Alimentos e Bebidas

Processos melhorados deixam rótulos limpos – FiSA 2019

Renata Pachione
14 de outubro de 2019
    -(reset)+

    A Gelita ganhou o terceiro lugar com o Tendoforte. Trata-se de peptídeos bioativos de colágeno, indicados para estimular a biossíntese de novas moléculas da matriz extracelular em tendões e ligamentos. No quesito Produto Funcional Mais Inovador só houve um vencedor: o Olichia, um óleo composto de chia e azeite de oliva, da Produza Foods.

    Química e Derivados - Amido funcional Novation Lumina forma cremes suaves

    Amido funcional Novation Lumina forma cremes suaves

    Entre os ingredientes mais inovadores venceram o Gran Flavor (Duas Rodas), Danisco Vege (DuPont) e Versasweet 1024 (Ingredion), nessa ordem. O Gran Flavor é um potencializador e fixador de aroma, enquanto o ingrediente da DuPont permite a produção de alimentos e bebidas fermentadas à base de vegetais. Já o produto da Ingredion atende à tendência de redução de açúcar nos alimentos. É um xarope de glicose com baixo teor de mono e dissacarídeos.

    Química e Derivados - Márcia: consumidor procura produtos com apelo saudável

    Márcia: consumidor procura produtos com apelo saudável

    Novas soluções – As inovações não ficaram restritas ao pavilhão do Fi Innovation Awards. Setecentas e cinquenta marcas estiveram reunidas para apresentar aos visitantes as mais recentes soluções da indústria de ingredientes alimentícios. “A FiSA antecipa tendências de mercado, como o fez ao prever a crescente conscientização de consumidores, que hoje estão ávidos por produtos com apelos saudáveis”, afirmou Márcia Gonçalves, gerente da FiSA.

    Em linha com esse novo perfil de compra, a BRF Ingredients destacou o portfólio de aromas naturais de carne. Obtido pelo cozimento lento e em baixa temperatura da carne que fica no osso após o refilamento, o produto foi apresentado como alternativa ao aditivo natural, nas versões líquido e em pó. “Ele é uma resposta para a alimentação natural, rica em sabor e sem adição de condimentos (aditivos, temperos, corantes ou saborizantes)”, disse Gabriela Dal Vesco, gerente de marketing e inovação da BRF Ingredients. Foram mais de três anos dedicados ao desenvolvimento. “Chegamos ao aroma por causa do processo, da tecnologia e da inovação”, ressaltou.

    O sulfato de condroitina também esteve em destaque no estande. Não somente por se tratar de um produto novo para a companhia, mas, sobretudo, por ser nutracêutico. Fabricado com matérias-primas tiradas de suínos, aves e bovinos, o ingrediente ajuda no reestabelecimento das cartilagens. “Um diferencial nosso é o controle que temos de toda a cadeia produtiva”, afirmou Gabriela. Foram expostas ainda as linhas de farinha de empanamento, óleos e gorduras vegetais, além da proteína de soja. Essa última, segundo a fabricante, é tratada termicamente e apresenta ótimas características funcionais e sensoriais.

    A importância do processo se fez presente também na exposição da Döhler. A companhia apresentou seu portfólio de frutas e vegetais liofilizados. “É um congelado enzimático que faz com que permaneçam as cores, os princípios e toda a funcionalidade da fruta ou vegetal”, explicou Jane Vieira, gerente de marketing da América do Sul, da Döhler América Latina. A empresa exibiu também a linha de concentrado de aveia, desenvolvida para reduzir o açúcar de modo natural nas formulações, além de sucos fermentados sem álcool, feitos a partir de bactéria láctea. “Nesse processo, são usados os açúcares próprios da fruta. É a frutose da fruta. Por isso, no rótulo você declara como um açúcar de fruta”, pontuou Jane.

    Química e Derivados - Sucos da Döhler são adoçados pelas próprias frutas

    Sucos da Döhler são adoçados pelas próprias frutas

    A Döhler também divulgou sua plataforma de proteínas de fonte vegetal e de concentrados de cor, além da infusão de stévia, esta foi exibida com a proposta de o fabricante poder declará-la como chá em vez de edulcorante.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *