Equipamentos e Máquinas Industriais

QUIMTEC: Feira atrai interesse global

Quimica e Derivados
7 de novembro de 2001
    -(reset)+

    Química e Derivados: Quimtec:Com 57 expositores, 26 deles do exterior, em 1.500 m² de estandes expondo máquinas, processos e serviços para o setor químico, aconteceu de 19 a 22 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo, a Quimtec 2001, terceira edição da Feira Internacional de Produtos, Processos e Equipamentos para a Indústria Química. Para a Francal Feiras e Empreendimentos, promotora do evento juntamente com a KölnMesse International, apesar da crise desencadeada pelos atentados aos EUA e da diminuição do número de expositores em relação à última edição, os objetivos de intercâmbio de tecnologia e de informações foram atingidos. Para Hainv Donnermeyer, diretor da KölnMesse International, “o dinamismo do setor químico brasileiro faz o País bastante atrativo para os expositores internacionais”, o que justificava a presença de 19 empresas alemãs, quatro americanas, uma francesa, uma austríaca e uma italiana. A feira teve também o apoio da Associação Alemã dos Construtores de Plantas e Máquinas, VDMA. A instituição organizou o maior espaço da feira, o pavilhão alemão, composto de estandes de várias indústrias alemãs, a maioria divulgando, além de sua linha habitual de produtos, a substituição dos seus representantes de vendas, pela abertura de escritórios locais.

    Química e Derivados: Quimtec: O pavilhão alemão - muitas empresas com escritórios locais.

    O pavilhão alemão – muitas empresas com escritórios locais.

    Dentre os lançamentos da feira destacava-se a estante de dosagem da Rod Fiber Industrial, de Itatiba-SP. Especializada em logística operacional, a empresa, segundo o diretor comercial Paulo Sérgio Carneiro, tem por missão contribuir para as operações industriais de projetar, construir e assessorar na logística operacional como meio de otimizar os sistemas produtivos de movimentação e armazenagem, buscando a integração de métodos e processos que assegurem alta produtividade.

    Para isso, a Rod Fiber produz vários tipos de equipamentos em aço carbono, aço inox, aço galvanizado, alumínio, polietileno, polipropileno e outros, para qualquer setor industrial. A estante de dosagem lançada na feira, específica para indústrias químicas, propicia organização, segurança e praticidade no manuseio de líquidos industriais, sendo ideal para empresas de pequeno e médio portes, que manufaturam produtos formulados por misturas a frio.

    É produzida em aço carbono esmaltado, aço galvanizado ou aço inox e possui sistemas modulares, visores de nível, pallets individuais, sistema de aterramento, conexão por engate rápido, e ainda tubulação e válvulas dimensionadas de acordo com as necessidades do cliente. Os líquidos, dosados individualmente, caem diretamente num misturador.

    A Edra, fabricante de tanques em fibra de vidro, também esteve presente à feira. Fundada em 1974, com sede em Ipeúna-SP, em área própria de 24 mil m2, desenvolve programa pioneiro de formação de mão-de-obra qualificada no desenvolvimento de técnicas, materiais e processos de fabricação de tubos, conexões, reservatórios e tanques de transporte, em plástico reforçado com fibra de vidro. Informou o técnico do departamento de marketing Gilberto Massa que os reservatórios Edra são eficientes e versáteis, podendo armazenar desde alimentos e água potável, até produtos de alta agressividade química. São fabricados em modelos horizontais ou verticais, disponíveis em diversas combinações de tampas e fundos, com capacidades de até 250.000 litros.

    Têm elevada resistência química e mecânica. Graças à sua leveza, permitem operações de transporte, instalação e manutenção muito mais econômicas. “Além disso, sua baixa condutividade térmica diminui os custos de isolamento”, afirmou Massa.

    Química e Derivados: Quimtec: Carneiro - estante de dosagem para empresas médias e pequenas.

    Carneiro – estante de dosagem para empresas médias e pequenas.

    Os reservatórios Edra são fabricados normalmente com quatro camadas, sendo a primeira, a superfície interna (liner) constituída de material rico em resinas isoftálicas, bisfenólicas ou viniléster, reforçada por véu sintético ou de vidro, em combinações que proporcionam estabilização e oferecem extrema resistência química, até a produtos agressivos como ácido sulfúrico, gasolina, vinhaça e outros. Após o liner é aplicada uma camada intermediária, composta de resina compatível com o produto a ser armazenado, reforçada com fios de fibra de vidro não contínuos, aplicados uniformemente. A terceira camada, chamada estrutural, é obtida por processo de enrolamento de fios contínuos (filament widing), dispostos paralelamente e intercalados com fios picotados, para permitir perfeita combinação de resistências axiais e circunferenciais, atendendo às especificações de cada projeto. Como última camada é aplicado o acabamento estético desejado, com pinturas à base de resina parafinada ou gelcoat, resistentes a raios solares, ventos e chuvas. Massa destacou em especial os tanques e as peças, especificamente desenvolvidos para uso em estações de tratamento de água e efluentes.

    Outra a expor seus produtos, a nacional Jemp Equipamentos Industriais Ltda., também atua na área de tanques, dentre outros equipamentos, tendo como diferencial a prestação de serviço de reforma e adaptação desses equipamentos para indústria química, alimentícia e outras. Fornece e compra equipamentos, executando também os serviços de desmontagens, remoção e transporte de plantas industriais completas. A Jemp oferece ainda serviços de aluguel de equipamentos, como filtros em geral, secadoras, tanques e reatores, bem como assistência técnica na determinação dos equipamentos mais adequados. Afirma o diretor comercial Edmur Feltrim que, para manufatura de produtos que ainda não têm seu projeto totalmente definido, isto é, não se tem certeza de seu comportamento ou se desconhece a melhor maneira de produção, a locação de equipamentos é uma opção momentânea interessante, para a execução de testes.



    Recomendamos também:








    Um Comentário


    1. PEDRO PAULO

      quero comprar Amonia Para Refrigercao urgente!



    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *