Tratamento de Água

Cloro-Potassa – Pan-Americana amplia produção

Marcelo Furtado
18 de dezembro de 2010
    -(reset)+

    Parte da potassa cáustica da Pan-Americana é utilizada cativamente na produção de carbonato de potássio, insumo muito empregado na indústria cerâmica, de vidros e alimentícia. A outra parte segue para venda direta, sobretudo para uso na etapa final de fabricação de defensivos agrícolas, quando origina sais orgânicos de potássio. Além disso, a potassa encontra aplicação como fonte de potássio em fertilizantes e ainda é utilizada na mineração, em domissanitários e na indústria alimentícia. Segundo o diretor comercial Schwarz, ultimamente há um grande crescimento de uso da potassa em descontaminação e lavagem alcalina na indústria alimentícia (como na de cítricos), quando o produto gera correntes contendo potássio que podem ser reusadas na agricultura.

    Química e Derivados, Pan Americana, Unidade de Honório Gurgel

    Unidade de Honório Gurgel recebeu investimento de R$ 40 milhões

    Nesse caso, um segmento mais promissor é o de usinas de açúcar e álcool, substituindo a soda cáustica; e para assim tornar o reaproveitamento da vinhaça no solo uma atividade ambientalmente mais correta. Outro uso em ascensão é na substituição do sódio em aditivos alimentares, visto que o íon potássio tem efeito benéfico à saúde.

    Além da unidade de Honório Gurgel, a Pan-Americana conta com fábrica multipropósito em Santa Cruz, também no Rio. Lá se concentram as produções de vários grades de policloreto de alumínio (PAC), de aluminato de sódio, sulfato de alumínio e de resinas de toluenosulfonamidas (marca Resimpol), aditivos para fabricação de tintas, vernizes e adesivos. Além disso, em Santa Cruz há a produção de química fina para terceiros. No total, incluindo as duas fábricas, o faturamento da Pan-Americana em 2009 foi de R$ 220 milhões.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *