Domissanitários e Limpeza

4 de setembro de 2017

Quimisa apresenta a biotecnologia para obter o máximo do lava-roupas líquido

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    A categoria lava-roupas líquido tem apresentado constante crescimento de valor e volume nos últimos seis anos. Hoje, no mercado brasileiro, o lava-roupas líquido representa 17%, mas segundo Euromonitor a tendência é que esse crescimento seja de 6% em volume e uma média anual de 11% em valor nos próximos 5 anos. Esse desempenho está relacionado com o investimento em novos lançamentos e atividades de marketing, que incentivam a migração do consumidor para essa categoria.

    A exigência dos consumidores aliado a essa estratégia de marketing, às regulamentações ambientais e a preocupação com a sustentabilidade têm pressionado os fabricantes de detergentes a oferecer produtos ecológicos e inovadores para o mercado.

    Entre janeiro de 2015 a julho de 2017 dos 239 lançamentos de lava-roupas líquidos que tiveram, 129 estavam relacionados com o apelo “não prejudicial ao meio ambiente”.
    Uma solução inteligente para isto é a reformulação do detergente adicionando enzimas. As enzimas são naturais, rápidas, precisas e catalíticas e agregam os principais apelos solicitados pelos consumidores: fácil de usar, econômico, mais ecológico e incremento de performance.

    istockphoto

    Enzimas são cadeias de proteínas extraídas de organismos vivos como fungos e bactérias, mas não são vivas, e por isso são englobadas em Biotecnologia.
    Na limpeza atuam como facilitadoras, quebrando a cadeia de sujidades complexas e facilitando a atuação do tensoativo. Uma característica das enzimas é sua especificidade, onde para cada sujidade existe um tipo de enzima atuando, como por exemplo, para manchas de sangue utiliza-se uma protease, para manchas de milho, batata, trigo utiliza uma amilase, para manchas de gordura, sebo, batom, utiliza uma lipase e assim por diante.

    A Novozymes, líder mundial em produção de enzimas, sensível as necessidades do novo consumidor em conseguir lavar com mais eficiência em menos tempo, lançou para o mercado de lava-roupas líquido a linha Medley. São blends de enzimas líquidas com 2 até 7 atividades num único produto.

    Com a tecnologia Medley ficou muito mais fácil formular detergentes líquidos enzimáticos, pois conseguimos eliminar os estabilizantes e aumentar o teor de água. Acessando os fabricantes “premium” e também os mais populares.

    A questão da estabilidade é um grande desafio para os formuladores que não conhecem bem as enzimas e não têm um suporte técnico adequado, pois estudos mostram que sem estabilizantes uma enzima de mercado pode perder até 70% de sua performance. O que não ocorre com a tecnologia Medley.

    A Quimisa, distribuidora exclusiva da Novozymes no Brasil e em alguns países da América Latina trabalha com uma equipe de especialistas que oferecem um serviço diferenciado para o mercado. No seu centro de aplicações para tecnologias de limpeza, ajuda o cliente desde sua formulação até a análise de performance. Trabalhando com o cliente na melhor forma de agregar performance sem agregar custo.

    Referências: Euromonitor, Mintel GNPD, Novozymes.
    Texto por Raissa de Souza, engenheira especialista em Desenvolvimento & Aplicação de Enzimas

    Para mais informações, acesse www.quimisa.com.br ou ligue +55 (11) 3251-1010



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *