Especialista em matérias-primas para Sistemas de Resinas Curáveis por Radiação UV

A Arsenal Capital Partners anuncia a aquisição da neerlandesa IGM Resins, especialista em matérias-primas para sistemas de resinas curáveis por radiação UV.

A IGM foi criada em 1999 para produzir fotoiniciadores.

Alguns anos mais tarde, a companhia incorporou os negócios (divisão Photomer) da Cognis no setor de monômeros acrílicos especiais e seus oligômeros. Assim completou o seu portfólio de insumos para o setor e se tornou um dos seus três grandes players não orientais.

As importações brasileiras de acrilatos especiais como tal podem ser estimadas em cerca de 3.500-4.000 t/ano.

Os dois fabricantes mais antigos são a Cytec e a Sartomer (hoje parte da Arkema), mas as grandes capacidades hoje se encontram em Taiwan, onde o maior produtor é a Qualipoly (distribuidora nacional: Quiminutri).

Também existem grandes capacidades na China Continental.

Além do consumo como tal desse monômero, os principais fabricantes de revestimentos para cura UV (vernizes para madeira etc.) produzem resinas epóxi-acrilato para uso próprio.

Nesse processo, pode-se gerar in situ uma certa quantidade adicional desses acrilatos especiais, por adição ao reator de um álcool polifuncional (tripropilenoglicol, trimetilpropano, 1,6-hexanodiol etc.).

A China também é hoje a grande produtora de fotoiniciadores, tanto os da família das benzofenonas quanto os bis-acril óxidos de fosfina (Bapo), utilizados para a cura de revestimentos pigmentados, ou mais espessos.

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.