Propionato de Cálcio: conservante para pães e outros produtos

Propionato de Cálcio: Veja sua fórmula, características, medidas para manuseio, principais fornecedores e mais

O propionato de cálcio, bem como o ácido sórbico e sorbato de potássio, é um aditivo químico empregado amplamente pela indústria de alimentos e bebidas com o objetivo de aumentar a validade dos produtos, impedindo que eles se deteriorem rapidamente. Confira mais detalhes dessa importante substância e suas outras aplicações em variados segmentos industriais!

Acesso Rápido no post

O que é propionato de cálcio?
Como ele é obtido?
Qual é a fórmula do propionato de cálcio?
Características propionato de cálcio?
Para que serve propionato de cálcio?
Manuseio do propionato de cálcio?
Onde encontrar propionato de cálcio?

O que é propionato de cálcio?

O propionato de cálcio nada mais do que o sal de cálcio do ácido propanoico. É um conservante muito utilizado pela indústria, com aparência sólida (pó), cor branca e não tem cheiro.

Os conservantes, de forma ampla, abrangem todas as substâncias químicas adicionadas a um produto com a finalidade de protegê-la de bactérias, fungos, leveduras e outros microrganismos ou reações químicas, de forma a prolongar seu tempo de vida útil. Outros exemplos de conservantes são o sorbato de potássio e o ácido ascórbico.

Vale ainda dizer que o propionato de cálcio também é identificado no mercado com outros nomes, como Ca Propionate; propanoate do cálcio; sal de cálcio.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Onde ele é encontrado?

    Ele poder ser encontrado de forma natural em pequenas quantidades em diversos alimentos, por exemplo queijos, mas a maioria do propionato de cálcio utilizado como conservante é obtido sinteticamente, por meio de uma reação química entre o ácido propiônico e o hidróxido de cálcio.

    Quanto ao ácido propiônico, podemos afirmar que é um ácido carboxílico monoprótico representado pela fórmula C3H6O2. Pode ser obtido na natureza ou de forma industrial, por meio da oxidação do propanal.

    Qual é a fórmula do propionato de cálcio?

    Sua fórmula é Ca (C2H5COO) 2

    Características

    • Sal de cálcio derivado do ácido propiônico;
    • Ácido graxo de cadeias curtas (três carbonos);
    • Aspecto: sólido (pó ou aglomerados);
    • CAS: 4075-81-4;
    • Cor: branco;
    • Inodoro;
    • Facilmente solúvel em água e outros solventes polares;
    • Relativamente estável em altas temperaturas;
    • Aditivo alimentar: De acordo com a ANVISA, aditivos alimentares são “todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento”;
    • Conservante: ele inibe o surgimento e crescimento de bactérias, fungos e outros microrganismos nos alimentos, os quais geram o mofo e bolor. Dessa forma, prolonga a validade dos alimentos, impedindo a contaminação e que os produtos se estraguem rapidamente;
    • Regulador de acidez: também serve para regular a acidez, ou seja, a manter o pH certo de determinadas substâncias;
    • Acidulante: O propionato de cálcio tem função acidulante, isto é, pode proporcionar sabor aos alimentos, aumento a sua acidez;
    • Agente de crescimento de levedura: ele também pode ser usado com esta função em produtos de panificação.

    Para que serve o propionato de cálcio

    A maior aplicação do propionato de cálcio destina-se a indústria alimentícia, em que a substância é utilizada como conservante

    • Produtos de panificação: pães de forma, hot dogs, pães de hamburguers, pães árabes, muffins, panetones, bolos variados, diversos produtos de confeitaria e muito mais. Tem a preferência como conservante nos pães, por ser ainda uma fonte de cálcio, o que enriquece nutricionalmente uma série de produtos;
    • Carnes processadas (presunto, salsicha e bacon);
    • Massas, pizzas, empadas;
    • Bolachas, biscoitos, chocolates, bombons;
    • Fermentos;
    • Rações animais e alimentos para animais de estimação;
    • Laticínios: soro de leite, queijos e derivados;
    • Agricultura: ele é aplicado para prevenir a febre do leite de vaca;
    • Suplemento alimentar;
    • Produtos de soja (tofu);

    Leia também
    Indústria investe nos produtos com rótulo limpo e funcionais – Alimentos
    FiSA: Insumos químicos ajudam a atender exigências da alimentação saudável
    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    Alimentos – Química agrega valor nutricional com uso de novos ingredientes

    Manuseio do propionato de cálcio

    Durante o manuseio do propionato de cálcio é importante não respirar o pó, evitar o contato com a pele e lavar bem as mãos após o contato com a substância.

    Cabe ao colaborador a utilização de equipamento de proteção individual, como óculos resistentes a produtos químicos, luvas e roupas apropriadas para reduzir o contato do produto com a pele, máscara com filtro adequado para pó, entre outros. Além disso, cabe a empresa a instalação de equipamentos de proteção coletiva, incluindo o lava-olhos e chuveiros de segurança.

    Para mais informações sobre a manipulação do propionato de cálcio, confira a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico), um documento que possui diversas informações sobre o produto, como riscos e procedimentos de segurança para o manuseio, EPIs recomendados, entre outros.

    Medidas de primeiros socorros

    Em caso de inalação: retirar imediatamente a vítima para local ventilado. Se os sintomas persistirem, procurar atendimento médico.

    Em caso de contato com a pele: retirar a roupa e sapatos contaminados e lavar imediatamente o local com água abundante e sabão por aproximadamente 15 minutos.

    Em caso de contato com os olhos: enxaguar os olhos por pelo menos 15 minutos com água corrente, mantendo as pálpebras abertas. Se estiver usando lente de contatos, retire-as se for possível.

    Em caso de ingestão: lavar a boca com bastante água e procurar auxílio médico imediatamente.

    O armazenamento deste produto química precisa ser realizado em embalagens bem fechadas, dispostas em local seco e fresco.

    Onde encontrar fornecedores de propionato de cálcio

    Para encontrar os principais fornecedores de propionato de cálcio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.