Reúso de Água – Recuperação de esgoto mantém indústria nas regiões metropolitanas

Obrigados – A disputa pela água entre indústria e população parece ganhar força ainda maior ao se saber que algumas indústrias chegam a ser obrigadas por ação de promotores públicos a parar de captar água ou de lançar efluentes em rios. Isso, somado a celebrações de termos de ajustamento de conduta (TAC), levou algumas empresas a optar pela adoção de projetos de reúso de água.

Há casos na indústria têxtil, grande consumidora de água em processos de tingimento e dona de um efluente difícil de ser tratado, com fios, fibras e principalmente muita turbidez/cor. A Huber, de origem alemã, por exemplo, fornecedora de vários sistemas de tratamento de água e efluentes, incluindo um biorreator a membranas a vácuo e rotativo, denominado VRM (vacuum rotation membrane), tem vendido desses sistemas para tratar e recuperar efluentes têxteis por causa desses “incentivos” fiscalizatórios.

Depois de já ter fornecido VRMs para a Coteminas (ver QD-499), recentemente a empresa instalou, por meio de sua OEM, a Neotex, esses sistemas em duas unidades da Canatiba Têxtil em Santa Bárbara D’Oeste-SP. Uma delas está há cinco meses em operação, com uma vazão de 120 m3/h, e a outra, em instalação, tratará mais 150 m3/h. Além dessa empresa, também a Cedro Têxtil, de Pirapora-MG, comprou três VRMs com vazão total de 110 m3/h para entrar em operação em breve. A vantagem desses sistemas, além do alto nível de recuperação do efluente, é que eles podem ser instalados em obras de retrofitting de sistemas biológicos já existentes.

A tecnologia rotativa da Huber funciona como um carretel em que as membranas planas são afixadas formando um elemento cilíndrico e dispostas em paralelo. Cada módulo consiste em quatro placas de membranas, conectadas por um sistema de fácil manipulação, para permitir rápida remoção em caso de danificação. Os elementos em formato cilíndrico estão disponíveis em seis módulos, caso do modelo standard VRM 20, ou em oito módulos, no VRM 30. Uma unidade rotativa pode contar com até 60 elementos, quando a superfície de membranas chega a 2.880 m².

A operação rotativa da Huber começa com o enchimento do tanque, com a unidade de membranas, com lodo ativado vindo da estação de aeração. Após isso, a rotação da unidade se inicia com velocidade de uma a três voltas por minuto, o que cria um fluxo cruzado (cross-flow) na superfície da membrana e previne a formação de camadas biológicas. De forma adicional, a rotação cria turbulências na câmara de filtração e aí gera uma mistura intensa do efluente. Ao mesmo tempo, bolhas de ar grandes são injetadas por um eixo central, mantendo a superfície da membrana mais limpa.

química e derivados, Huber, William Okada, sistemas de membrana rotativa
Okada: sistemas de membrana rotativa na indústria têxtil

O processo de filtração do VRM funciona, de início, com a bomba do permeado criando uma pressão negativa dentro da placa da membrana. A água clarificada, nessa etapa, é sugada através da membrana por uma mangueira de coleta. Os sólidos, germes e vírus que ficam impregnados na superfície das membranas são constantemente removidos pela rotação em cross-flow e pelo borbulhamento de ar. De forma cíclica, depois de cada nove minutos de filtração, a bomba do permeado para por um minuto para permitir uma limpeza intensa da membrana, em um processo chamado de relaxation (relaxação). “Esse sistema de limpeza usa apenas ar comprimido, prolonga a vida útil das membranas e não demanda a constante retrolavagem com água de reúso, como os MBRs convencionais de fibra oca”, disse o biotecnologista da Huber, William Okada. Aliás, a Huber costuma fornecer sistema de pré-tratamento para MBRs com membranas de fibra oca, a chamada peneira RPPS de placa perfurada, o que ocorrerá na obra do Comperj.

química e derivados, reúso de água no comperj
Trajeto do reúso no comperj

 

 

 

Página anterior 1 2 3 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios