O credenciamento de laboratórios brasileiros é realizado pelo Inmetro, a partir da norma NBR/ISO/IEC 17025, desenvolvida pela International Standardization Organization. Este representa o reconhecimento formal da competência do laboratório, pois prevê a adoção de uma série de medidas capazes de assegurar a qualidade dos resultados emitidos pelas unidades a serem credenciadas. Entre os quesitos avaliados estão as condições físicas dos laboratórios, procedimentos de ensaios validados, controles intra e interlaboratoriais, além da capacitação de pessoal, calibração de equipamentos e controle na aquisição de equipamentos e materiais. Para garantir a conformidade do sistema, o Inmetro realiza auditorias anuais de manutenção nos laboratórios credenciados.
Na opinião de Costa, além do aprimoramento técnico, com o credenciamento, os laboratórios conquistam novos mercados e oportunidades de negócios, assim como a confiança dos clientes.
Dos laboratórios credenciados, sete estão instalados na sede da Cetesb, em São Paulo, e quatro, no interior do estado. Na capital, encontram-se os laboratórios de veículos, química orgânica, amostragem de àguas, microbiologia e parasitologia, mutagênese e citotoxidade, ictiologia e bioensaios com organismos aquáticos e química inorgânica e radioatividade. No interior, estão o setor de laboratório da Bacia do Rio Grande, em Ribeirão Preto; setor de laboratório da Bacia do Rio Piracicaba, em Campinas; setor de laboratório da Bacia do Rio Paraná, em Marília, e o setor de laboratório das bacias do Paraíba do Sul e Litoral Norte, em Taubaté.