Tintas e Revestimentos

Química e Derivados – Evento para a indústria se reencontrar – Abrafati

Quimica e Derivados
28 de outubro de 2020
    -(reset)+

    Química e Derivados - Evento para a indústria se reencontrar - Abrafati ©QD Foto: iStockPhoto

    Está oficialmente lançada a ABRA­FATI 2021, que acontecerá de 28 a 30 de setembro do próximo ano. Neste momento, os principais fornecedores da indústria de tintas estão se mobilizando para participar da 17ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, cujos espaços já estão sendo comercializados. Na sequência, especialistas e empresas começarão a dedicar sua atenção ao Congresso Internacional de Tintas.

    Será, certamente, uma edição de alto impacto. Como sempre, estará marcada por inúmeras inovações. Porém, desta vez, haverá um atrativo a mais – e de enorme significado para todos, em termos práticos e simbólicos: o tão esperado reencontro presencial de toda a cadeia produtiva.

    O verbo “reencontrar”, por sinal, estará em destaque na forma de comunicar o evento, tanto por esse lado da volta do contato das pessoas cara a cara, quanto por outro reencontro, igualmente desejado, mas há mais tempo na fila de espera: o do setor com o crescimento em ritmo mais forte e constante. A cadeia produtiva de tintas, assim como o Brasil, precisa voltar a crescer de forma vigorosa, o que não acontece há quase uma década.

    Em termos de timing, ao que tudo indica a ABRAFATI 2021 será realizada num ótimo momento, em que a recuperação econômica deverá estar em andamento, no Brasil e no mundo, e as restrições provocadas pela pandemia terão sido reduzidas. Já temos percebido uma expectativa bastante favorável dos fornecedores de matérias-primas em relação ao evento, que sempre desempenha papel fundamental como impulsionador dos negócios e da inovação, além de proporcionar ambiente e condições favoráveis para a capacitação e para o relacionamento entre os profissionais.

    Além disso, tudo o que vivemos em 2020 representou uma ótima a oportunidade de repensar aquilo que vinha sendo feito e de encontrar novas ideias e oportunidades, o que vale para as atividades do setor em geral e para o próprio evento. Nesse sentido, para a Abrafati, contar com a NürnbergMesse e a Vincenz como parceiras na realização do evento representa um grande diferencial, porque essas empresas agregam muito conhecimento e muita experiência, permitindo superar os desafios trazidos por aquilo que vem sendo chamado de “o novo normal” e alcançar um patamar ainda mais alto de qualidade na ABRAFATI 2021.

    Deve ser dito, adicionalmente, que esse período desafiador nos trouxe valiosos ensinamentos – quem previa, por exemplo, que viria uma onda tão poderosa de cuidados com a casa ou de tanta preocupação em preservar a saúde? – e mostrou a resiliência da indústria, assim como a sua capacidade de reagir a novos cenários com inovação, criatividade e, especialmente, colaboração.

    Química e Derivados - Tinta de qualidade: O mercado e a sociedade saem ganhando ©QD Foto: iStockPhoto

    Luiz Cornacchioni é presidente-executivo da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas

    Quero me deter nesta que, ao longo dos últimos anos, vem se tornando a palavra-chave para o setor: colaboração. Esse termo tem tudo ao ver com o evento, no qual fornecedores e fabricantes se conectam intensamente, em intercâmbios de ideias, debates sobre projetos, negociações de parcerias e tantas outras atividades colaborativas voltadas para entender e atender as novas demandas dos usuários de tintas, enfrentar os desafios originados das transformações cada vez mais velozes, construir os caminhos para a inovação e a sustentabilidade. Os resultados dessa atuação conjunta serão a incorporação de novas tecnologias e novos paradigmas à produção e à venda de tintas, com a consequente ampliação do mercado e a criação de maior valor agregado para os produtos.

    A ABRAFATI 2021 será uma ocasião ideal para que esse ambiente de colaboração se estabeleça, fortaleça e avance, pois ali estarão reunidos os profissionais e as empresas que fazem a diferença e que sabem que a construção de um futuro melhor depende de todos remarem na mesma direção.

    É esse o espírito que acreditamos que prevalecerá no evento e a mensagem que desejamos, desde já, disseminar entre todos aqueles que são os responsáveis pela bem-sucedida trajetória do nosso evento e pelo desenvolvimento setorial: a ABRAFATI 2021 vem aí e será o local onde a indústria se reencontrará! Contamos com todos vocês

    Texto: Luiz Cornacchioni

    Química e Derivados -

    ABRAFATI

    Fundada em 1985, a ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas representa a cadeia produtiva de tintas, reunindo fabricantes e seus fornecedores.
    A Associação conduz uma série de atividades e programas com foco em quatro pilares de atuação: representar os interesses do setor (Advocate), desenvolver a capacitação do setor (Capability Developer), facilitar o acesso ao conteúdo (Content Facilitator) e proporcionar oportunidades de relacionamento (Networker).
    É membro da LatinPin (Federação Latino-Americana de Tintas) e World Coatings Council, com participação ativa nas discussões relacionadas às questões-chave para a indústria de tintas.

     



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *