Redução do Custo Operacional na produção de água Industrial

A produção industrial de água é um mercado multimilionário que se concentra na redução de custos operacionais por meio de equipamentos eficientes e controle de processos. A maioria das grandes instalações industriais depende da água para sua operação e produz de 10 a 15% de sua demanda operacional total em efluentes de processo. A taxa de recuperação de água é ainda maior dentro da faixa de indústrias químicas e petroquímicas.

Como resultado, as empresas de tecnologia e equipamentos buscam fornecer soluções  para produzir  água de alta qualidade para diversas aplicações em processos industriais através de vendas ou locações de sistemas.

Você deve alugar ou comprar?

É importante estabelecer o que impulsiona a decisão de alugar versus comprar para produtores de água industrial. O crescimento da demanda por água limpa tem levado as empresas a buscarem equipamentos que possam produzir água pura com eficiência, eliminando quaisquer efeitos negativos nas operações de suas plantas.

Os avanços tecnológicos em sistemas de resinas de troca iônica, sistemas de osmose reversa e ultrafiltração, permitiram o desenvolvimento de equipamentos que podem fornecer purificação de água consistente, menor custo operacional e baixa manutenção.

A Veolia possui equipamentos automáticos para produção de água com rigoroso controle de qualidade.

A linha Rapide Strata, produção de água desmineralizada com até 0,1 uS/cm

A linha Rapide Strata, por exemplo, conta com produção de água desmineralizada com até 0,1 uS/cm de condutividade final e utiliza o conceito de leitos compactos que conferem redução do custo operacional de até 50% comparado aos sistemas convencionais.

Já a linha SIRION produz água desmineralizada com tecnologia de osmose reversa de última geração. Sua performance permite remoção de até 99% dos sais dissolvidos com baixa produção de rejeito. São equipamentos com conceito plug and play, com membranas verticais que demandam pouquíssimo espaço para instalação.

Ambas opções de equipamentos estão disponíveis para venda ou locação.

Para compreender a vantagens e desvantagens de cada opção, deve-se levar em conta:

  • Qualidade de água a ser tratada;
  • Demanda de água tratada;
  • Regime operacional do processo (contínuo ou batelada);
  • Qualidade de água final requerida;
  • Custo de água bruta e químicos necessários para o tratamento;
  • Custo e volume de efluente gerado;
  • Eficácia do equipamento melhorada (OEE);
  • Melhor tempo de atividade para equipamentos críticos;
  • Custo energético empregado;
  • Vida útil dos componentes dos sistemas e periodicidade de manutenção.

A análise prévia da maior parte das variáveis do processo de tratamento de água, pode reduzir significativamente os custos operacionais envolvidos. Vale lembrar que a aquisição de um equipamento demanda CAPEX e a locação de um sistema completo pode ser diluído no OPEX da planta e, nesse caso, o custo em geral é de centavos/m³ de água produzida.

Um programa eficiente de gerenciamento de água para instalações industriais é a chave para um modelo de negócios bem-sucedido. Além disso, a implementação de um programa de acompanhamento de performance e manutenção alinhado aos objetivos de sua empresa é outro componente crucial para o sucesso do setor.

Além dos equipamentos, a Veolia oferece ao mercado o Serviço de Acompanhamento de Performance e Manutenção com time de especialistas que realizam análise dos pontos críticos do processo/equipamentos, visitas técnicas periódicas, relatórios com sugestões de melhoria do processo e manutenção dos equipamentos.

Conclusão

Um dos maiores desafios das indústrias é minimizar os custos operacionais e garantir a máxima eficiência na capacidade produtiva. A gestão da água e os processos de produção de água devem estar alinhados com essas demandas.

A aplicação de tecnologias avançadas de tratamento de água podem reduzir os custos diretos de produção de água, aumentar o volume de produção e fornecer um fornecimento estável de água de processo de alta qualidade para aplicações industriais. O desenvolvimento de parcerias com empresas sólidas e de elevada expertise tecnológica, permitem que as indústrias utilizem equipamentos que se adequem à sua condição operacional de forma satisfatória. Para tanto, pode-se aplicar CAPEX (aquisição de equipamentos) ou adicionar ao OPEX da planta os custos na produção de água junto ao parceiro terceirizado.

A maior vantagem na locação de sistemas é contar com o equipamento com praticamente zero de manutenção e serviços adicionais de acompanhamento de performance.

A Veolia possui em seu portfólio equipamentos de última geração que conferem alta produtividade, baixo custo operacional e opções de venda e locação de sistemas. Além disso, oferecemos o serviço de acompanhamento de performance e manutenção para todas situações (equipamentos Veolia ou não), conferindo assim parceria diária na gestão da produção de água industrial.

A Veolia aparece em destaque no GuiaQD. Entre em contato e realize bons negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios