixas de junção, luminárias, projetores, tomadas e plugues, painéis, prensa-cabos, reatores, conexões e outros acessórios.

    VECTRA

    Sediada em São Paulo, a empresa de confecção de uniformes destacará na feira a linha de vestimentas especiais Ultra Flame, que tem como principal característica os tecidos com propriedade retardante de chamas e com acabamentos exclusivos para as empresas que de alguma forma têm ligação com o setor de petróleo e gás. Todos os produtos desta linha possuem Certificado de Aprovação (C.A.) e estão de acordo com as normas nacionais e internacionais.

    WEG

    Com dez unidades espalhadas pelo Brasil e filiais em mais de 20 países, a empresa participa da feira pelo terceiro ano consecutivo. Os equipamentos da WEG estão presentes em muitos navios de apoio e plataformas da Petrobras, seja na área de propulsão, geração de energia, distribuição de força, controle de sistemas ou de tintas para proteção. Nesta edição, a WEG irá expor novidades em produtos e equipamentos de motores, energia, automação e tintas para proteção. Entre os destaques estão: o motor WGM, desenvolvido para suprir a demanda por motores compactos, silenciosos e com mais potência por carcaça; CFW-11 Modular Drive, que possui sistema de refrigeração a água e é capaz de suportar as duras condições do ambiente marítimo e naval; transformadores a seco, mais seguros e com o dobro da potência dos modelos a óleo; e várias linhas de tintas que atendem aos padrões mundiais exigidos pelo segmento marítimo.

    ZOROVICH & MARANHÃO

    A Zorovich & Maranhão, empresa de consultoria, assessoria, inspeções e treinamento, estabelecida em Santos, com filial no Rio de Janeiro, tornou-se recentemente a primeira companhia credenciada pela Marinha do Brasil para ministrar o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) no estado de São Paulo. Na Santos Offshore, os responsáveis pela empresa, que atende todo o segmento marítimo e portuário, prestarão informações sobre o curso, atualmente realizado apenas em Macaé-RJ, com 40 horas de aulas teóricas e práticas. Por meio do instituto Zorovich, também desenvolve treinamentos especialmente voltados para atender à demanda do mercado offshore, como os cursos HUET (Treinamento de escape de helicóptero no caso de queda na água) e CACI (Curso Avançado de Combate a Incêndio).



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *