Resinas para Tinta com desempenho superior ganham mercado

Compradores de Resinas Exigem Desempenho e Sustentabilidade

Novidades – Resinas para Tintas

França admite que 2020 foi marcado por poucos desenvolvimentos de produtos, mas muito trabalho na adequação às novas condições de negócio, geradas pela falta de matérias-primas e a crescente regulamentação na área de pinturas industriais, em especial na Europa.

Houve desenvolvimentos pontuais, para solucionar problemas específicos, e novos itens para pinturas base água continuam sendo criados, pois a demanda é crescente, especialmente na Ásia.

Souza salienta que a empresa está desenvolvendo muitos produtos para atender a clientela.

Em um segundo momento, esse esforço será direcionado para áreas que requerem maior participação da Galstaff Multiresine do Brasil, como repintura automotiva, tintas industriais, embalagens metálicas e coil coating.

A Dow está trazendo ao país o Primal RN-1000V, emulsão 100% acrílica multifuncional, projetado para tintas de alto desempenho para interiores. Incorpora ingredientes de fontes renováveis, facilitando a formulação de tintas de baixo odor e VOC.

Além disso, lançou linha de completa de emulsões de alta performance à base de água para esmaltes, vernizes, stains, primers e seladores.

A Wana anuncia um amplo portfólio de resinas para formulação de tintas.

Ressalta a Wancril 338, indicada para esmaltes de base água com alta aderência em diversos tipos de substrato, alto brilho e durabilidade, além de apresentar baixo odor.

A OCQ possui a linha Fortcryl: a 6118, acrílica, é indicada para formulação da linha decorativa. Por se tratar de uma resina com nanopartículas, confere excelente desempenho em resistência à lavabilidade e alto brilho.

Também no sistema tintométrico, proporciona baixa queda de viscosidade com altas concentrações de pigmentos.

Na Basf, o carro-chefe para uso geral em tintas decorativas é a Acronal BS 700, uma dispersão acrílico-estirenada livre de APEO, com elevada resistência à abrasão e forte interação com espessantes.

A Covestro destaca os sistemas poliuretânicos base água bicomponentes para pisos e paredes.

A tecnologia oferece uma resistência química muito alta, permitindo que as superfícies revestidas sejam limpas com água sanitária e álcool gel.

Com a formulação adequada, pode ser utilizada em pisos e paredes de hospitais, onde as exigências de durabilidade são altas e há requerimentos de facilidade na manutenção.

Segundo Marion, a Evonik trabalha com resinas de silicone (recomendadas para aplicações que requerem alta resistência à temperatura) e híbridas de silicone, que permitem adicionar propriedades adicionais aos sistemas de resinas orgânicas comumente utilizadas.

Entre os lançamentos globais, Silikoftal HTW 3, de silicone base água, e Silikoftal HTL 1, híbrida de silicone e poliéster.

 

Para Comprar Resinas para Formulação de Tintas, consulte o Guia QD.

Milhares de Produtos e Centenas de Fornecedores para você:

Link Rápido para Consulta:

Investimentos

“A Covestro concluiu recentemente a aquisição da área de Resinas e Materiais Funcionais (RFM) da holandesa DSM. A transação expande substancialmente o portfólio de resinas de revestimento sustentáveis, tornando o grupo um dos principais fornecedores mundiais desse ramo em crescimento”, informa Torres.

A transação representa a incorporação de uma linha completa de resinas de poliacrilato base água, além de marcas fortes em termos de sustentabilidade, como Niaga, soluções para manufatura aditiva e uma área de revestimentos solares avançados. Além disso, inclui tecnologias híbridas base água, resinas de revestimento em pó e de cura por radiação.

A empresa

“está totalmente comprometida em tornar a economia circular um modelo para um mundo sustentável. Estamos trabalhando forte a fim de alinhar completamente a produção e o portfólio, bem como todas as áreas, ao conceito circular. Entre os objetivos concretos estão a conversão de plantas de produção no mundo todo para uso de matérias-primas alternativas e energia renovável, além de pesquisar novas formas de reciclagem.”, arremata o executivo.

A Galstaff Multiresine vem realizando investimentos na estrutura pela implementação de reatores adicionais. Construiu uma nova planta na Itália e investiu em técnicos e líderes comerciais com experiência comprovada.

“Estamos trabalhando de forma intensa na América Latina, procurando expandir constantemente. A meta é ser ainda mais forte, com a realização de grandes negócios, levando os produtos, a marca e a reconhecida tecnologia a todos os continentes”, resume Souza.

Na feira e no congresso da Abrafati deste ano, a Wana divulgará novas tecnologias de resinas para diferentes tipos de aplicação, promete Myrian.

A Basf informa investir continuamente no desenvolvimento de novas tecnologias e mercadorias, bem como no controle de processos, tanto no Brasil como em outras partes do planeta.

A Dow comunica que investe anualmente em pesquisa e desenvolvimento. “Seguiremos investindo em inovação e tecnologia. Ou seja, em emulsões e resinas que propiciem baixo odor, alto poder de cobertura e lavabilidade”, assevera Lagrotta.

França, da Olin, entende que o momento requer cuidado: “Estamos focados em maximizar a capacidade produtiva da planta de Guarujá-SP, além de buscar otimizações de processo para reduzir os custos de produção”.

Fortunato conclui que a melhoria tem que ser constante. Por isso, a OCQ realiza “investimentos permanentes tanto na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e insumos, quanto em novos processos e equipamentos, passando também pela qualificação dos colaboradores”.

Investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento de novos itens como em aprimoramentos do portfólio, fazem parte da política da Evonik. Em 2020, o grupo aplicou nessa rubrica € 433 milhões.

 

Leia Mais:

 

Memória – Revista Química e Derivados – ABRAFATI

Química e Derivados esteve presente em todas as edições do evento com suas tradicionais edições de prévia e cobertura. Veja algumas reportagens:

 

 

Página anterior 1 2 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios